JORNALISMO 360º

angle.png

Mirante de Furnas em 360º oferece
vista privilegiada da usina

Texto: Keuly Vianney

Imagem 360º: Aluísio de Souza

n.noticiar@gmail.com
17/09/2022

whats-logo.png

Nem só de cachoeiras e passeios náuticos vivem as principais atrações turísticas da região de Capitólio, no Sul de Minas. Para quem curte grandes construções e engenharia, uma boa alternativa é visitar o Mirante da Hidrelétrica de Furnas Centrais Elétricas. No local, há uma vista privilegiada da barragem, principalmente no pôr do sol, que garante lindas fotos e selfies devido à iluminação dessa hora do dia (faça passeio em 360º na imagem acima). 


A Hidrelétrica de Furnas fica em São José da Barra, sendo muito conhecida por ser a primeira grande represa construída no Brasil na década de 1960 para geração de energia elétrica, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). 

Para se chegar no mirante, o turista já vive uma aventura. No acesso principal, passando por dentro de São José da Barra, a passagem de veículos é por cima da barragem, que é monitorada e possui limite de velocidade. Uma outra entrada é direto pela rodovia MG-050, entre os km 320-321. A entrada é gratuita.    


O Mirante foi instalado num  ponto estratégico de visão da barragem e ainda possui uma construção em estilo modernista com  muitos vidros, a qual fica a maior parte do tempo fechada e não permite acesso de entrada. Ali, o visitante aproveita mesmo é o contato direto com a natureza devido à diversidade da flora do Cerrado e da Mata Atlântica, além das pedras de quartzito comuns na região. 

Fazer um belo piquenique no local com delícias mineiras é uma boa pedida. Ao mesmo tempo, o visitante pratica o turismo de contemplação com a bela paisagem proporcionada pela ação humana e a corredeira do Rio Grande.  Se tiver sorte, pode ver o funcionamento das turbinas, com espetáculo à parte da vazão de água quando as comportas estão abertas. 


A usina possui outro ponto de observação do lado oposto, mas este mirante proporciona uma grande visualização de todo complexo da Usina de Furnas, um patrimônio nacional que abastece grande parte do país com a energia gerada pelas águas do Rio Grande. 

O reservatório, um marco na construção das grandes hidrelétricas brasileiras, banha 34 municípios mineiros e ficou conhecido como Lago de Furnas. Já o Rio Grande é chamado de  Mar de Minas.

VEJA MAIS

catagua-toboagua.jpeg
serra-canastra.jpg
parque-tirolesa_edited.jpg