top of page

TURISMO

Fotos: Divulgação

paixao-chiquinho.jpg

Quaresma: visite cidades que são Rota da Fé no Sul de Minas

Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
17/03/2024

whats-logo.png

Na Quaresma, é natural aflorar mais a sensibilidade e a religiosidade, principalmente entre os cristãos que revivem na Semana Santa o martírio de Jesus culminando com a Páscoa. Durante este período, é possível visitar cidades do Sul de Minas e descobrir uma Rota da Fé com destinos e eventos relativos ao tempo da ressurreição do Cristo, como em Alpinópolis, Passos, Baependi, dentre outras localidades. 


O turismo da fé vai além deste período em todo o Brasil, pois são destinos visitados durante todo o ano. Particularmente em Minas Gerais, 36% dos turistas que visitam o Estado têm como principal motivação conhecer locais e festas de riqueza histórico-cultural, incluindo bens e eventos religiosos, gerando uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano, como divulgou a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais na última semana. 

Confira abaixo onde você pode turistar na região nestes dias que antecedem a Semana Santa ou durante o feriado da Sexta-Feira da Paixão:

Monte das Oliveiras - Alpinópolis 
Considerado o maior cenário bíblico aberto do Brasil, o Monte das Oliveiras transformou-se num importante destino quando se fala em turismo da fé em Minas Gerais, principalmente durante a Quaresma. 

 

Numa área de 90 mil m² foi erguida uma espécie de réplica de Jerusalém, com monumentos e representações da Terra Santa e das passagens bíblicas associadas à Paixão do Cristo. Criado em 1983 pelo historiador Iglair Lopes, atualmente é administrado pela Associação Filantróplica Apóstolos de Cristo. 

monte-1_edited.jpg

Calvário é um dos espaços mais visitados no Monte das Oliveiras

monte-alpi.jpg

Monte das Oliveiras de Alpinópolis é uma réplica da Jerusalém da época de Jesus Cristo

Conforme o presidente da Associação, Marcelo Domingos Ferreira, o espaço possui 22 monumentos, sendo a área do calvário e o Sepulcro de Jesus os mais visitados, principalmente na época da Quaresma e Semana Santa. "O Monte das Oliveiras representa não só para a região, mas para toda Minas Gerais, o conhecer da cultura bíblica, sendo o único no Brasil a ter um projeto dessa dimensão", diz. 


Durante a Semana Santa, são encenadas apresentações teatrais sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus, além de outras passagens bíbilicas. Para 2024, são esperados milhares de visitantes de várias partes do país para assistir os eventos, quando se completam duas décadas desde a primeira encenação da Paixão no Monte das Oliveiras. 

Neste ano, haverá duas apresentações, uma a quinta e outra na sexta-feira da Paixão, sempre a partir das 16h. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas assistam a cada evento. "Já estamos com novos projetos para serem construídos no Monte, como a Arca de Noé, Torre de Babel e a destruição de Sodoma e Gomorra", adianta Ferreira. 


Serviço: Monte das Oliveiras fica na rua José Iglair Lopes, em Alpinópolis. Fica aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h. Retiros espirituais são realizados nos fins de semana, estando com agenda praticamente fechada até dezembro. Contatos: (35) 3523-1496 / 99969-6209. 

Paixão de Cristo - Passos 
Em Passos, a grande atração na Semana Santa é o teatro ao vivo da Paixão de Cristo, apresentada no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, com atuação de cerca de 50 atores e figurantes. Neste ano, quem dirige o tradicional espetáculo, que conta desde o batismo de Jesus até a ressurreição, é Chiquinho Negrão, que já encarnou Jesus em muitas das montagens em anos anteriores. 


"Neste ano, temos algumas novidades, mas a principal marca da minha direção é a fidelidade ao texto bíblico. Algo marcante também em 2024 será o retorno de alguns atores veteranos e a cena da ressurreição, a qual foi reestruturada e tem uma ênfase maior", conta Chiquinho Negrão, que participa da Paixão desde a década de 1990 e já dirigiu e participou de outras Paixões em cidades vizinhas, como Alpinópolis e São João Batista do Glória.

FB_IMG_1710635604823.jpg

Cena da Paixão ao Vivo de Passos, que é encenada nas ruas da cidade durante Semana Santa

A cada ano, a Paixão em Passos vem com uma novidade, desde uma encenação interiorana e cheia de clichês com o falecido diretor José Gustavo Lemos até um visual mais clean e moderno do diretor Maurílio Romão. Em 2023, quando a montagem completou 50 anos, a aposta foi numa apresentação remodelada com jogos de luzes e recursos audiovisuais.

Estas características conferem à Paixão ao Vivo de Passos uma fama por toda região, atraindo públicos variados para assistir a história de vida, martírio, morte e ressurreição de Cristo. "É uma encenação tradicional, que faz parte da nossa cultura e, especialmente, da nossa religiosidade, pois é um espetáculo sagrado, que mostra a fé das pessoas. É, ao mesmo tempo, uma peça religiosa e artística", avalia o diretor Chiquinho.


Serviço:  Paixão ao Vivo de Passos ocorre no adro da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos em três dias: 27 e 28 de março às 21h e no dia 29 (Sexta-feira Santa) às 21h30. Acompanhe as informações no site da Prefeitura de Passos. 

nha-chica.jpg

Santuário de Imaculada Conceição de Baependi, onde estão restos mortais da beata Nhá Chica

Nhá Chica - Baependi
No Sul de Minas, Nhá Chica tornou-se a grande figura de fé devido à sua devotação a Deus e a vida de orações pelos mais necessitados em Baependi. Sua fama se espalhou ainda mais depois de sua beatificação em maio de 2013. 


A beata possui uma grande relação com a Semana Santa. Apesar de receber e orar a todos que a procuravam, não atendia na sexta-feira, quando ela se recolhia para recordar justamente a paixão e morte de Jesus Cristo ocorrida neste dia da semana. Ela intensificava suas rezas justamente às 15h, momento da passagem do Cristo, e mantinha veneração à Virgem da Conceição, a qual tratava como amiga. 

No registro de graças do Santuário de Baependi estão registradas cerca de 20 mil graças alcançadas por intercessão da beata Nhá Chica, que faleceu aos 87 anos em 1895. 


O período é um bom momento se para fazer o Caminho Nhá Chica, passando por 15 cidades do Sul de Minas e totalizando 270km. O início é na capela Nhá Chica, na zona rural de Inconfidentes, e vai até o Santuário de Imaculada Conceição, em Baependi. 

nha-chica-capela.jpg

Capela onde começa o caminho de Nhá Chica, em Inconfidentes, e vai até Baependi

Enquanto a capela foi construída para ser ponto de oração e encontro com Deus a 5km do centro de Inconfidentes, o santuário fica no alto de uma colina em Baependi, sendo erguido pela própria beata Nhá Chica no século 19 usando parte da herança deixada por seu irmão Teotônio e onde se encontram seus restos mortais, que hoje ainda são motivo de peregrinação. 
 

Serviço: contatos e outras informações oficiais sobre Nhá Chica podem ser obtidos no site oficial www.caminhodenhachica.com.br

nha-chica1.jpg

Paisagem do Caminho de Nhá Chica, que passa pelo Sul de MInas

Caminho da Fé 
No Sul de Minas, há ainda o Caminho da Fé, que existe há 21 anos e foi inspirada no famoso Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha. A rota possui mais de 2 mil km e passa por várias cidades da região: Andradas, Arceburgo, Crisólia, Tocos do Moji, Borda da Mata, Botelhos, Caldas, Campestre, Ouro Fino, Estiva, Guaxupé, Itamogi, Consolação, Paraisópolis, Luminosa, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, além de outros municípios de São Paulo. 

Conforme o site oficial do Caminho da Fé, a rota é a mais visitada do país, com fluxo médio anual de 23 mil viajantes e gerando R$ 24 milhões/ano. Muitos dos peregrinos escolhem a Quaresma ou Semana Santa para fazer o percurso inspirador de recolhimento e oração. 


Serviço: mais informações sobre o Caminho da Fé no site oficial do Caminho da Fé

caminho-arceburgo.jpg

Centro de Guaranésia, que integra rota do Caminho da Fé

VEJA MAIS

doces-sortidos.jpg
parque-tirolesa_edited.jpg
queijo-emater.jpg
bottom of page