TURISMO

parque-tirolesa.jpg

Imperdível, Parque Mirante dos Canyons oferece turismo de aventura e contemplação

Reportagem e edição: Keuly Vianney
Fotos: Aluísio de Souza
n.noticiar@gmail.com
14/06/2022

whats-logo.png

O Parque Mirante dos Canyons já é uma das visitas imperdíveis em Capitólio, no Sul de Minas Gerais. Com boa infraestrutura, o local possui várias atrações de turismo de aventura e de contemplação, oferecendo ao turista muita diversão e paisagens privilegiadas do Mar de Minas e dos cânions de Furnas por meio de seus mirantes, tirolesa e trilhas em meio ao Cerrado e Mata Atlântica. 

O parque foi instalado bem em cima dos paredões rochosos e abriga um dos principais atrativos turísticos de Capitólio, que é o Mirante Clássico, palco da maioria das fotos instagramáveis de quem visita a região e de onde você vê de cima a grandiosidade dos cânions de Furnas. No entanto, o local tem muito mais a oferecer, como uma ponte a 40m de altura, tirolesa dupla, um mirante escondido e um deck com delícias mineiras e uma vista de tirar o fôlego. 

parque-entrada.jpg

Grandes painéis na entrada do parque informam as principais atrações do local

Facilmente, você pode passar o dia inteiro no parque, ou uma parte dele, para aproveitar todos os atrativos que valem o ingresso, sendo sozinho ou acompanhado, com familiares ou amigos. 


De qualquer ponto que você inicie o passeio, há monitores para te guiar e orientar sobre as regras de segurança, além de placas informativas sobre cada atrativo. É o tipo de local que merece ser visitado em qualquer época do ano, seja no outono/inverno ou primavera/verão. 

Nas trilhas, figuras gigantes, como lagarto branco, são destaque

parque-lagarto.jpg

Ao longo das trilhas, grandes reproduções de animais da região, como o lobo guará e o pato-mergulhão, ilustres habitantes da Serra da Canastra, um lagarto gigante branco, aparecem como novidade. 


O Parque Mirante dos Canyons começou a oferecer opções com esta atual configuração no início de 2021. A proposta é disponibilizar atrações de turismo de aventura, como tirolesa, rapel e canionismo, aproveitando as condições naturais da área. Algo muito diferente de quando o empreendimento começou a funcionar em 2019, tendo como sua atração principal o Mirante Clássico.

Veja abaixo destaques das principais atrações dentro do parque:  

Ponte Pênsil 
A primeira parada da reportagem foi a Ponte Pênsil, com extensão de 110m e a 40m de altura. Sustentada por cabos de aço, a ponte pode balançar um pouco com o vento, mas nada que incomode e tire a beleza das vistas proporcionadas pela caminhada na ponte. 


De ambos os lados, você tem vistas sensacionais, tanto da vegetação típica da região como do Lago de Furnas. O tempo de passagem fica por sua conta, pois para algumas pessoas pode ser exigida uma certa dose de coragem para atravessar o trajeto suspenso. Afinal, é um passeio de aventura. 


De vários ângulos, você pode tirar fotos e fazer vídeos incríveis. Além dessa experiência, a ponte também dá acesso a um dos principais pontos de visitação do parque: o Mirante Clássico. 

parque-ponte1.jpg

Ponte Pênsil tem 110m de extensão, 40m de altura e fica bem em cima dos cânions

Vistas da Ponte Pênsil, que proporciona vários ângulos do local

parque-ponte5.jpg
parque-ponte2.jpg
parque-mirante1.jpg

Famosa área da pedra (acima) onde turistas tiram selfies e fotos instagramáveis dos cânions (abaixo)

parque-mirante.jpg

Mirante Clássico
Depois de passar pela Ponte Pênsil, chegou a hora de apreciar a bela paisagem dos cânions e do Lago de Furnas, além de tirar aquela famosa foto no Mirante Clássico. O ponto principal é uma pedra natural, onde você pode sentar e fazer suas poses, tendo um cenário natural deslumbrante ao fundo. A hora é de contemplação. 


Do Mirante Clássico, a paisagem do rio é única, com as águas variando de cor esmeralda a verde-escuro, de acordo com o horário e incidência solar. Também há uma grande vista dos paredões rochosos formadores  dos cânions de quartzito e alternância de xisto.  

Não há muita explicação nesse ponto. Afinal, o que é belo as pessoas não cansam de olhar. 

Trilhas
Para passar de um atrativo para outro, você deve se guiar pelas trilhas do parque, sem deixar de preservar o local com sua vegetação e pedras naturais. São diversos caminhos, uns de subida, outros de descida e outros de reta, merecendo atenção do visitante. 


Nessas trilhas rupestres, estão as grandes reproduções de animais em exposição, com suas respectivas placas informativas. Este também é um bom momento de se aproximar da natureza, observar as espécies de plantas e flores nativas espalhadas e preservadas por todo o parque. 

parque-animais.jpg

Reprodução gigante do Pato-Mergulhão é atração nas trilhas  

Mirante Escondido
Para quem gosta de contemplar, o Mirante Escondido talvez seja a grande novidade para quem visita o parque. Depois de uma boa caminhada nas trilhas, você encontra uma escada que dá acesso a uma plataforma suspensa bem em frente aos paredões rochosos.  


A estrutura vazada é bem planejada para possibilitar o turismo de contemplação daquele que é considerado o coração de Capitólio: os cânions de Furnas. Há vários ângulos de beleza. De frente e de lado, você encara as formações rochosas e cachoeiras. Olhando para baixo, você vê como o Mar de Minas se desenha nesse ponto. Olhando para cima, você percebe os visitantes andando na Ponte Pênsil. Veja abaixo vídeo feito pela reportagem no local: 

O contato com a natureza é constante, sendo um bom local para relaxar depois da caminhada nas trilhas e a visitação de outros atrativos. Nesse mirante, você tem a dimensão completa da formação de rochas do cânions. Como  no Mirante Clássico, dispensa palavras. 

Circuito de tirolesa
Uma das grandes atrações de turismo de aventura no parque é o circuito duplo de tirolesa. A 100m de altura, a pessoa viaja 600m (ida e volta), totalizando 1 minuto e 20 segundos suspensa nas cordas acima dos cânions e do Lago de Furnas. São 40 segundos por cada trecho. Uma experiência única na região de Capitólio, com belas paisagens de um cenário exuberante. 


Só podem se aventurar na tirolesa crianças acima de 5 anos. Antes, o interessado deve assinar um termo de senso de risco e seguro de vida, além de usar equipamento de segurança e proteção individual exigido na prática. Na plataforma, ficam quatro condutores, sendo dois em cada receptivo, que dão as orientações sobre o passeio. Depois, é só "voar" na tirolesa e se divertir.  

parque-tirolesa3.jpg

Visitante na tirolesa, aventura única na região de Capitólio

Instrutores preparam turista com equipamentos de segurança

parque-tirolesa1.jpg
parque-tirolesa2.jpg

Belas paisagens do Lago de Furnas são grata supresa na área da tirolesa 

Deck Pato Mergulhão
Deu fome com a caminhada nas trilhas e nas atrações? Você pode parar para descansar e comer comidas típicas e gourmetizadas no Deck Pato Mergulhão. No cardápio, alimentos leves e rápidos, com pratos e sanduíches preparados especialmente pela chef Roberta Martins.

 

Tudo é feito com insumos frescos de produtores da região. Veja na Galeria abaixo algumas das delícias do deck. Lá, você pode descansar um pouco, comer e ainda apreciar uma bela vista do Lago de Furnas. Arraste as fotos e clique nas imagens para ler a legenda. 

1/5

VAI LÁ
Parque Mirante dos Canyons
, na rodovia MG 050 km 312, em Capitólio  (MG). Funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. A bilheteria encerra às 17h todos os dias. Possui estacionamento próprio e gratuito. Entrada: R$ 50,00 e tirolesa R$ 80,00. Whatsapp (37) 99841-8139 / Instagram: @parquemirantedoscanyons / Facebook: Parque Mirante dos Canyons

O que levar
Por tratar-se de um parque ao ar livre e com trilhas, é aconselhável usar uma roupa confortável e leve, sapato fechado para as caminhadas, protetor solar, chapéu ou boné, principalmente nos dias mais quentes.

VEJA MAIS