2019  © Copyright Noticiar.net

JORNALISMO 360º

3º FNTP tem 40 atrações gratuitas

Reportagem e edição: Keuly Vianney

Imagem 360º: Aluísio de Souza

Arte: Hanna Teixeira

O 3º Festival Nacional de Teatro de Passos (FNT) preparou cerca de 40 atrações gratuitas de 21 a 28 julho, entre peças de teatro, exposições de arte, lançamento de livro e oficinas, que vão acontecer em vários pontos da cidade. A programação do evento multicultural também inclui a participação de duas artistas de renome nacional, como a atriz global Rosi Campos e a cantora Tânia Alves.

Nesta terceira edição, o FNT de Passos homenageia a atriz passense Gilda Parenti, que deu nome ao troféu na mostra competitiva de teatro. É estimada a presença cerca de 30 mil pessoas nos oito dias do festival em 2019, conforme previsão da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc) e do organizador do evento, Maurílio Romão.

São 31 espetáculos, três oficinas, três exposições, além do bar e da festa do festival. Um dos principais espaços de apresentação é o Teatro Rotary (arraste a imagem acima para ver área interna em 360º pela primeira vez). Ouça áudio do organizador ao lado falando sobre a importância do festival para Passos e região. 

Maurílio Romão - 3º FNTP
00:00 / 00:00

As apresentações começam cedo: às 10h do dia 21 julho, que tem três peças agendadas, mas a grande atração do domingo é o espetáculo convidado Auto da Compadecida, dirigido por Gabriel Villela (confira toda a programação abaixo).

Durante a semana, se apresentam 28 cias teatrais inscritas na mostra competitiva, mas as principais atrações ficam por conta , além do clássico Auto da Compadecida, do espetáculo Aqueles Dois; show com Toninho Horta; lançamento do livro de Rosi Campos; e bate-papo com a cantora Tânia Alves.  

Locais

Em Passos, as apresentações acontecem em 10 locais: praça do Rosário, Teatro Rotary, praça da Matriz, Estação Cultura, praça do Cristo, Teatro Coliseum, Santuário da Penha, Palácio da Cultura, praça Nossa Senhora das Graças e Casa da Cultura.

Com essa dispersão, houve a descentralização do evento, pois as atrações foram levadas para alguns bairros para que os espetáculos atinjam o maior público possível e não se concentrem somente na área central. Outras duas cidades da região também recebem peças do FNT: Carmo do Rio Claro e São José da Barra.

Essa proposta de descentralização é traduzida até na origem dos grupos que se inscreveram para a mostra competitiva: representantes de seis Estados.

Debates

Com a realização dos festivais anteriores, os organizadores aprimoraram o festival, oferecendo novas performances e propostas de reflexão sobre a arte. Nesta edição, debates serão iniciados entre os jurados logo após o final de cada peça, com a presença do público.

 

“O festival continuará quebrando barreiras e alcançando, principalmente, aqueles que nunca apreciaram uma apresentação teatral. Nosso objetivo é realizar um festival de nível nacional, com espetáculos de grande qualidade e reconhecimento, possibilitando intercâmbio cultural entre os artistas e os participantes, e facilitando o acesso às fontes de cultura, além de estimular a produção e difusão artística regional”, afirma Maurílio.

Serviço: 3º Festival Nacional de Teatro de Passos. De 21 a 28 de julho em vários locais da cidade. Entrada gratuita, com ingressos distribuídos 1 hora antes de cada atração. Os interessados devem atentar para faixa etária das peças. 

Aniversário do Glória

Veja programação completa dos 70 anos da Cidade

das Cachoeiras

Mirante de Furnas

Faça visita virtual no Mirante dos Canyons

de Furnas