DEGUSTE

Água saborizada refresca e hidrata

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  30/10/2020

Antioxidante, anti-inflamatória, alcalinizante, diurética, termogênica e hidratante. Estes são apenas alguns dos benefícios da água saborizada, uma boa pedida nestes dias de forte calor, principalmente para quem gosta de gastronomia e experimentar novos sabores. Nos dias que ultrapassam os 30º C, essa bebida é gostosa,  fácil de fazer e muito refrescante. Também é sofisticada e em alguns lugares é chamada de água aromatizada.

Há diversas receitas de água saborizada, desde as mais simples com uma fruta ou legume até com mais de cinco tipos de ingredientes. Dessa forma, seus benefícios estão associados aos alimentos acrescentados à água junto às especiarias.

Na maioria das vezes, usa-se água natural e muito gelo, que se mistura com os líquidos dos ingredientes, porém algumas pessoas preferem consumir com água gaseificada. Para dar um gosto maior das frutas ou legume, escolha as mais carnudas e que soltam seus líquidos, como laranja, limão, abacaxi, pepino, morango, kiwi, etc.

 

Preparo

No preparo tradicional, coloque água gelada até metade do recipiente, que pode ser uma jarra, uma suqueira ou pote de vidro. Corte as frutas em rodelas e fatias e acrescente no recipiente. Não precisa tirar as cascas, pois elas dão o toque colorido à mistura. A quantidade de ingredientes depende do gosto de cada pessoa e as combinações são diversas, mas é indicado a cada 200ml de água, uma rodela de cada fruta.

Das especiarias, os mais indicados são alecrim, hortelã e erva-doce. Depois, complete com mais água e gelo, colocando na geladeira antes de servir. Em média, o sabor dos ingredientes fica mais forte em torno de 2 horas após o preparo. É necessário consumir até 12h depois do preparo, pois a partir deste tempo as frutas já começam a estragar.

Preparada em recipiente transparente, a água saborizada fica bonita e colorida, deixando a sua mesa mais charmosa. Veja abaixo algumas receitas selecionadas pelo Noticiar.net:

Mistura de frutas

Abacaxi, laranja, kiwi e morango  são frutas ricas em vitamina C e aumentam imunidade. A combinação garante um sabor agradável na mistura das frutas.

Laranja e limão

Essas duas frutas são a base para a maioria das águas saborizadas. Podem ser usadas sozinhas ou misturando entre elas. Para dar um gostinho todo especial, você ainda pode acrescentar especiarias, como hortelã e alecrim.

Pepino

O pepino é diurético natural e melhora o trânsito intestinal e a saúde da pele. Você pode fazer a água saborizada sozinha ou acrescentar limão, que é uma mistura antioxidante, e ainda especiarias, como gengibre e até canela.

Limão siciliano e hortelã

Esta combinação é um clássico da água saborizada. O sabor do limão siciliano é único e com hortelã fica melhor ainda.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net