Visite museus online na 18ª SNM

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

19/05/2020

Para comemorar a 18ª Semana Nacional de Museus, iniciada ontem e que prossegue até o dia 24 de maio, o Noticiar.net selecionou alguns museus para você visitar de casa. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que obrigou o fechamento por tempo indeterminado dos espaços, vários museus do país estão com programação online para celebrar a data, incluindo visitas virtuais e tour 360º.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, com objetivo de valorizar e aumentar a visita aos museus do país. Em 2020, o tema é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, refletindo sobre as desigualdades da sociedade contemporânea e como os museus podem valorizar a diversidade promovendo a inclusão.

Confira abaixo alguns museus brasileiros com grande acervo histórico e cultural e os lançamentos online para esta semana, incluindo visitas em 360º, vídeos, palestras online, coleções digitalizadas, etc (clique na foto para acessar o site). O Ibram também divulgou a programação de vários museus pelo país, que pode ser conferida pelo link www.museus.gov.br/

Museu Imperial (RJ)

Que tal começar sua visita pelo Museu Imperial do Brasil, em Petrópolis? O Palácio foi residência de verão do imperador Dom Pedro II e sua família, sendo construído entre 1845 e 1862 e abrigando o museu desde 1940. De forma interativa, estão disponíveis em tour virtual e ambientes 360º as principais dependências do museu. Você pode visitar a Sala do Trono, Pavilhão das Viaturas e ter acesso às coleções digitalizadas de documentos, quadros e da biblioteca. O espaço ainda possui precioso conjunto de fotografias que recupera parte da história visual do Brasil.

Pinacoteca de São Paulo (SP)

A Pinacoteca de São Paulo é um dos museus mais visitados do Brasil. Fundado em 1905 pelo governo do Estado de São Paulo, transformou-se num museu de artes visuais com ênfase na produção artística brasileira do século 19 até a fase contemporânea, mantendo diálogo com culturas do mundo todo. O acervo original possui cerca de 11 mil peças,como telas, esculturas e instalações. Dentre os artistas brasileiros, destacam-se os trabalhos de Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Almeida Júnior, Portinari, Pedro Alexandrino. O espaço, bem no centro da capital paulista, na estação da Luz, dá acesso online com o #pinadecasa, pela qual você faz visita virtual em 360º e assiste vídeos, além de jogos educativos.

Museu da Inconfidência (MG)

Direto de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência inaugura nesta semana a exposição virtual “Vivências”, em que serão expostas fotografias dos visitantes que passaram pelo museu nas mídias sociais. Também está programado acesso ao Banco de Projetos do Museu da Inconfidência, espaço que vai disponibilizar ações de inclusão das artes visuais e temas relacionados à história de Minas Gerais. Antes penitenciária estadual, o prédio tornou-se museu em 1938, amealhando raras peças dos séculos 18 e 19, incluindo obras-primas de Aleijadinho, Mestre Athaíde, Vieira Servas, João Nepomuceno, Palliére e outros artistas do período colonial.

Museu Villa Lobos (RJ)

O Museu Villa Lobos lança no dia 24 de maio a exposição virtual Native Brazilian Music: 80 anos, que conta o percurso da gravação de um dos mais icônicos discos da história da música brasileira, o Native Brazilian Music, de 1940, em parceria com o Google Arts & Culture. No encontro promovido pelo maestro Heitor Villa-Lobos, foram apresentadas músicas de Cartola, Pixinguinha e Donga ao maestro britânico Leopold Anthony Stokokwsk, fundador da Orquestra Sinfônica Americana e da Hollywood Bowl Symphony Orchestra. Também estão disponíveis 50 fotos do acervo do museu sediado no Rio de Janeiro.

Museu Oscar Niemeyer (PR)

Durante toda esta semana, o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba (PR), vai apresentar várias atividades em suas redes sociais. Mas no site oficial, há atrações interativas, incluindo uma página em parceria com o Google Arts & Culture, no qual você acessa exposições online do museu, como dos Irmãos Campana e sobre a Ásia. São fotos, vídeos e informações para quem adora arte e cultura.

3º Festival Nacional de Teatro

de Passos tem 40

atrações gratuitas

3º FNTP

Veja seleção de museus no mundo e no Brasil que oferecem visitas em 360 

7 museus virtuais

Flora e fauna

Pesquisas da Uemg apontam quais aves e plantas mais frequentes em Passos

2019-2020  © Copyright Noticiar.net