CLIMA

thermometer-4767443_640.jpg

Passos pode marcar 40°C amanhã

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

20/09/2021

whats-logo.png

Atenção redobrada na região de Passos nesta semana. As previsões são de altas temperaturas, chegando a 40°C amanhã na cidade, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de que os termômetros fiquem acima de 34°C, passando a melhorar um pouco só a partir do dia 27 de setembro.

No site do Inmet, a região está na área laranja, de alerta de perigo, próxima da zona vermelha que toma conta do centro de Minas Gerais, já considerada de grande perigo. Na cor laranja, é detectada baixa umidade. Confira mapa ao lado e aqui os avisos meteorológicos

Como está o Brasil no mapa do Inmet

O Climatempo também confirma que a região passa por tendência de clima seco, quente e baixa umidade do ar. O site prevê para o sábado a temperatura máxima de 39°C, dia em que haverá chuva, mas não o bastante para acabar com a secura dos últimos dias e nem melhorar a situação dos reservatórios, como a Represa de Furnas, que chegou a seu pior volume útil em agosto dos últimos 20 anos.

O Operador nacional de Sistema (ONS) prevê em estudo divulgado no início deste mês que o sistema Furnas chegue a inacreditáveis 3% em novembro, num reflexo do baixo volume de chuvas dos últimos 91 anos. Quer dizer, previsões de água caindo para a região do Rio Grande, o Mar de Minas, são pessimistas.

Por isso, todo cuidado é pouco nestes dias quentíssimos e de baixa umidade do ar para evitar problemas de saúde, principalmente desidratação. As principais dicas são hidratação constante com água e sucos; alimentação leve, preferindo saladas e frutas; usar protetor solar, principalmente crianças e idosos; vestir roupas leves; evitar exposição ao sol nos horários de pico.

Veja mais dicas detalhadas nos links abaixo:

- Com onda de calor, Inmet alerta sobre hipertemia

- 6 maneiras de amenizar dias de forte calor

- Água saborizada refresca e hidrata

VEJA MAIS