Fotos: Divulgação

TURISMO

catagua-1.png

Veja detalhes dos 3 parques temáticos do Cataguá

Reportagem e edição: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
13/08/2022

whats-logo.png

Mais um grande atrativo turístico para a região de Capitólio foi anunciado: trata-se do empreendimento Cataguá, que vai complementar a estrutura onde funciona atualmente o Parque Mirante dos Canyons. O Noticiar.net mostra alguns detalhes de como ficará o local dos três parques temáticos depois de prontos no complexo, que deve ser construído num prazo estimado de quatro anos. 

Os números do empreendimento de Jorge Abukater e João Victor Queiroz Karan são ambiciosos, pois eles vão implantar em Capitólio um dos maiores projetos turísticos de Minas Gerais, prometendo o uso sustentável do Lago de Furnas e do Mar de Minas. No projeto, está prevista a construção dos três parques temáticos numa área de 150 mil m² e um resort 5 estrelas, totalizando um investimento de R$ 350 milhões e com mais de 80% de área preservada. 

Veja abaixo as informações divulgadas até agora sobre os três parques temáticos: o Tuná Parque Aquático, que ainda será construído; Parque Mirante dos Canyons, o qual está em funcionamento e o Noticiar.net já visitou (leia reportagem aqui); e  Pauá Parque de Aventura, que também já opera com alguns atrativos.  

Tuná Parque Aquático
A estrutura do Tuná Parque Aquático vai seguir o padrão internacional, incluindo modelos da Disney World e da Universal Studios, dos Estados Unidos, além de se intitular o maior parque aquático de Minas Gerais, algo inédito na região. Estão previstas a instalaçãoo de piscinas de ondas artificiais, rio lento com boias e um bar aquático. 


Um dos principais atrativos é o Tuná Race, um grande toboágua só visto nos grande parques aquáticos do Brasil, como o famoso Beach Park, de Fortaleza (CE), e brinquedos já existentes no Blizzard Beach, da Disney, e o Volcano Bay, da Universal. 


A diversão é para todas as idades e públicos, incluindo para família, como no caso de brinquedos infantis, que serão integrados ao conjunto de piscinas do parque. Confira abaixo fotos de como ficará o espaço:  

catagua-brinquedo.jpeg

Área dos brinquedos e baby kids, onde serão instalados atrações de padrão internacional

catagua-toboagua.jpeg

Toboágua gigante é um dos brinquedos para todos os públicos

catagua-boia.jpeg

Rio lento com uso de boias para relaxar será uma das atrações do parque

catagua-piscina.jpeg

Piscina com ondas e bar aquático (direita) complementam atrativos do parque, de frente para Mar de Minas

Parque Mirante dos Canyons
O Parque Mirante dos Canyons funciona desde o ano passado, integrando turismo de aventura e contemplação, principalmente os dois mirantes - o Clássico que oferece fotos instagramáveis dos cânions de Capitólio difundidas nas redes sociais, e o Escondido, no qual o visitante fica de frente para os paredões rochosos numa plataforma vazada. 


Ainda aproveitando a contemplação da vista, o espaço une o Cerrado em meio às trilhas de vegetação nativa e piscinas naturais. Destaque para o restaurante suspenso com deck para o mirante Clássico e os cânions. Ainda há  passeio de lancha com visita aos principais atrativos do Mar de Minas, com agendamento prévio. 

capitolio-mirante.jpg

Mirante Escondido com plataforma vazada, onde turista fica de frente com os cânions / Foto: Aluísio de Souza

Stand up Paddle será disponibilizado em breve no parque de aventura Pauá

catagua-stand.png

Pauá Parque de Aventura
No Pauá Parque de Aventura, constam do projeto atividades na água, na terra e no ar. Em breve, devem ser implantados plataforma de rapel, stand up paddle e passeios de caiaque no Mar de Minas junto às atrações já em funcionamento para os aventureiros: circuito de tirolesa com mais de 100m de altura em cima dos cânions e a Ponte Pênsil a 40m de altura e 100m de comprimento. O canionismo só é realizado em horários agendados. 

parque-tirolesa3.jpg

Visitante na tirolesa de 100m, que já está pleno funcionamento no Pauá / Foto: Aluísio de Souza

Resort Cataguá 
O empreendimento turístico prevê a construção de um resort 5 estrelas, abrindo atuação também em hotelaria associado às atividades dos três parques temáticos. Quem se hospedar no local, terá acesso a um clube e orla de esportes de 3km no entorno da água. 


Os empresários, no entanto, não informaram o número de quartos e nem a capacidade de atendimento de hóspedes. O nome do complexo remete aos índios cataguases, que habitaram a região no passado. 

catagua-resort.jpeg

Resort terá padrão 5 estrelas; número de quartos ainda foi divulgado

VEJA MAIS