JORNALISMO 360º
INVERNO
Cidades invernais
para visitar de casa
Reportagem e edição: Keuly Vianney
WebDesign: Hanna Teixeira
27/06/2020
Com a chegada do inverno, nada melhor do que viajar para destinos charmosos de baixas temperaturas, com paisagens lindas e aconchegantes que só podem ser vistas durante este período do ano. Só que não. Com a pandemia do novo coronavírus, o deslocamento é desaconselhável, mas dá para fazer visitas 360° e com fotos por cidades brasileiras reconhecidas pela sua beleza invernal.
Para este passeio dentro de casa, a reportagem escolheu cinco destinos típicos e muito visitados na estação, justamente pelas baixas temperaturas: Campos do Jordão (SP), Canela (RS) e Urubici (SC), onde chega a cair um pouco de neve praticamente todos os anos. Já Curitiba (PR) e Poços de Caldas (MG), você pode fazer uma visita 360°.
Confira abaixo informações sobre esses destinos turísticos e saiba a temperatura média das localidades durante uma das estações mais lindas do ano.
Campos do Jordão (SP)
A 183km da capital São Paulo, Campos do Jordão é um dos destinos de inverno mais badalados do interior do Brasil. Arquitetura bem ao estilo europeu e com temperaturas amenas, a cidade pode marcar abaixo de 0°C nos termômetros durante o outono/inverno, sendo ideal para quem curte dias mais gelados. Veja Galeria ao lado e clique na foto para ler a legenda.
A Vila Capivari, no centro, é uma das principais atrações e na alta temporada fica lotado de visitantes, pois ali se concentram restaurantes, bares e lojas. Mas a cidade tem atrações para o dia todo, como parques, o jardim temático Amantikir e o teleférico que leva ao Morro do Elefante, de onde é possível ter uma vista panorâmica de Campos do Jordão.
Curitiba (PR)
Considerada a capital brasileira mais fria do Brasil, Curitiba é uma cidade imperdível no inverno, com seus parques, museus e centro histórico. Nesta visita virtual feita pelo Instituto Municipal Curitiba Turismo, você vai a 10 lugares em 360°, incluindo o Jardim Botânico e a Opera de Arame. Com o título de cidade sustentável, chega perto de 0°C na estação, mas tudo é compensado com suas mais de 40 áreas verdes, como os parques, as praças e a Universidade Livre do Meio Ambiente. Tudo com um toque das colônias de imigrantes que ajudaram a fundar Curitiba, principalmente poloneses, alemães e italianos.
Canela (RS)
Charmosa, Canela fica na Serra Gaúcha a 7km de Gramado e 124km de Porto Alegre. Nos dias mais gelados do inverno, a temperatura pode despencar para abaixo de 0°C. No centro, destaca-se a arquitetura da Igreja Matriz N.S. de Lurdes, de 65m de altura no estilo gótico e conhecida como Catedral de Pedra, pois é revestida em pedra basalto. No seu interior, o altar é de madeira entalhada, vitrais coloridos e 12 sinos de bronze. A igreja pode ser vista de vários pontos da cidade. Beleza natural e parques são atrações à parte, principalmente o Parque Caracol, onde fica a cascata Véu de Noiva, com 131m de queda d’água. Veja Galeria ao lado e clique a foto para ler a legenda.
Poços de Caldas (MG)
No Sul de Minas, uma das cidades mais visitadas no inverno é Poços de Caldas, que chega à temperatura média inferior a 10°C na estação. Virou destino turístico devido aos poderes de suas águas, desde a visita ilustre da família real de Dom Pedro II e outros famosos. As principais atrações são as termas, com águas sulfurosas e relaxantes, o Palace Cassino e o Palace Hotel, que possui uma piscina térmica num suntuoso salão sustentado por colunas de mármore carrara. Também vale passear pelo teleférico e o Cristo Redentor, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Hoje, Poços de Caldas já desenvolveu o turismo ecológico, cultural, de aventura e esportes radicais. Conheça 14 pontos nesta visita 360° do Descubra Poços, como rampa de voo livre e a Fonte dos Amores.
Urubici (SC)
Para quem gosta de friaca de verdade, Urubici faz a alegria dos turistas com temperaturas abaixo de zero e até neve. Na Serra Catarinense, está a cerca de 170km de Florianópolis e disputa com São Joaquim e Urupema o título de uma das cidades mais frias do Brasil. Na década de 1990, registrou a temperatura mais baixa do país com -17°C e sensação térmica de -40°C. Além do centrinho agradável, com a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, há boas opções de beleza natural, como a Pedra Furada e o Morro da Igreja, onde cai neve todos os anos. Veja Galeria ao lado e clique na foto para ler a legenda.
VEJA MAIS
7 museus virtuais
Veja seleção de museus no mundo e no Brasil que oferecem visitas em 360°
Destinos românticos
Casais podem viajar de casa em passeios virtuais neste
12 de junho
Flora e fauna
Pesquisas da Uemg apontam quais aves e plantas mais frequentes em Passos