top of page

LITERATURA

Livro sobre ET de Varginha relata aparições em Carmo do Rio Claro

Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
03/05/2023

whats-logo.png

Quem não se lembra da suposta aparição dos Extraterrestres (ETs) de Varginha, no Sul de Minas? O caso teve repercussão mundial em 1996 e irá completar 30 anos em 2026, mas uma jornalista da região, Margarida Hallacoc, se adiantou e lança neste mês a obra "Os ETs de Varginha. Os bastidores de uma cobertura do outro mundo". Ela revisita a história por meio de seu trabalho jornalístico à época  e cita várias cidades da região, onde pessoas afirmam ter tido experiências com seres de outros planetas, incluindo em Carmo do Rio Claro.


No dia 20 de janeiro de 1996, num domingo, três garotas de Varginha contaram ter visto uma criatura estranha, com protuberância na testa, olhos vermelhos e de baixa estatura quando atravessaram um terreno baldio. O fato ganhou repercussão nacional e até hoje é rodeado de dúvidas e mistérios. 

A jornalista Margarida Hallacoc, natural de Poço Fundo, era repórter do jornal Hoje em dia, de Belo Horizonte, na sucursal de Varginha, e foi escalada para a cobertura na ocasião, obtendo várias informações sobre o misterioso caso que ficaram guardadas em sua memória e anotações.


Eis que quase três décadas depois, ela resolve retomar o assunto do seu ponto de vista, elaborando um livro na categoria mistérios e investigações. Conforme a jornalista, a obra não é um documentário e nem uma tentativa de comprovações sobre o famoso caso de Varginha.

margarida.jpeg

Jornalista Margarida fez cobertura do ET de Varginha em 1996 / Divulgação

Capa do livro, que também sai em e-book / Reprodução

livro-ET.jpg

Margarida constata em seu livro que as aparições de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) e encontros com extraterrestres é algo comum no Sul de Minas, como na Serra da Tormenta, em Carmo do Rio Claro. A obra tem uma linguagem simples e sem muitos termos técnicos, sendo direcionado a um público alvo diverso: ufologistas, repórteres, estudantes de comunicação e pessoas curiosas sobre o tema, abrangendo todas as idades. 


Ela vai lançar o livro oficialmente no Memorial do ET em Varginha em julho, além do convite para participar do Festival de Inverno de Ouro Preto. Se tiver oportunidade, gostaria de marcar presença na Feira Literária de Passos (FliPassos). Confira entrevista abaixo com a jornalista Margarida sobre a obra e suas considerações sobre vidas em outros lugares do universo: 

Noticiar: O que te levou a revisitar a história dos ETs no Sul de Minas? Como você classificaria o seu livro? 
Margarida:
Na verdade, eu decidi escrever um relato para contar a ‘minha versão’ de alguns fatos para as minhas filhas, antes que a minha memória se vá. A memória dos humanos é um produto frágil e de vida breve. Como eu escrevo desde sempre, sou daquelas que acham que a gente precisa registrar nossas vivências escrevendo. Eu adoraria ler uma biografia da minha bisavó, escrita por ela. Aí fico pensando que minha tataraneta, talvez, também se interessaria. Era isso no começo, mas a ideia foi crescendo e virou livro. Não é um documentário, um arsenal de pesquisas e tentativas de comprovações, como os demais que já existem sobre o Caso Varginha. Ao contrário, foge totalmente disso. Se refere aos desafios e surpresas da cobertura do caso. São várias entrevistas com ufólogos, diálogos, relatos instigantes e lugar de fala para pessoas comuns que se revelaram como as fontes mais valiosas de todas as informações que obtivemos naquele ano.

Noticiar.net: Qual história sobre os ETs você resolveu contar?  
Margarida:
Meu livro se passa no período de 20 de janeiro a novembro de 1996 e conta os perrengues vividos por uma repórter ainda com pouca experiência, mas com um grande propósito de fazer o seu trabalho de cobertura do caso da melhor forma possível. Na empreitada de acompanhar o desenrolar de fatos que envolvem o famoso ET de Varginha, enfrentei desafios medonhos e ouvi relatos que nunca imaginei, nem assistindo o mais inacreditável filme de ficção científica. Na busca por checar informações e fazer o melhor que podia, houve um turbilhão de dúvidas, mas segui adiante e não deixei de ouvir, com respeito, nenhuma fonte que tinha algo a dizer. Este livro não é uma tese de sustentação de nada, não veio com o propósito de comprovar o que quer que seja, apenas reunir relatos que por si mesmos montam um interessante quebra-cabeças sobre o caso. Mas é preciso ler com calma e interesse para compreender. 

Noticiar.net: Quantas histórias sobre ETs constam do livro? Poderia nos falar sobre algumas?
Margarida:
Não contei! Mas são muitas histórias, viu! Entre tantas, me impressionaram demais os relatos de avistamentos de moradores da Serra da Tormenta, em Carmo do Rio Claro, onde fui mais de uma vez, subi a serra, conversei com moradores sobre avistamentos de OVNIs e de ETs. Eram vários casos e relatos, mais de dez, só o que eu ouvi. Mas todos davam notícias de muitos mais, casos antigos, inclusive, contados por seus pais e moradores mais antigos da serra. Me lembro também de um dentista de Três Corações. Ele achava todo aquele alvoroço sobre os ETs uma grande piada, até ter a sua própria experiência pessoal de avistamento de uma nave. Os relatos de dona Terezinha Clepff, que avistou uma das criaturas no zoológico de Varginha, também foram marcantes. Ela ficou de fato muito tocada e nos tocou também.

serra-tormenta.jpg

Serra da Tormenta:  local onde muitas pessoas viram OVNIs e ETs na região / Reprodução Pref. CRC

Noticiar.net: Você chegou a descobrir se o Brasil ou Minas Gerais são locais com muitos casos de aparição de ETs?
Margarida:
O Brasil é um point das galáxias! Há algo muito precioso por aqui que está sempre na mira destes visitantes. O que é, a gente não sabe exatamente. Podem ser interesses bem diversos, como o que os terráqueos também teriam se visitassem outros planetas. Nós, habitantes da Terra, estamos nesta empreitada por descobrir chances de vida em outros lugares do universo, há muito tempo. Há muitos relatos de avistamentos no país todo, mas Minas, no Rio grande do Sul e algumas regiões de Goiás, há mais registros ainda. O Sul de Minas tem muitas histórias. A cidade de Luminárias recebeu este nome em razão do mistério das luzes avistadas nas serras ao seu redor. São frequentes os avistamentos.

Noticiar.net: De que forma seu livro irá contribuir para esclarecer o tema e a passagem de ETs pela região?
Margarida:
Não sei se ele contribui para esclarecer o tema. Não o escrevi com esta intenção. Conto o que vivi naquele ano inesquecível para mim, e creio que para muita gente. Deixo informações diversas que o leitor pode analisar e complementar com outras fontes (a internet está cheia de vídeos e documentários valiosos do caso). Eu, confesso, levei o ano de 1996 inteiro para montar o meu quebra-cabeças sobre aqueles fatos. Mas é a minha visão pessoal, o que eu tirei daquilo tudo. Cabe ao leitor fazer a analogia dele, ter a compreensão dele. Neste sentido, talvez o meu livro contribua, sim, de alguma forma, mas reafirmo, não tive esta intenção. Meu relato é de repórter, não de ufólogo. Talvez meu livro lance mais dúvidas do que esclarecimentos, mas vale ressaltar que a dúvida aqui é um grande avanço!

Noticiar.net: Há alguma pesquisa para avaliar se os brasileiros acreditam em ETs? Você acredita em ETs?
Margarida:
Sim, ufólogos conceituados possuem estas pesquisas. Mas acho que não é a quantidade de pessoas que acreditam, ou não, que muda alguma coisa, sabe. Acho que não há uma só pessoa que alguma vez na vida não tenha olhado para o firmamento numa noite estrelada e se perguntado: ‘será que estamos sozinhos no universo? Será que só o planeta Terra tem moradores? De onde viemos? Para onde vamos?”. Todo mundo já se perguntou isso alguma vez! E já sondamos tanto o céu e os movimentos do sol, lua, estrelas, constelações que aprendemos a contar o tempo, as horas, a definir as estações, os equinócios, solstícios ... os anos bissextos. Isso é estudo, é observação milenar. Sempre gostamos disso, nos encantamos com isso. O céu é instigante! Eu acredito que o criador do firmamento não teria tido o trabalho de criar tudo o que criou para vigorar os humanos sozinhos aqui, em um único planetinha! É muita arrogância do habitante da Terra se achar o bendito é o fruto, o rei do universo inteiro. Isso nunca me entrou na cabeça. Portanto, pertenço à categoria dos terráqueos que, sim, acreditam em outras formas de vida, em outros lugares, além da terra.

SERVIÇO
Lançamento "Os ETs de Varginha. Os bastidores de uma cobertura do outro mundo"
,  de Margarida Hallacoc, Páginas Editora (BH), 200 páginas. Mês de lançamento: maio de 2023. Preço: R$ 39,00. E-book deve ser lançado nas próximas semanas e estará disponível na Amazon.  

VEJA MAIS

Serra (2).jpg
torrone3.jpg
doces-sortidos.jpg
bottom of page