top of page

TURISMO

capitolio-letreiro2.jpg

Foto: Aluísio de Souza

Mutirão quer reconstruir orla de Capitólio no próximo sábado

Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
13/06/2023 

whats-logo.png

A orla de Capitólio, no Sul de Minas, vai receber uma ação transformadora no próximo sábado, 17 de junho. Pelo menos é o que promete os organizadores de um mutirão para reconstruir e embelezar a área considerada uma das principais atrações turísticas da cidade. O evento, que pretende envolver toda a comunidade local, ocorre das 8h às 17h, esperando a participação de 500 pessoas, sem falar nos visitantes de outros municípios vizinhos e turistas que estão convidados a integrar essa atividade coletiva. 

A orla de Capitólio fica na entrada da cidade e possui cerca de 5km, sendo um atrativo famoso devido à prainha, presença de restaurantes e bares, além de ser palco de eventos diversos. Durante a ação, serão realizadas as seguintes atividades: 

*Limpeza

*Retirada de lixo

*Plantio de árvores

*Pintura

*Embelezamento

*Atividades diversas: ações de saúde e assistência social, arrecadação de agasalhos para doação, eventos culturais e esportivos, cãominhada e uma feira de adoção de animais resgatados das ruas

O mutirão na orla é uma ação dentro de um programa maior, o Projeto Arca, que tem como gerente executivo Enzo Arns, que desenvolve trabalho de promoção do turismo nacional em outras regiões do Brasil, como em Gramado (RS). "O projeto visa a reconstrução do turismo de Capitólio com os empresários locais, objetivando envolver toda a comunidade para que ela perceba que pode ajudar a melhorar o turismo. Por isso, essa ação é coletiva", explica. 


Conforme ele, há tempos o projeto vê a necessidade de intervenção na orla. "É uma área que merece carinho especial e diferente por parte de todos os envolvidos com turismo na cidade. Atualmente, a orla não recebe a atenção necessária. Também não é uma crítica ao poder público, que está conosco no projeto, mas sim mostrar que toda comunidade pode fazer algo junto e melhorar a condição da área". completa Enzo Arns. 

Além das dificuldades enfrentadas por Capitólio devido ao acidente nos cânions ano passado, ele lembrou da inundação na orla em janeiro de 2023, que prejudicou a área de forma estrutural e ambiental. "Pensamos num evento de mobilização para reconstrução da orla e ainda essa integração da comunidade, pois a economia da cidade depende diretamente do turismo",  lembra. Capitólio é uma das principais cidades na região do Mar de Minas.


Para a ação deste sábado, a orla será divida em três áreas principais: praia artificial, orla externa e setor do letreiro. Como a ideia é revitalizar e trazer embelezamento ao local, o evento coletivo será um preparativo para receber o  2º Circuito de Arte Contemporânea de Capitólio, previsto para julho. 

"A partir dessa ação e mutirão, vamos replicar a ideia em outras áreas da cidade. O Projeto Arca pretende justamente resgatar a autoestima e a reconstrução do turismo de Capitólio com a ajuda de todos", adianta Enzo. 


Além dos envolvidos no Projeto Arca, estão organizando e vão participar do evento Prefeitura de Capitólio, Marinha do Brasil e associações da cidade. 

VEJA MAIS

digitalizar0008.jpg
parque-tirolesa_edited.jpg
rotas.jpg
bottom of page