DEGUSTE

IMG-20211222-WA0013.jpg

Risoto mineiro e mousse:

receita de fim de

ano de chef premiado

Reportagem e edição: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

22/12/2021

whats-logo.png
IMG-20211222-WA0011.jpg

Neste fim de ano, o Noticiar.net traz uma receita para sua ceia de Natal ou Réveillon de um chef premiado, Lucas Lawrence, natural de Formiga, mas criado em Piumhi, no Sul de Minas. No início de dezembro, ele ganhou o Prêmio Nacional Dolmã, considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira, no Pará (PA), no Festival Enchef’s Brasil 2021, concurso nacional que reuniu os melhores chefs do país numa competição bem acirrada. Ele enviou duas receitas especiais para a reportagem, com ingredientes fáceis de encontrar na região: um risoto mineiro e um mousse de queijo Canastra e goiabada cascão.

 

O chef Lucas Lawrence, especialista em cozinha autoral brasileira e mediterrânea, foi indicado pela Comissão de Pesquisa do Instituto Multidisciplinar. O Prêmio Dolmã reúne profissionais de cozinha de todos os Estados brasileiros e só pela indicação, ele já se sentiu satisfeito em ir para a final e encontrar grandes chefs.

“A importância da indicação ao prêmio foi super fantástica para minha vida e mais importante ainda estar presente no Festival Enchef’s 2021. O prêmio ajuda a valorizar a gastronomia mineira, que é tão rica, mas existe uma certa desvalorização”, diz o chef.

Além do prêmio, ele também saiu do festival com o Título de Embaixador da Gastronomia de Minas Gerais. Na final, Lucas Lawrence foi indicado com outros grandes cozinheiros, o chef Agnes e Caio Soter, mas acabou vencendo a competição gastronômica com pratos bem elaborados e com muito conhecimento técnico culinário.

IMG_20211202_150933.jpg

Chef Lucas Lawrence no Pará em dezembro / Fotos: Divulgação

“Foi uma grande emoção, pois lembrei da minha mãe, que é cozinheira em Piumhi, e de todos os cozinheiros que tive a honra de trabalhar. Com este prêmio, quero trabalhar pela nossa valorização profissional, trazer o Festival Enchef’s para Minas, alavancar a gastronomia da nossa região e colocar Piumhi na rota gastronômica do país, pois temos o melhor café e queijo da região. Retornei a Piumhi depois de 14 anos fora e quero fazer diferença na cidade”, conta o chef, que passou por cidades do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul antes de voltar para Minas. Hoje, ele também atua como chef consultor.

Confira as receitas abaixo, principalmente do risoto mineiro, que é bem cremoso, serve quatro porções e fica pronto em 35minutos, em média.

Risoto Mineiro

Ingredientes

- 1 fio de azeite

- 50g de manteiga

- 1 cebola em cubinhos

- 3 dentes de alho picadinho

- 2 xícaras de arroz arbóreo (não pode lavar)

- 2 xícaras de vinho brando seco (240ml)

- 200g de creme de leite

- 2 xícaras de caldo de legumes

- 250g de queijo canastra

- 120g de bacon

- Sal e pimenta do reino a gosto

- Salsinha a gosto

IMG-20211222-WA0013.jpg

Preparo

Aqueça uma panela média e larga em fogo alto. Frite o bacon até dourar e reserve com o fio de azeite e manteiga na mesma panela (não precisa lavar).  No fogo médio, refogue o alho e cebola ate dourar para adicionar o arroz arbóreo e refogue, mexendo sempre, por 30 segundos.

Acrescente o vinho e mexa até evaporar. Aos poucos, e mexendo sempre, junte o caldo de legumes usando uma concha a concha, à medida que for secando e até os grãos ficarem macios e úmidos.

Com o fogo baixo, agregue o creme de leite e o queijo já ralado e continue mexendo vigorosamente para dar cremosidade. Finalize com sal e pimenta a gosto e, por fim, adicione a salsinha já com fogo desligado e misture.

Mousse de queijo Canastra e calda de goiabada Cascão

Ingredientes

- 250g de queijo Canastra

- 2 latas de creme de leite

- 2 latas de leite condensado

- 2 gelatinas sem sabor

- 250g de goiabada cascão

- 20g de manteiga

- 100ml de água

IMG-20211222-WA0011.jpg

Preparo

Para a calda de goiabada cascão: pique a goiabada em cubos pequenos e em uma panela de fogo médio adicione a manteiga e deixe esquentar. Adicione a goiabada e a água e mexa até derreter bem e se tonar uma calda espessa. Se desejar, pode deixar pedaços de goiabada. Reserve.

Para o mousse de queijo: no liquidificador, coloque o leite condensado, creme de leite e o queijo ralado. Bata em velocidade 2. Em uma vasilha com 20 ml de água adicione a gelatina incolor, mexendo sem parar até misturar bem e leve ao micro-ondas por 1 min para ativar as propriedades da gelatina.

Em seguida, misture a gelatina já ativada no liquidificador e bata sem parar em velocidade 2 ou 3 por uns 3 minutos ou até que já tenha pequenas bolhinhas. Despeje num refratário ou qualquer vasilha de sobremesa que desejar. Leve à geladeira por 2 horas sem tampar.

Para a montagem: após o tempo de geladeira, despeje a calda de goiabada por cima do mousse. Decore com folhas de hortelã ou manjericão se desejar. E está pronta para degustar.

VEJA MAIS