JORNALISMO 360º
TURISMO

Mirante de Furnas
Texto: Keuly Vianney
Imagem 360º: Aluísio de Souza
05/05/2019

A Hidrelétrica de Furnas Centrais Elétricas, entre São José da Barra e São João Batista do Glória (MG), é muito conhecida por ser a primeira grande represa construída no Brasil na década de 1960, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), para geração de energia elétrica. Lá, há um lugar muito especial que oferece uma vista privilegiada da barragem: o Mirante da Usina de Furnas.
O local virou atração turística para quem visita o Sudoeste Mineiro. O Mirante, que ainda tem uma construção em estilo modernista, proporciona contato direto com a natureza e, ao mesmo tempo, observa-se o funcionamento das turbinas, principalmente quando as comportas estão abertas.
A barragem possui outros mirantes, mas este ponto proporciona uma grande visualização de todo complexo da Usina de Furnas, um patrimônio nacional que abastece grande parte do país com a energia gerada pelas águas do Rio Grande.
O reservatório, um marco na construção das grandes hidrelétricas brasileiras, banha 34 municípios mineiros e ficou conhecido como Lago de Furnas. Já o Rio Grande é chamado de Mar de Minas.
Onde: Rodovia MG 050, sentido Passos-Belo Horizonte, entre os km 320-321
Horário de visitação: 24h
Valor: Gratuito
VEJA MAIS
Aniversário do Glória
Veja programação completa dos 70 anos da Cidade
das Cachoeiras