DEGUSTE

torrone.jpg

Fotos: Divulgação

O resgate gastronômico do

torrone de Carmo do Rio Claro

Reportagem e edição: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

18/06/2021

whats-logo.png

Nessa época do ano, um dos ingredientes mais utilizados na cozinha é o amendoim. Por isso, a reportagem foi atrás de uma iguaria produzida em Carmo do Rio Claro que é um verdadeiro resgate cultural gastronômico: o torrone, que se diferencia do tradicional pelo mix de leite, mel, cacau e amendoim.

 

Resultando num torrone escuro e delicioso, a receita original é da família de Clariane Vilela Brandão e foi divulgada recentemente num treinamento gratuito do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Carmo do Rio Claro. A cidade é famosa por seus doces cristalizados e o curso de doces artesanais objetivou atualizar e formar novas doceiras, além do resgate culinário.

“Eu herdei o gosto pela gastronomia dos meus antepassados. O livro de receitas da minha bisavó, de 1942, ficou comigo e eu tenho como propósito preservar a história dessa cultura alimentar e mostrar essa riqueza para o

Brasil todo”, diz Clariane, recém-formada em gastronomia. “Os doces cristalizados do Carmo são uma jóia e o curso do Senar é incrível para aumentar o aprendizado e experiência”, completa. 

 

Neta de produtores, Clariane chamou atenção da instrutora do Senar, Luana Dias de Paula, que aproveitou a ocasião e promoveu o resgate cultural do torrone. De origem italiana, a iguaria ganhou várias versões pelo mundo que agrada a grande maioria dos apaixonados por doces.

Clariane, que já é pesquisadora de receitas antigas por natureza, se prontificou a repassar como é feito o torrone dos seus antepassados, aliando com as técnicas disponibilizadas no curso do Senar para produção dos doces cristalizados, em compota, massa e geléias.

 

“Não podemos deixar essa cultura morrer. Temos um impasse com as doceiras antigas que já se foram e outras que saíram da atividade, sem passar as receitas adotadas. O Senar tem esse trabalho de resgate cultural que é fantástico. Fazemos caderno de receitas nos cursos e estimulamos as mães a levarem para as filhas”, explica Luana.

 

Veja a receita abaixo para você fazer em casa. Ela foi divulgada especialmente para o Noticiar.net.

Torrone Clariane Brandão

Ingredientes

1 litro de Leite

1 xícara (chá) ou 250ml de  mel

1 colher (sopa) de cacau 50%

1 1/2 xícara de açúcar refinado

1 colher (sopa) de manteiga 

500 gr de amendoim

 

Preparo

Separe todos os ingredientes e numa panela de fundo grosso misture os ingredientes líquidos: leite e mel. Acrescente o açúcar refinado, cacau peneirado e misture, juntamente, com os demais ingredientes.

Coloque a mistura para ferver em fogo médio mexendo com uma espátula ou colher de pau até reduzir e chegar em ponto de bala mole. Ao chegar nesse ponto, desligue o fogo e adicione a manteiga. 

 

Misture até dissolver por completo a manteiga e adicione o amendoim aos poucos. Transfira a mistura para uma assadeira untada com manteiga e espere esfriar e se deliciar. Você pode partir em pedaços quadrados do tamanho de sua preferência e embale em papel manteiga (como nas fotos).

torrone3.jpg
torrone1.jpg

VEJA MAIS