top of page

ESPECIAIS

passos-letreiro6.jpg

Passos 165 anos: o que o ChatGpt sabe sobre a cidade? 

Reportagem e edição: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com

10/05/2023

whats-logo.png

Para comemorar o mês de aniversário de Passos, o Noticiar.net foi descobrir do ChaTGPT, o atual programa de Inteligência Artificial (IA) mais badalado do mundo, o que ele sabe sobre a cidade que completa 165 anos no dia 14 de maio. Para realizar a pesquisa experimental, a reportagem convidou a professora da área de comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas), campus de Passos, Heliza Faria Pereira, uma entusiasta das novidades tecnológicas. 


"Considero o ChatGPT  uma ótima ferramenta, quando usada corretamente. Comecei a usar em janeiro de 2023, mas não profissionalmente. Como entusiasta de novas tecnologias, sempre tive muita curiosidade a respeito de IAs. Sempre que posso, mostro ou comento sobre o assunto em sala de aula, uma vez que a área da comunicação está sempre acompanhada dessas novidades tecnológicas", diz a docente, designer de formação.

Na pesquisa experimental de cerca de duas semanas, ela fez várias perguntas à IA, buscando informações gerais sobre Passos e de setores específicos, como história, economia, cultura, etc. E a surpresa: muitos dados trazidos estavam errados, pois o chatbot funciona no binômio de erro e acerto. 


Sobre os erros e equívocos do chatbot, ela foi enfática na resposta. "Para ser sincera, achei que  a IA errou muito, ainda mais se tratando de um texto tão curto. Foi pouca informação e muitos erros. Em todos tópicos (economia, cultura, educação, etc.) houve informações que não correspondem à realidade", conta. 

heliza-chatgpt.jpg

Professora Heliza fez pesquisa experimental sobre Passos por duas semanas / Divulgação

Para ela que trabalha como educadora, uma das respostas do ChatGPT de maior surpresa foi sobre as instituições de ensino superior estabelecidas em Passos. Atualmente, são três: IFSuldeminas, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Faculdade Atenas. 


"Na primeira pesquisa, a IA informou que Passos é sede da Universidade Federal de Alfenas, que é em Alfenas, e a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, que é em Uberaba. Depois de avisar que a informação estava errada, ela se desculpou, mas ainda trazendo dados incorretos sobre alguns cursos", conta. 

Num balanço da pesquisa experimental, a professora Heliza ressalta o cuidado no uso da IA, principalmente como fonte de pesquisa. "Temos que avaliar que isso é tudo muito novo. Pela experiência, considero arriscado confiar nesses dados que aparecem no ChatGPT. O Google, por exemplo, traz informações mais confiáveis e completas. Já ensinei, informei e corrigi muita coisa para o chatbot sobre Passos esses dias, mas numa nova busca continua errado. Avalio que o objetivo da plataforma não é para buscar informação, mas sim  para escrever textos, discursos, etc".  

Captura de Tela (84).png

Startup
Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT é um assistente virtual inteligente desenvolvido pela OpenAI, com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, que virou febre mundial. A própria startup informa que treinou o modelo para interagir de forma conversacional e resume como o programa funciona: "o formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas". 

Até o momento, a ferramenta possui um banco de dados limitado a 2021, deixando o robô sem informações sobre o que aconteceu nos anos posteriores. O chatbot pode ser acessado diretamente pela plataforma da empresa neste endereço, mas como tem sido muito solicitado, há uma lista de espera após o cadastro efetuado.

Confira abaixo as respostas da IA sobre vários assuntos de Passos, começando por um texto geral sobre a cidade e depois por tópicos, como foi solicitado ao ChatGPT pela professora Heliza Faria. Em seguida, compare as informações na avaliação da reportagem: 

Pergunta para o ChaTGPT: O que você sabe sobre Passos, Minas Gerais?


"Passos é uma cidade localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, no Brasil. Com uma população de cerca de 110 mil habitantes, é uma das principais cidades da região, destacando-se pela economia diversificada, com atividades nos setores de comércio, serviços e indústria.


A cidade possui um importante polo calçadista, com diversas empresas que imprimem calçados para o mercado interno e externo. Além disso, há também indústrias nos setores alimentício, metalúrgico, têxtil, químico, de papel e celulose, entre outros.

BAT_1126.jpg

Passos progrediu graças à economia diversificada centrada no comércio, serviços e agropecuária/ Foto: Aluísio de Souza 

Passos é conhecido por suas festas tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora da Penha e a Exposição Agropecuária de Passos, que atraem visitantes de toda a região. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade incluem a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, o Museu Municipal de Passos, o Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos e a Lagoa Grande.


A cidade também é uma importante cidade universitária, com diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Alfenas e a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, confiantes para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento da região."

Avaliação da reportagem


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta dados muito mais corretos, precisos e completos que o ChatGPT, com informações atualizadas, além de outros números detalhados de densidade demográfica, trabalho e rendimento, educação, saúde, etc. Na última estimativa populacional de 2021, a cidade possuía 115.970 habitantes. 


Na economia, a IA acertou ao indicar que a cidade desenvolveu seu  comércio e agropecuária, incluindo uma das maiores bacias de leite do país, mas não tem relevância na produção de frutas e nem em indústrias de peso, como indicou o chatbot. 


O ChatGPT errou (e muito!) ao afirmar que Passos é importante polo calçadista com exportação de sapatos. A cidade nunca se desenvolveu nesse setor, como a vizinha Franca (SP), tendendo mais para a indústria de confecções concentradas na Avenida da Moda. O município também nunca possuiu indústria metalúrgica, química ou de papel ou celulose, como informou o chatbot.  Mas, na útlima década, passou a produzir móveis rústicos, desenvolvendo o setor moveleiro, nem lembrado pela IA.

A IA lembrou bem as festas mais tradicionais da cidade, mas não citou que a Capela Centenária da Penha, construída entre 1863 e 1864, seria o principal atrativo de Passos por motivos históricos, parecendo confundi-la com a Matriz de N.S. Penha ou Santuário da Penha. 


Outro equívoco: Passos não possui Museu Municipal. Sobre a Lagoa Grande, provavelmente o chatbot se refere ao Lago de Furnas, banhado pelo Rio Grande e conhecido como Mar de Minas. Para os desavisados, a afirmação traz é confusão.  


O ensino em Passos é bem atuante na profissionalização dos estudantes, mas as universidades citadas pelo ChatGpt estão em outras cidades, como em Alfenas e Uberaba, que fica no Triângulo Mineiro. No município passense, estão três instituições de ensino superior como já foi falado: Uemg, IFSuldeminas e Faculdade Atenas. 

rústico_1.jpg

Setor de móveis rústico cresceu na última década, mas foi ignorado pela IA / Foto: Aluísio de Souza

SOBRE A HISTÓRIA


Resposta do ChatGPT
"A cidade foi fundada em 1774, durante o período colonial do Brasil, quando foi criado o arraial de Nossa Senhora da Penha de França, que deu origem ao atual município de Passos. Durante o século XIX, a cidade se desenvolveu com a chegada da Estrada de Ferro Rio Verde, o que facilitou o escoamento da produção agrícola da região.

A partir do século XX, com o início de novas atividades físicas, como a indústria calçadista, Passos se tornou um importante centro urbano e econômico da região. Além disso, a cidade possui uma rica cultura e história, com destaque para o patrimônio arquitetônico colonial, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, construída no século XVIII."

Avaliação da reportagem
De acordo com o livro Passos 150 anos (2008), em 1736 foram registradas as primeiras moradas nos Sertões de Jacuhy, com expedição oficial na região datada de 1764. O primeiro registro de terras no Arraial do Senhor Bom Jesus dos Passos, e não de Nossa Senhora da Penha de França, como apontou o ChatGPT, é de 1808. Passos se elevou à cidade em 1858. 


Durante o século XX, o município se desenvolveu com a chegada da Estação Ferroviária Mogiana, onde fica hoje a Estação Cultura, e não Estrada de Ferro do Rio Verde, como informou a IA. Como se sabe, Passos nunca foi forte na produção calçadista, mas desenvolveu a indústria de confecções. 

igreja.png

O chatbot destacou o rico patrimônio da cidade, mas errou ao informar que a Igreja Matriz de Nossa da Penha é em estilo colonial. Na verdade, a Capela Centenária da Penha é que possui essa característca arquitetônica / Foto: Keuly Vianney

SOBRE CULTURA


Resposta do ChatGPT
"A cultura de Passos é rica e diversa, com tradições religiosas e festas populares, como a Festa de Nossa Senhora da Penha e a Exposição Agropecuária de Passos. A cidade também possui um importante patrimônio histórico e arquitetônico, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e o Museu Municipal de Passos.

Além disso, a cidade é um importante centro universitário, com diversas instituições de ensino superior, o que contribui para a formação de profissionais satisfeitos e para a difusão da cultura e do conhecimento na região."

Avaliação da reportagem
O ChatGPT não citou atividades culturais importantes para os passenses, como o teatro com a manutenção do Teatro Rotary
 e o folclore, ainda vivo com a Cavalhada e Folias de Reis. Sobre o patrimônio histórico e arquitetônico, mais uma vez não citou a Capela Centenária de Nossa Senhora da Penha, a mais antiga de Passos e considerada um raro exemplar de arquitetura octogonal no Brasil. De novo, a IA errou feio ao indicar que a cidade possui Museu Municipal.

teatro-rotary.jpg

Teatro Rotary; Passos é uma das poucas cidades do Sul de Minas a possuir espaço destinados às artes cênicas / Foto: Aluísio  de Souza

SOBRE TURISMO


Resposta do ChatGPT
"Pontos turísticos de destaque em Passos incluem a Serra da Canastra, que abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra e suas belas cachoeiras, e o Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com mais de 1.400 km2 de extensão e várias praias e pontos de pesca."

serra-canastra.jpg

Paredão da Serra da Canastra fica em S.Roque de Minas e não em Passs como IA informou / Divulgação

Avaliação da reportagem

No turismo, os dois atrativos citados pela IA não estão dentro do território de Passos. A Serra da Canastra é do municípo de São Roque de Minas e fica a 162km de Passos.

 

Já em relação ao Lago de Furnas, o ChatGPT acertou ao afimar que se trata de um dos maiores lagos artificiais do mundo, mas não é exclusividade de Passos, abrangendo mais de 30 cidades, como Capitólio, São João Batista do Glória e São José da Barra.  

Lago de Furnas abrange mais de 30 cidades  da região, sendo Capitólio a mias conhecida nacionalmente / Foto: Aluísio de Souza

capitolio-turvo (3).jpg

SOBRE PASSENSES FAMOSOS 

 

SELTON MELLO

Resposta do ChatGPT

"Selton Mello é um ator, diretor e produtor brasileiro. Nascido em 30 de dezembro de 1972, em Passos, Minas Gerais, Brasil, iniciou sua carreira artística aos oito anos de idade, trabalhando em comerciais de televisão. Desde então, ele participou de diversas produções de televisão, cinema e teatro, consolidando-se como um dos principais nomes do entretenimento brasileiro.

 

Entre seus papéis mais conhecidos na televisão, estão a novela "Terra Nostra" e as séries "Os Maias", "Ligações Perigosas" e "Sessão de Terapia". No cinema, ele atuou em filmes como "Central do Brasil", "O Auto da Compadecida" e "Meu Nome Não é Johnny". Além disso, Selton Mello também se destacou como diretor e produtor, sendo responsável por obras como o longa-metragem "O Palhaço" e a série "Sessão de Terapia".

selton.jpg

Selton Mello não atuou em 2 produções indicadas pelo ChatGpt / Reprodução

Avaliação da reportagem

O ChatGpt acertou data de nascimento e início da carreira de Selton Mello, passense mais ilustre na área cultural atualmente, já que seu trabalho ganhou repercussão nacional.

 

Entretanto, a IA esqueceu de citar que ele também é dublador e informou erroneamente sobre algumas produções em que o passense nunca atuou, como no caso da novela Terra Nostra e no filme Central do Brasil, de Walter Salles. As outras produções citadas estão corretas. 

T. MAIA
Resposta do ChatGPT

"Desculpe, mas não consigo determinar exatamente quem é T. Maia sem mais informações. Existem muitas pessoas com esse nome ou com sobrenome Maia em todo o mundo. Se você tiver mais informações ou contexto sobre quem é T. Maia, posso tentar ajudá-lo de forma mais específica."

tmaia.jpg

Passense Tião Maia não foi reconhecido

pela IA / Reprodução

Avaliação da reportagem
O passense Tião Maia foi um grande pecuarista, sendo destaque no exterior. Nasceu em Passos em janeiro de 1916 e faleceu em São Paulo em 2005 depois de ser vítima de um aneurisma.

 

Começou seus negócios em Araçatuba (SP) e partiu para Austrália no início da década de 1950, onde prosperou sendo dono de grandes fazendas e milhares de cabeças de gado.

 

Ao ir para os Estados Unidos, investiu no mercado imobiliário aumentando seu rico patrimônio. Na época de sua morte, seus bens contabilizavam alguns milhões de dólares.

Professora dá dicas preciosas para usar chatbot

A professora Heliza Faria ofereceu dicas preciosas para quem pretende acessar o ChatGPT. Ela tem percebido que alguns estudantes já se aventuram na IAs, trazendo experiências variadas. 


"Todos alunos já ouviram falar das maravilhas e também dos perigos das IAs. Muitos trazem exemplos bons e ruins, experiências diversas que rodam por aí, principalmente nos vídeos na internet. A maioria ainda não utilizou, uns por falta de oportunidade, outros porque temem essas informações erradas que a ferramenta costuma apresentar. Mas é questão de tempo, acredito que todos virão a utilizar", alerta. Veja abaixo algumas das orientações da docente: 

Alunos não devem usar chatbot como fonte de pesquisa

grupo de estudos

Para os alunos
Para Heliza, o ChatGPT pode ser usado no contexto da sala de aula, desde que não seja como ferramenta de pesquisa e fonte de informações para projetos e trabalhos de casa. "Para que não interfira no aprendizado, é importante que o professor estabeleça regras claras para o uso de tecnologia em sala de aula e oriente os alunos a usarem as informações fornecidas pela plataforma de forma crítica e responsável", considera.

Além disso, é importante lembrar que é apenas uma ferramenta e não pode substituir a interação entre professores e alunos ou a experiência prática e o trabalho em equipe que são fundamentais para o aprendizado efetivo. Portanto, é essencial que o uso de tecnologia, incluindo o ChatGPT como modelo de linguagem, seja integrado ao currículo de forma cuidadosa e estratégica para garantir que os alunos tenham uma educação completa e de qualidade. "Observem: esta última resposta foi dada pelo próprio ChatGPT e está corretíssima", conta a docente. 

Para os curiosos
A docente Heliza diz que é fundamental fazer perguntas claras e específicas, pois a plataforma precisa entender claramente o que você está pedindo. "O ChatGPT aprende com cada interação, então, quanto mais informações você puder fornecer, melhor.  Embora ele seja capaz de fornecer respostas muito precisas, ele ainda tem limitações e pode não ter informações atualizadas sobre eventos recentes ou mudanças de política, por exemplo. Esteja ciente dessas restrições", explica. 

 

"E como tudo na internet, é importante proteger sua privacidade e não compartilhar com ele informações pessoais, como número de CPF, telefone, dados bancários, entre outros", alerta.

Research Business Team

Fazer perguntas específicas é indicação para uso da IA

De bônus, IA escreveu textos opostos sobre aniversário de Passos

Como bônus da pesquisa experimental, a professora Heliza Faria solicitou ao ChatGPT a produção de um texto de uma lauda sobre o aniversário de Passos, que será comemorado dia 14 de maio. Note que o chatbot relatou de forma geral a comemoração e errou ao informar que a cidade possui shoppings. Eis a resposta completa: 


"No dia 14 de maio, a cidade de Passos, localizada no sul de Minas Gerais, comemora mais um aniversário. Fundada em 1858, a cidade cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, tornando-se uma referência na região.


A história de Passos está ligada à exploração do ouro na época do Brasil Colônia. No entanto, foi apenas no século XX que a cidade começou a se destacar economicamente, com a implantação de têxteis e de alimentos.
 

Hoje, Passos é um importante centro de comércio e serviços, com uma população de cerca de 110 mil habitantes. A cidade conta com uma infraestrutura completa, incluindo hospitais, escolas, universidades, shoppings, parques e praças.
 

Além disso, Passos é conhecida por suas festas tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora da Penha, que atrai milhares de fiéis todos os anos, e a Festa do Peão de Boiadeiro, que é uma das maiores festas do gênero no país.
 

O aniversário da cidade é um momento de comemoração para os moradores e visitantes. Diversas atividades são realizadas durante o mês de maio, incluindo shows musicais, apresentações culturais, desfiles e feiras. É uma oportunidade para a população se reunir e celebrar a história e o desenvolvimento da cidade.
 

Com sua rica história, sua cultura vibrante e sua economia em constante crescimento, Passos é um orgulho para os mineiros e um exemplo de desenvolvimento para todo o país. Que essa cidade continue prosperando e encantando seus habitantes e visitantes por muitos anos. Parabéns, Passos!"

Em contraposição, a professora Heliza ainda solicitou que o ChatGPT escrevesse um texto muito pessimista de cinco linhas sobre o aniversário de Passos-MG, que será comemorado dia 14 de maio. Observe que a IA obedeceu ao pedido, apontando o que a cidade possui de negativo em relação à saúde mental, desemprego, violência e meio ambiente. A resposta foi a seguinte: 


"Infelizmente, a comemoração do aniversário de Passos-MG no dia 14 de maio será marcada por uma atmosfera ecológica e desoladora. A cidade enfrenta uma série de desafios psicológicos e sociais, incluindo altas taxas de desemprego, violência e falta de investimentos. As festividades serão reduzidas e a população terá pouco a comemorar diante das dificuldades. O futuro de Passos-MG parece incerto e pouco promissor."

VEJA MAIS

mauricio.jpg
capela-frente1-ok.jpg
forum2 (2).jpg
bottom of page