LITERATURA
Casal da região de Passos já semeou
mais de 20 mil livros pelo mundo afora
Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
27/03/2024
Mais de 20 mil livros já foram doados por meio do "Semeando Livros Mundo Afora", projeto literário de dois escritores da região Sul de Minas: Carlo Montanari, de Passos, e Deucélia Maciel, de Delfinópolis. Juntos, o casal semeia literatura doando obras gratuitas para o público infanto-juvenil de vários países a fim de incentivar a leitura e a imaginação com as histórias contadas nas páginas de um livro.
Na última semana, eles estiveram na Casa da Cultura de Passos especialmente para lançar mais um trabalho da Coleção Semeando Livros, "Encontros em contos", de autoria de Carlo Montanari, que convidou mais 20 amigos para compor a obra. Dentre eles, escritores conhecidos pelos passenses, como Sebastião Wenceslau Borges e José dos Reis Santos, escritor homenageado na Feira Literária de Passos (FliPassos) em 2023.
Capa dos mais novo livro da Coleção Semeando Livros / Fotos: Divulgação
O Semeando Livros Mundo Afora iniciou há mais de 10 anos, em 2013, e já rendeu muitas alegrias e prêmios para os idelizadores justamente por incentivar a leitura em crianças e adolescentes, que, hoje, estão mais ligados ao celular do que no ato de folhear as páginas de um livro. "Foram muitos livros doados neste período e fica difícil calcular o número de doações. Por isso, calculamos que já distribuímos mais de 20 mil, no mínimo", diz Montanari.
Veja abaixo vídeo enviado ao Noticiar.net em que Montanari explica como surgiu a ideia de desenvolver o projeto, num evento em São Luís (MA), onde eles receberam prêmios e doaram uma boa quantidade de livros.
Histórias
Conforme eles, desde então, o projeto já doou livros para países da América do Sul e do Norte, como Argentina, Chile, Estados Unidos e Canadá, e Europa, como França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Suíça, etc. "No Brasil, nossos livros estão em cidades mineiras, em Pernambuco, Ceará, Alagoas, Maranhão. As obras chegam aos leitores na doação presencial ou via Correios", explica o passense.
As histórias são de linguagem simples e de personagens infanto-juvenis, como no caso de "Léa e a Lua", "Bento Bentinho", "A Biblioteca Encantada", que ganhou versão para o inglês, e Rebecca boneca Sapeca", de autoria de Deucélia. Montanari prefere escrever os contos e antologias, como "77, na minha terra os mortos contam... contos", "Mortos resolvem contar... contos" e "Tem um anjo aqui", que está em sua terceira edição.
Deucélia e Montanari com alunas divulgando projeto nas escolas brasileiras
Montanari e Deucélia também já têm planos para o futuro do projeto, como lançar mais livros infantis e de contos. "Vamos continuar com o sucesso do Semeando Livros Mundo Afora, doando nossos livros e de autores que nos enviam seus livros para doação", adiantaram.
Reconhecimento
O passense Carlos Anselmo Parada, químico aposentado, usa o pseudônimo de Carlo Montanari desde que começou a escrever seus livros. Já lançou oito obras e mais de 70 antologias em coautoria, além de alguns trabalhos de cunho espiritual. Ao mesmo tempo, a secretária de escola aposentada Deucélia Maciel Parada escolheu o nome Deucélia Maciel e já escreveu nove livros.
"Já tivemos muitas premiações, como Léa e Lua, da Deucélia, considerado o melhor livro infantil pela Academia de Letras de Goiás Velho em 2012 e em concursos de livros infantis pela Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas) em 2022", conta Montanari. "Pela Literarte, também fomos premiados com "Bibilioteca Encantada", considerado o melhor livro bilingue, e "Tem um Anjo aqui", melhor infantil em 2022", completa.
Além disso, o casal recebeu várias premiações. "Fomos agraciados pelas nossas obras pelo Brasil, como o prêmio Drummond para mim e o prêmio Cecília Meirelles para Deucélia, e em Academias de Letras da França e de Portugal. O Semeando Livros Mundo Afora foi duas vezes destaque da Editora Mágico de Oz e recebeu o prêmio Diamonds of Arts, na Áustria", destacam.
Deucélia repassando livros do projeto para Maurício de Souza
Premiações recebidas pelo casal, incluindo a Comenda José Saramago, de Portugal
Serviço: Semeando Livros Mundo Afora, com distribuição gratuita de livros infanto-juvenis, contos e autoajuda. Solicitação de livros e apoio ao projeto, seja doando obras novas ou usadas a serem repassadas gratuitamente para escolas, bibliotecas ou crianças, entre em contato pelo Whatsapp (35) 98424-4822
VEJA MAIS