#fiqueemcasa: 7 museus com visitas virtuais

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

04/04/2020

Que tal conhecer grandes museus neste período de #fiqueemcasa? Dá para fazer visitas virtuais em 360º, como se você estivesse lá, olhando para obras de arte e arquitetura ao vivo. O Noticiar.net selecionou 7 museus que disponibilizam tour virtual nestes tempos de isolamento social e quarentena pelo Brasil e pelo mundo por causa do novo coronavírus.

Para quem gosta de viajar com arte, este é um grande programa cultural sem sair de casa, tanto para crianças, jovens e adultos. Muitas das instituições oferecem o serviço em seu próprio site, enquanto outros disponibilizam o tour virtual numa parceria com o Google Arts&Culture. Confira abaixo a seleção e divirta-se!

Masp

O Museu de Artes de São Paulo (Masp) disponibiliza visita online e 360º ao seu acervo, com áudio guiado e informações detalhadas sobre as obras. A coleção reúne mais de 10 mil trabalhos, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos da produção européia, africana, asiática e das Américas. Lá, você pode apreciar os trabalhos de mestres da pintura, como Rafael, Renoir, El Greco, Monet, Van Gogh, Picasso. O Masp foi fundado em 1947 e é considerado um dos mais importantes da América do Sul.  

Museu do Louvre

Um dos mais visitados do mundo, o Museu do Louvre, em Paris, disponibiliza quatro visitas virtuais do seu vasto acervo de obras de arte, uma das mais completas do planeta. No site, você pode fazer um tour na Petite Galerie, Antiguidades Egípcias, Fossos do Louvre e Galeria d’Apollon, descobrindo os trabalhos de Delacroix, Rembrandt e Tintoretto. No site, também há muitas informações e fotos sobre os vários espaços do museu, que é gigantesco, pois foi fundado no século 18.

Museu Casa de Portinari

O  Museu Casa de Portinari fica em Brodowski (SP), onde o artista Cândido Portinari viveu com a família. Quando criança, ele espalhou sua arte pelas paredes de casa, que são preservadas até hoje. Todos os espaços levam ao trabalho de Portinari, incluindo o ateliê e a Capela da Nona, que conta com vários trabalhos de um dos artistas brasileiros mais conhecidos no mundo. O museu foi inaugurado em 1970.

  clique na imagem para abrir o site  

Museu do Vaticano

Museu do Vaticano

Pela Internet, o Museu do Vaticano oferece sete visitas 360º nos principais espaços do museu, como as Salas Rafael, Pio Clementino e Chiaramonti. Imperdível é o tour na Capela Sistina, onde estão as obras dos maiores pintores da Renascença, como Botticelli, Ghirlandaio, Perugino e a mais brilhante de todas, a pintura do teto e o Juízo Final no altar, produções artísticas de Michelangelo. Começou a ser idealizado pelos papas no século 16 e tem vasta coleção artística.

  clique na imagem para abrir o site  

Inhotim

Para quem curte arte contemporânea ao ar livre, o Museu Brumadinho (MG) é a melhor opção. Em parceria com o Google Art Project, o Instituto Inhotim disponibilizou para o mundo o acervo de suas obras junto aos seus jardins e galerias. Com a visita virtual, você pode caminhar por toda área, admirando uma coleção botânica, de fauna e flora, que reúne espécies raras de todos os continentes. Apesar de ser um sonho desde a década de 1980, abriu as portas ao grande público em 2006.

Inhotim

  clique na imagem para abrir o site  

Museu Hermitage

O Museu Hermitage está localizado em São Petersburgo, na Rússia, abrigando uma coleção enorme de pinturas, esculturas, arqueologia e obras gráficas da história russa, européia, oriental e do Norte da África. O museu está distribuído em 10 prédios e possui 3 milhões de peças, sendo o principal deles o Palácio de Inverno , residência oficial dos czares até a queda da monarquia russa. Foi fundado no século 18.

Metropolitan Museum of Art

Metropolitan de NY

Em Nova York, o Metropolitan Museum também é um dos mais visitados do mundo com abrangente coleção permanente, incluindo obras do Antigo Egito, pinturas, esculturas e arte moderna americana.  Foi fundado em 1870 e abriga importantes pinturas europeias dos séculos 17 ao 20, além de milhares artefatos do Oriente Próximo. 

  clique na imagem para abrir o site  

Visita online

#vidasnegrasimportam

Flora e fauna

Na Semana Nacional do Museu, visite de casa espaços nacionais com grande acervo cultural

Confira 5 museus sobre a cultura negra num momento de ondas antirracistas pelo mundo

Pesquisas da Uemg apontam quais aves e plantas são mais frequentes em Passos

2019-2020  © Copyright Noticiar.net