BEM-ESTAR
5 razões para aderir à coleta seletiva do lixo em Passos
Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
19/01/2023
Neste mês, os passenses iniciaram a coleta seletiva do lixo para futura reciclagem. Aderir a esse processo é importante, pois garante diversos benefícios para o bem-estar da população, aumentando a qualidade de vida e ajudando na preservação do planeta. Veja 5 razões para se engajar nesse sistema de coleta e separação de materiais que podem ser reciclados, como papel, plástico, metais e vidros.
A Prefeitura de Passos vem implantando a coleta seletiva dentro do projeto Minas Reciclando Atitudes, iniciativa do Ministério do Trabalho e da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), que é realizada por uma consultoria educacional de forma gratuita aos municípios.
Em Passos, a modalidade é a de porta a porta junto com os moradores, que estão recebendo orientações sobre o processo. Também já foi divulgado os dias de coleta em cada bairro da cidade (veja os horários e dias da semana abaixo). Já empresas e instituições devem fazer agendamento pelo telefone ou whatsapp (35) 3526-1993.
*Na segunda-feira a partir das 7h: Nossa Senhora das Graças, Parque da Fazenda, São João, Exposição, Santa Rita, Muarama I e II, Centenário, Líbano, São Francisco, Eldorado, Jardim Cidade, Santa Terezinha, Santa Helena, Jardim Continental, Jardim Pinheiros, Pq das Aroeiras, Planalto, Alto dos Nobres, Penha II, Vila Betinho, Cohab 4 e 5, Pq Tropical, Distrito Industrial II, Jardim das Acácias, Aeroporto, Vilão São José, Portal das Palmeiras, Jardim Helaine, Jardim Florença, Recanto dos Pinheiros, Sta Luzia, Polivalente, Recanto da Harmonia e Recanto da Harmonia III.
*Na segunda-feira, quarta e sexta-feira a partir das 12h: Centro, Belo Horizonte, Jardim América e Mário Magalhães.
*Na Terça-feira a partir das 7h: São Benedito, Bela Vista, Bela Vista II, Jardim Colégio de Passos, Casarão, Novo Mundo III, Recanto do Bosque e Mirante do Vale I e II, Novo Horizonte, Monsenhor Messias, Serra das Brisas, Canto Verde, Villágio D'Itália, Serra Verde, Dedé Veloso, Recanto da Teka, Jardim Aclimação, Jardim Flamboyant, Jardim Canadá I e II, São Joaquim, Nossa Senhora Aparecida, Vila Romana.
*Na quarta-feira a partir das 7h: Penha, Francisca Silveira, Jardim Satélite, Maria Augusta, Cohab I, Coração Eucarístico, Cohab II e III, Primavera, Jardim dos Ipês, Parque da Estação, Jardim Califórnia, Nova Califórnia, Nossa Senhora de Lourdes, Coimbras, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Elaine, Jardim Florença, Recanto dos Pinheiros, Santa Maria Gorete.
*Na quinta-feira a partir das 7h: Vila Rica, Novo Mundo I, II e IV, Monte Belo, Parque Alvorada, Condomínio das Nações, Santa Casa, Candeias, Dona Dina, Canjeranus, Jardim das Rosas, Carmelo, Panorama, São Sebastião.
Para iniciar a sua coleta, uma das primeiras dicas é que todos os recicláveis podem ser separados juntos. Cuidado com as embalagens de leite, requeijão, iogurtes e outras com resto de alimentos, pois estas devem ser higienizadas num simples enxágue rápido.
Os itens que não devem ser separados e não são recicláveis são: restos de alimentos, papéis higiênicos e fraldas usadas, papéis engordurados, espelhos quebrados, peças de porcelana e madeira. Veja as 5 razões selecionados pelo Noticiar.net:
Primeiro passo
A coleta seletiva é o primeiro passo para possibilitar a reciclagem, pois é o ato de separar os materiais usados que vão parar no lixo, mas que podem ser reciclados e reutilizados. A separação do material orgânico (restos de alimentos e papel higiênico usado, por exemplo) do inorgânico (papel, plástico, metais e vidros) pode ser feita por qualquer pessoa em sua própria casa.
Com o processo, os materiais a serem reaproveitados já chegam separados, facilitando o trabalho de catadores e recicladores, a fim de serem transformados em novos produtos e comercializados por meio da reciclagem, seja artesanal ou industrial.
Redução de danos ambientais
O lixo não separado para coleta seletiva é direcionado para aterro sanitário, lixões ou incinerado, prejudicando e poluindo o meio ambiente. Ao manter os itens em sacos de lixo separados do lixo orgânico, como está sendo incentivado em Passos, o material tem grande probabilidade de ser reciclado, evitando ficar exposto e agredir o solo, as águas, os animais e todo ecossistema.
O risco de contaminação é bem reduzido. Além disso, o material reciclado consome menos energia e reduz o impacto ambiental de muitos produtos.
Incentiva o coletivo
Ao fazer a coleta seletiva, a pessoa pensa no próximo, uma vez que a causa é coletiva influenciando cada indivíduo, o país, o planeta. A união em prol da preservação ambiental se fortalece e envia uma mensagem às autoridades e políticos em nível local, nacional e internacional. É comum dizer que as pessoas responsáveis por seus resíduos fazem diferença política na prática, pois são mais conscientes. Assim, todos se beneficiam, da população até as indústrias.
Também é uma forma de incentivar a conscientização ambiental nas crianças desde cedo.
Custo zero
Não existe nenhum custo para fazer a coleta seletiva do lixo. É exigida somente um pequeno tempo de um momento do seu dia para classificar seus resíduos e colocá-los numa sacola, deixando-a separada do lixo orgânico.
Impactos positivos
Conforme a ONG WWF Brasil (Fundo Mundial Para a Natureza), você pode ajudar o meio ambiente na hora de separar o seu lixo. Confira abaixo os impactos positivos na natureza ao coletar materais fáceis de serem selecionados em casa:
Papel
A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental, reduzindo em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores. A cada 28 toneladas de papel reciclado, evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores).
Metais
Uma tonelada de latinhas de alumínio economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários, quando recicladas. Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio, poupa-se 95% de energia e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água.
Vidro
O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo. Como o vidro não se degrada facilmente, não deve ser descartado no solo. Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.
Plásticos
A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão de obra pela implantação de pequenas e médias indústrias. Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente. Cem toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.
VEJA MAIS