DEGUSTE

Fotos: Divulgação

IMG-20220317-WA0021.jpg

Os deliciosos bolos e bentôs cakes da Lu Bugati

Reportagem e edição: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
19/03/2022

whats-logo.png

Conhecida pelos seus belos e deliciosos bolos, a boleira Luciane Bugati, de Passos, no Sul de Minas Gerais, tem se especializado na mais nova tendência da confeitaria: o bentô cake, aquele minibolo que cabe na palma da mão e vem com memes e frases descontraídas, conquistando as redes sociais e o paladar de muitas pessoas. 


Apesar de pequeno, o bentô cake da Lu Bugati é bem recheado como os bolos confeitados tradicionais. Uma delícia em miniatura que dá vontade de comer mais pela sua massa leve e suave. Em média, pesa 300g, possui 11cm de diâmetro e 6cm altura. 

Esses bolinhos divertidos vêm do Oriente, com origem no Japão, mas se popularizaram mesmo na Coréia do Sul, onde são vendidos dentro de marmitas e, por isso, são conhecidos como "bolo na marmita". Essa febre mundial ganhou o Brasil em 2021 e arrebatou o coração de Lu Bugati, que nos últimos meses vem se dedicando à produção do bentô. 


São duas camadas de bolo e uma de recheio com cobertura de chantininho. Já os recheios mais vendidos são de massa de ninho com recheio de brigadeiro ou ganache e massa de chocolate com creme suave de ninho trufado. 

"A ideia inicial é de um bolinho individual que pode ser consumido em qualquer hora e lugar, por isso muitas vezes acompanha um garfinho ou colher. Como essa tendência viralizou, comecei a atender meus clientes com essas fofuras, trazendo-os com algumas diferenças, mas sem perder a essência", conta a confeiteira. 


Um dos diferenciais dos bentôs é que a pessoa pode personalizar seu bolo, escolhendo frases ou desenhos de sua preferência, seja para si próprio ou para presentear alguém. Palavras engraçadas, que são memes na internet, ou uma característica marcante do futuro dono do bolo são os mais pedidos. (veja Galeria abaixo com as frase campeãs; arraste as fotos)

lu-bugati9
lu-bugati8
IMG-20220317-WA0028
IMG-20220317-WA0027
IMG-20220317-WA0026
IMG-20220317-WA0025
IMG-20220317-WA0024
IMG-20220317-WA0023

"Atualmente, podemos ver o bentô em várias formas de apresentação, com lindas decorações, frases engraçadas, mensagens de amor, recadinhos, etc. As possibilidades são inúmeras. As vendas estão ótimas e creio que, além de ser um presente gostoso e acessível, ele carrega consigo muito significado, que é um dos seus principais diferenciais", diz Lu Bugati. 

 

Precursora
A história da boleira iniciou em 2016, quando ela conheceu os flowers cakes (bolos florais em inglês). Pioneira, a passense foi a precursora dessa técnica em Passos, produzindo bolos artísticos que são verdadeiras obras de arte. 

"O flower cake também é arte coreana que é sucesso no mundo e quando chegou ao Brasil, teve enorme repercussão rendendo reportagens em diversos programas, como, Ana Maria Braga, Domingo Espetacular e muitos outros", lembra. 


Professora de inglês, Lu Bugati trocou a sala de aula pela confeitaria de forma autodidata. Depois de muita pesquisa, foi produzindo os bolos e descobriu sua verdadeira paixão pelo mundo doce e, hoje, tem um ateliê de produção de bolos. "Mas como ensinar sempre foi minha primeira paixão, hoje também ofereço cursos de bolos. Trabalho sozinha de forma artesanal e caseira, sendo uma das principais características dos meus bolos é o sabor suave", diz. 


Veja na Galeria abaixo fotos de alguns bolos artísticos de Lu Bugati. Os recheios são variados, de chocolate a frutas (arraste as imagens): 

ENCOMENDE
Lu Bugati Bolos Artísticos, em Passos (MG). Encomendas pelo WhatsApp (35) 99900-1744. Facebook / Instagram @lubugati . A boleira ministra cursos presenciais e por videoaulas de bolos, ensinando várias técnicas de produção, confeitaria e decoração, com um canal no Youtube, além de venda de apostilas no Hotmart. 

VEJA MAIS