top of page

DEGUSTE

doces-sortidos.jpg

Os doces artesanais do Carmo que estão adoçando o Palácio do Planalto

Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com

02/02/2023

whats-logo.png

Considerados jóias açucaradas do Sul de Minas, os tradicionais doces de Carmo do Rio Claro vêm adoçando os eventos realizados no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Desde janeiro, a doceira Maria Rita Dias de Paula, a Rita doceira, já teve duas encomendas de seus doces carmelitanos para eventos importantes, como a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro e a recepção ao chanceler e primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, que ocorreu nesta semana. 


Todos esses eventos serviram os docinhos cristalizados de figo, laranja, mamão, abóbora e abacaxi, que são primeiramente esculpidos e bordados à mão, numa verdadeira obra artesanal e como manda a tradição das doceiras da cidade desde o início do século 20. Depois, são preparados e glaceados em calda até ficarem molinhos por dentro e consistentes por fora. Um sabor único de doces finos que derretem na boca.  

doces-rita.jpg

Rita produziu quase 100kg de doces para eventos no Palácio do Planalto, em Brasília / Fotos: Divulgação

As encomendas para Rita Doceira partiram do Itamaraty, que realiza os cerimoniais do Palácio do Planalto. Para o jantar da cerimônia de posse do presidente, foram 90kg de doces cristalizados, produzidos artesanalmente em 20 dias e com ajuda da família, incluindo do pai de 83 anos. Já para o segundo evento, ela produziu 4kg dos docinhos.


"Eles gostaram muito da primeira encomenda e solicitaram de novo. Me informaram que os convidados e o presidente Lula e a mulher, a Janja, experimentaram e elogiaram muito. Ainda mantenho a tradição dos doces artesanais e naturais", diz a doceira. Veja os doces na Galeria abaixo; arraste e clique nas fotos para ler a legenda: 

Rita aprendeu a fazer os doces há mais de 40 anos. Desde menina, acompanhou o trabalho da mãe e da tia, Tereza Carvalho, doceira famosa em Carmo do Rio Claro já falecida. Herdando o talento da família, desenvolveu seu próprio trabalho artesanal e técnicas, fazendo ainda doces de compotas, cristalizados e outros tipos, como  torrone e doce de leite, e criando sua própria marca, a Doce Sabor Família.


Além da técnica de produção artesanal repassada por geração, as frutas escolhidas para os doces são compradas em fazendas da região, diretamente na roça, conferindo à sua produção maior naturalidade possível, sem conservantes. Veja vídeo abaixo com a doceira produzindo seus doces que ela enviou para o Noticiar.net

Rita também é presidente da Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro, que reúne cerca de 40 doceiras e artesãos da cidade. Além dos doces, a cidade é bem conhecida pela sua produção de peças em tear. 


"Nossos doces já foram enviados para casamentos, formaturas e outros eventos em várias partes do Brasil, como Curitiba, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e teve até gente que levou para os Estados Unidos. Também recebemos muitos convites para eventos e encomenda de famosos, como o Michel Teló, Fernando e Sorocaba e a irmã do Gustavo Lima", conta a doceira. 

ENCOMENDE

Doce Sabor Família, de Carmo do Rio Claro, Sul de Minas Gerais. Contatos: (35) 99939-8047 / Instagram @docessabor_familia

VEJA MAIS 

doce-serjao3_edited_edited.jpg
IMG-20220317-WA0021_edited.jpg
doce2.jpg
bottom of page