top of page

CULTURA

francina-fachada1.jpg
francina-patio1.jpg

Conheça história da Escola Francina, bem tombado restaurado em Passos

Reportagem e fotos: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com

21/12/2023

whats-logo.png

Depois de quase um ano de restauro, a E.M. Prof. Francina de Andrade foi finalmente reinaugurada nesta semana pela Prefeitura de Passos. O prédio da escola pública mais tradicional da cidade recebeu várias melhorias sem alterar as características originais de estilo eclético e neoclássico por se tratar de um bem tombado construído no início do século 20. Reveja história deste importante estabelecimento de ensino que fica no centro de Passos e faz parte da memória afetiva de muitos passenses. 


Com área de 2,7 mil m², o prédio ocupa lugar estratégico, entre as movimentadas ruas Coronel Neca Medeiros e Travessa Monsenhor João Pedro. Com arquitetura e elementos decorativos simples, o destaque vai para a fachada nas fortes cores amarelo, azul e laranja, com 10 grandes janelões e a imensa porta de madeira, com cerca de 4m de altura,  que foram todas revitalizadas no restauro. 

Ao todo, são 38 janelas frontais e laterais, sendo adornadas com arcos romanos. O interior do prédio possui formato em U, com grandes corredores de salas de aula e visibilidade geral da construção, incluindo o grande pátio, ocupado nos intervalos, eventos e momentos cívicos, e a área de merenda. O piso mantém o ladrilho hidráulico desde sua inauguração na primeira década de 1900.  

francina-grupo.jpg

Janelões preservados são marcantes na fachada da escola 

francina-corredor.jpg

De acordo com a ordem de serviço assinada pelo prefeito Diego Oliveira em dezembro de 2022 com a empresa vencedora da licitação, o restauro apresentou orçamento de R$ 2,65 milhões, contemplando as seguintes obras: 
*Projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, de cabeamento estruturado, de prevenção e combate a incêndio, de estrutura de concreto e de estrutura metálica, além da revisão da drenagem do corredor lateral

francina-cobertura.jpg

Pátio ganhou cobertura metálica pela primeira vez na história da escola

Corredores com piso preservado dão acesso às salas de aula

*Acessibilidade, restauro e reforma, construção de banheiros e cobertura do pátio 

*Sala de informática e ampliação da cozinha 

*Conforto visual e térmico de janelas da fachada 

*Restauro e reforma do madeiramento do telhado

A escola estava fechada desde 2018, pois entrou num impasse entre a prefeitura e a então diretoria do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, que não concordava com a implantação de novos recursos no prédio antigo. Foram quatro anos até que os trâmites legais permitissem o restauro no final de 2022 e início das obras em janeiro de 2023. 
 

Num primeiro momento, a obra ficaria pronta em setembro, mas os contratempos obrigaram que os serviços prolongassem até o fim de 2023. A prefeitura já confirmou que o colégio volta a receber os alunos no ano letivo de 2024, com capacidade para atender cerca de 900 estudantes. Veja na Galeria abaixo fotos tiradas esta semana após reinauguração no dia 19 de dezembro (arraste as imagens e clique nas fotos para ler a legenda): 

Escola vai completar 115 anos em 2024

Em 2024, a  hoje E.M. Prof. Francina de Andrade vai completar 115 anos, pois o espaço foi inaugurado em 1909 com o nome de Grupo Escolar Dr. Wenceslau Braz pelo então chefe do executivo de Passos, Manoel Lemos Medeiros, o conhecido Coronel Neca Medeiros. Entenda abaixo como desenrolou essa história: 


Anos antes, entre 1903 e 1905, a educação brasileira introduziu um novo padrão de ensino primário. Minas Gerais implantou o modelo de Grupos Escolares na reforma de 1906, conhecida como Carvalho de Brito. 

francina-antiga.jpg

Foto antiga do Grupo Escolar sem data / Reprodução Redes Sociais

Neca Medeiros adotou o projeto estadual já pensando na construção de uma grande obra pública que o favorecesse na campanha eleitoral seguinte. Assim, convocou a Câmara em sessão extraordinária para apresentar a reforma do ensino mineiro e, imediatamente, solicitou ao governo estadual a inclusão de Passos no projeto oferecendo, antecipadamente, um prédio já construído. 


Por 10 mil contos de réis, Neca Medeiros sugeriu a compra do imóvel onde funcionou o primeiro prédio da Santa Casa de Misericórdia de Passos, que já havia inaugurado sua nova sede em 1904 num novo bairro e cuja fachada é bem tombado.

Alunos em frente ao Grupo Escolar em foto sem data / Reprodução Redes Sociais

escola-fachada.jpg

Assim, foi criada a Escola de Ensino Primário de Passos pela lei municipal n° 254, de 1906, como consta no inventário de tombamento da escola. Como o antigo hospital não atendia às necessidades da educação, foi necessária a construção de um novo prédio, sendo  realizado o lançamento da pedra fundamental do Grupo Escolar em 1907. 
 

Com o Decreto n° 2.267, de 1908, Neca Medeiros batizou a escola de Grupo Escolar Dr. Wenceslau Braz (1868-1966), que era o então governador do Estado de Minas Gerais. A  inscrição permanece até hoje na fachada. A escola ganhou esse nome por uma questão política. 

francina-inscriçao.jpg

Inscrição de Grupo Escolar sobrevive até hoje próximo ao emaranhado da rede elétrica 

O coronel passense tentava nova aproximação com Wenceslau Braz depois de um desentendimento pessoal e jurídico com o político em Monte Santo de Minas. Em 1909, a escola foi inaugurada, lançando a primeira semente histórica de uma casa educacional em Passos. 


Neca Medeiros foi assassinado em 1909 no episódio da Matança do Fórum (leia mais aqui). Já Wenceslau Braz tornou-se presidente do Brasil de 1914 a 1918 na chamada República Café-com-Leite. 

Foto de Francina de Andrade que circula nas Redes Sociais / Reprodução

Francina.jpg

Primeira diretora
De acordo com o inventário de tombamento da escola, a primeira diretora do Grupo Escolar foi Maria José dos Santos Cintra, seguida na direção por Mário Bernardes da Costa, Olinto Pereira da Silva, José Carvalhais Filho e Jair Santos.


No entanto, a professora mais conhecida que dirigiu a escola é Francina de Andrade, que assumiu a direção do Grupo Escolar em 1956 e permaneceu na função por 14 anos, recorde insuperável até hoje. De vocação pedagógica e senso humanitário, sua administração foi decisiva para que o colégio se consolidasse como o principal centro educacional do município.

As administrações seguintes primaram pela excelência no ensino e pela conservação e preservação do prédio como patrimônio municipal. A partir de 1996, surgiu a Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), sendo um dos seus efeitos que os municípios deveriam assumir o ensino fundamental das escolas públicas, enquanto o Estado se responsabilizaria pelo ensino médio. 

Transferência
Em Passos, a E.E. Dr Wenceslau Braz foi uma das escolhidas para se integrar à rede municipal de ensino. A lei n° 2057, de dezembro de 1997, autorizou a transferência para o município, alterando a denominação da E.E. Dr Wenceslau Braz para Escola Municipal Professora Francina de Andrade.


A solenidade de integração da escola à rede municipal ocorreu em maio de 1998, época em que já se preparava material para o tombamento  do bem na gestão do prefeito Nelson Maia. O processo definitivo de tombo ocorreu em abril de 2007 pelo Decreto Municipal n° 990, do prefeito Ataíde Vilela. 

A escola não sofreu tantas interferências estruturais ao longo do último século, permitindo que sua arquitetura mantivesse praticamente original, principalmente a fachada, antes de se tornar um bem tombado. As mais incisivas foram na década de 1960 e 1970, quando se construiu a área coberta para abrigar a cozinha e facilitar a merenda dos alunos na parte da trás do prédio, além da construção de uma biblioteca e de novas salas devido ao aumento do número de alunos. 
 

Dos anos 2000 para cá, a escola vem recebendo melhorias para preservar o patrimônio, como a realizada em 2005, com reparos de manutenção nas instalações elétricas, no telhado e nos banheiros. Em 2016, as 38 janelas de madeira foram recuperadas, pois estavam danificadas pela ação do tempo, e houve recomposição do piso original da calçada, que ganhou acesso para as pessoas com deficiência. 

passos-letreiro6.jpg

VEJA MAIS

arvore-santa.jpg
casa-fachada6.jpg
bottom of page