ARTES

mural-rose.jpg

Divulgação

Tela de artista é reproduzida em mural em Passos

Texto e fotos: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

08/12/2021

whats-logo.png

Diretamente da tela para as ruas, uma obra da artista mineira Roseymar Zaroni foi reproduzida num mural em Passos, no Sul de Minas. O mural, um exemplar de street art, reproduz em aerografite a Chacára do Tatá na rua Sebastião Pinheiro, no bairro Residencial Pinheiro, e já está chamando atenção dos moradores próximos e de quem transita pela via.

A reprodução em aerografite mede 3m de altura por 5m de comprimento, sendo executada pelo artista Raul Talles. O grafite foi pintado em três dias e finalizado no último domingo.

A iniciativa de reprodução no mural foi de uma das donas do quadro, que contratou Raul Talles, o qual já realizou vários trabalhos da técnica em Passos e outras cidades do país, para executar o grafite. O quadro foi pintado por Roseymar nos anos 2000 em óleo sobre tela e estilo acadêmico a pedido dos familiares e donos da fazenda, que ficava nas imediações onde hoje se encontra o Fórum de Passos.

O mural surpreendeu a artista Roseymar , que se emocionou vendo sua obra reproduzida na rua. “Produzi este quadro com muito carinho na época e tentei ser o mais fiel possível ao casarão da fazenda que não existe mais”, diz. “É muito emoção ver a minha arte assim, na rua, para todos admirarem”, completa.

Impressionista e versátil

Natural de Ouro Fino, a artista Roseymar Zaroni escolheu Passos para morar e é conhecida pelas suas belas paisagens impressionistas do Sul de Minas, florais, abstratos e obras de cunho social, que já mereceram exposições coletivas e individuais em várias cidades do Brasil.

Suas obras já estiveram em exposições em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal, totalizando cerca de 20 mostras individuais e mais de 40 coletivas.

rose-1.jpg

Artista plástica Roseymar Zaroni é conhecida pela sua técnica apurada de pintura

Na Semana Cultural José Antonio da Silva, de Sales Oliveira (SP), ganhou o primeiro lugar no “Prêmio Aquisição Acadêmico” em 2008. Já no Salão de Abril de Belas Artes de Franca (SP), foi premiada com menção honrosa em 2002 e medalha de prata no ano 2000.  


Outros locais de renome onde a artista apresentou suas telas: Galeria de Arte do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, de Campinas (SP) (2010); Galeria de Arte da LBV em Brasília (2009);  Salão de Abril de Belas Artes de Franca (SP) (2008); Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (SP) (2007); Galeria  de Artes Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema da Alemg (BH) (2006); Exposição Individual “Caminhos de Minas Tão Gerais”, no Banco Central de Belo Horizonte (MG) (2006);  Proyecto Sur – III Mostra Nacional de Artes Plásticas de Ribeirão Preto (SP) (2004).

Nos anos 2000, começou a trabalhar com produções abstratas, transpondo para as telas um novo conceito de apresentar sua arte, com aspecto menos rígido e acadêmico. Essa liberdade de composição lhe impôs um tempo em que as telas ganharam pinceladas soltas e até intervenções de texturas inusitadas, com predominância do acrílico.

Em Passos, ela mantém seu ateliê com um acervo de mais de 300 telas, entre paisagens abstracionistas, florais, abstratos e quadros de cunho social, como as séries Congadeiros e Canavieiros. Veja na Galeria abaixo, algumas obras da artista (arraste para ver as imagens).

SERVIÇO

Ateliê Roseymar Zaroni em Passos (MG). Facebook artistaroseymarzaroni / Instagram @artistaroseymarzaroni

VEJA MAIS