RELIGIÃO

padro.jpg

Veja curiosidades sobre padroeiro de Passos

Reportagem e fotos: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

05/08/2021

whats-logo.png

Nesta sexta-feira, 6 de agosto, comemora-se o dia do padroeiro de Passos, o Sr. Bom Jesus dos Passos. Para lembrar a data desse feriado municipal, o Noticiar.net reuniu  curiosidades sobre aquele que é o protetor desta cidade do Sul de Minas, a qual sua história passa pela devoção ao Senhor dos Passos.

A simpatia ao Senhor Bom Jesus dos Passos surgiu desde que os descobridores da região aqui se instalaram nos séculos 18 e 19. Um deles era o descendente de portugueses Domingos Barbosa Passos, que trouxe para o então Arraial a devoção dos bons costumes religiosos, incluindo a lembrança dos passos da via sacra, com todo sofrimento de Jesus ao ser preso, julgado, condenado e morto.

Ao longo do tempo, a imagem de sacrifício tornou-se mais do que uma devoção, sendo o Cristo que carrega a cruz considerado o padroeiro da cidade. Veja abaixo algumas curiosidades apuradas pelo Noticiar.net:

 

3 imagens  do Bom Jesus

A Matriz possui três imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos: uma menor de madeira que existe desde a criação da paróquia; uma média que é usada no andor durante a Semana Santa e uma outra de dimensões maiores, que está no relicário do altar da igreja.  A seguir, confira informações e curiosidades sobre elas. 

Imagem mais antiga

A imagem mais antiga do Sr. Bom Jesus dos Passos data do século 19, estando no Arraial Bom Jesus dos Passos desde a época de sua fundação. É que a paróquia Matriz Sr Bom Jesus dos Passos foi criada em 1840, ou seja, 18 anos antes de Passos se elevar à cidade em 1858. Ao que tudo indica, os fundadores, incluindo devotos do santo, teriam trazido a imagem de Portugal.

A imagem foi esculpida em madeira no estilo Barroco, muito difundido pelo artista Aleijadinho, um dos maiores representantes do estilo no Brasil e no mundo, sendo os traços bem perceptíveis no padroeiro. A obra mede cerca de 58cm de altura por 62cm de comprimento do joelho flexionado até o outro pé, enquanto a cruz que o Cristo carrega tem 86cm de altura. É muita usada nos atos religiosos especiais. Ao lado, foto da devota Milane Andrade Soares.

IMG-20210803-WA0017.jpg
IMG_6627.JPG

No altar

Uma outra imagem do Sr. Bom Jesus dos Passos fica no retábulo do altar da igreja Matriz, que foi incorporada no patrimônio da paróquia nas primeiras décadas do século 19, na época de Monsenhor João Pedro, que foi pároco da Matriz entre 1897 a 1931. Essa é a maior imagem do santo feita em pedra. Na reforma da igreja na década de 1980, a obra precisou ser retirada com a ajuda do Corpo de Bombeiros para limpeza. Entretanto, a paróquia não informou o peso real dela.

Semana Santa

Uma terceira imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos fica na lateral da entrada da igreja, ao lado da imagem de Nossa Senhora das Dores. Ela também é de madeira, sendo exclusivamente apresentada durante as celebrações da Semana Santa. 

IMG-20210805-WA0015.jpg

Hino

Em 1978, o Senhor Bom Jesus dos Passos ganhou um hino, criado pelo padre Ronoaldo Pelaquin. A música religiosa exalta a importância do padroeiro para Passos, sendo muito executada na Matriz, principalmente em datas comemorativas como do feriado de 6 agosto. Em 2021, o violonista passense Celso Faria criou uma nova versão do hino, com arranjo para canto, flauta e violão, que será apresentada nesta sexta-feira numa live realizada nos canais oficiais da paróquia, diretamente da igreja Matriz de Passos, a partir das 20h.

Feriado

O feriado do Dia do Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Passos em 6 de agosto foi oficializado em 1986, com a lei n°1608, depois de aprovação na Câmara Municipal de Passos. Polêmica, a alteração pedia mudança do feriado de 8 de dezembro para 6 de agosto, depois de um acordo em Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindcom), Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) e a Prefeitura de Passos para beneficiar o comércio local. Foi analisado o lado comercial e religioso, optando-se pela data de 6 de agosto.

Em casa

Uma curiosidade sobre a imagem de madeira mais antiga: a Matriz conseguiu trazer a imagem de madeira do Sr. Bom Jesus dos Passos de volta para a igreja na década de 1980, depois dela ficar na casa de uma família por longo tempo. A senhora era devota do padroeiro e cuidou da imagem, fazendo até roupas novas para o Cristo.

 

Pandemia

Em 2020, o atual padre da paróquia, Sandro Henrique, percorreu as ruas da cidade com a imagem de madeira do Sr Bom Jesus dos Passos em cima de uma caminhonete para abençoar a população contra a Covid-19. Neste ano, a imagem ficará no adro na Matriz para benção dos carros que passarem no local, logo após a missa marcada para às 18h de sexta-feira.

Na celebração, é permitida somente a entrada de 200 pessoas, conforme os protocolos sanitários do novo coronavírus.

VEJA MAIS