CULTURA

Fotos: Divulgação

Artista desenha ‘Passos Antiga’ em bico de pena

Reportagem e edição: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

24/07/2021

whats-logo.png

Um pouco do que Passos foi em tempos idos integra a série ‘Passos Antiga’, desenhada em caneta bico de pena pelo artista Maurício Ponsancini. O passense já possui mais de 30 desenhos em preto e branco de lugares emblemáticos da cidade, que é considerada a capital do Sudoeste Mineiro e hoje possui cerca de 115 mil habitantes. A serie será toda catalogada pelo artista. 

A antiga estação ferroviária, hoje Estação Cultura, a Capela Centenária e o Santuário da Penha já estão no portfólio do artista, retomando uma composição identitária de Passos. Ainda constam da série a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, a já demolida Igreja de Santo Antonio e algumas ruas emblemáticas da cidade, com seus casarões do início do século 20.

Os desenhos são produzidos em tinta nanquim e em papel canson. “Há algum tempo, estou me dedicando a uma série com o tema Passos Antiga, todos desenhos em bico de pena. Nem sempre fico com os desenhos, que são repassados a clientes e colecionadores de meus trabalhos, mas agora estou catalogando todos os desenhos da série”, conta Maurício. 

Confira na Galeria alguns desenhos selecionados para a reportagem (arraste as imagens e clique na foto para ler a legenda: 

Conhecido por seu trabalho de restauração de móveis antigos, Maurício também é pintor. “Já fiz vários quadros da cidade em óleo sobre tela, mas gosto do desenho a bico de pena por ser mais rápido e há bastante tempo uso essa técnica. Pretendo pintar quase todos os pontos da cidade pelo desenho”, adianta o artista.

Muito mais que pintor, Maurício é um árduo defensor da cultura local, preservando materiais antigos, principalmente fotos, as quais ele divulga em seus canais nas redes sociais. Um deles é a página Memorial Fatos e Fotos no Facebook, com quase 10 mil seguidores.

O trabalho de desenho com caneta de bico de pena é apenas mais uma produção original do artista, que tem um olhar cultural da cidade e dos passenses. Com a caneta bico de pena, o artista pode usar traços no efeito fino-grosso, dando volume aos desenhos e imprimindo seu próprio estilo.

Na Galeria abaixo, veja mais desenhos do artista, agora das igrejas de Passos (arraste as imagens e clique nas fotos para ler a legenda): 

VEJA MAIS