DEGUSTE

turvo-canastreira1.jpg

Fotos: Divulgação

turvo-traira.jpg

Restaurante do Turvo serve o melhor do peixe regional

Reportagem: Keuly Vianney 

n.noticiar@gmail.com

09/06/2022

whats-logo.png

Referência da gastronomia, o Restaurante do Turvo tornou-se um dos principais locais para comer peixe de água doce na cozinha regional de Capitólio, no Sul de Minas. Além da bela vista para o Mar de Minas, é possível degustar traíra e tilápia em pratos bem elaborados, de sabores únicos e completos, desde a entrada até sobremesas bem mineiras. 


O cardápio oferece opções de carnes, frango caipira, parmegiana e moqueca, mas a especialidade do Turvo são mesmo os peixes. O menu, elaborado por chefs especializados, oferece 22 pratos, sendo que 14 deles têm a tilápia e a traíra como protagonistas. 

Lá, você pode saborear desde o clássico bolinho de tilápia até o peixe como carne principal, seja frito, gratinado, grelhado ou recheado, com uma boa variedade de acompanhamentos, como arroz, legumes, saladas, batatas, alcaparras e outras delícias. Tem até pizzada de traíra ou tilápia, um prato original da casa.   


Entretanto, a deliciosa traíra desossada é o prato mais pedido do restaurante justamente pela fama de se saborear esse gênero de peixe sem os espinhos. Isso porque a família Oliveira Pádua, que administra o estabelecimento desde a década de 1960, desenvolveu uma técnica de desossar a traíra, com patente registrada.

turvo-recheada1.jpg

Traíra recheada e desossada é o prato mais pedido da casa

Para garantir o sabor que ganhou fama dos peixes frescos, o restaurante guarda segredos de preparo além da técnica de desossa. "Meu pai, Luiz Carlos, implantou a técnica dessosada no restaurante na década de 1990 e a mantemos até hoje. Além disso, investimos em fornos que descartam a utilização de óleo", explica um dos administradores do estabelecimento, Luiz Henrique de Oliveira Pádua.

 

Em 2022, o restaurante vem diversificando ainda mais o cardápio, com entradas à base de peixe e um maior número de sobremesas que aguçam os sentidos da visão, olfato e paladar. Tudo com a melhor culinária mineira da região. 


A carta de sobremesas conta com sete opções gourmet e usa muito dos ingredientes mineiros artesanais, como queijo Canastra, goiabada e doce de leite. Veja Galeria abaixo algumas das delícias do Turvo; clique nas imagens para ler a legenda. 

A chef Roberta Martins, formada pelo Instituto Gastronômico das Américas e atuante há 15 anos na área, principalmente na região da Serra da Canastra e interior de São Paulo, está à frente da cozinha do restaurante. Ela ressalta que o local trabalha com cozinheiras de anos de casa, fazendo a comida com muito carinho e afeto. 


Por isso, os pratos do Turvo são tão gostosos e saudáveis. Você pode comer desde uma porção até o prato principal, sentindo a textura dos peixes e o tempero autêntico. Para deixar o menu ainda mais regional, os molhos da casa fazem a diferença: patê de pimenta, molho tártaro, geléia de abacaxi e creme de palmito.  E o melhor: os pratos são bem generosos. 

DEGUSTE
No restaurante, comemos o prato mais pedido da casa, a traíra recheada, feita à milanesa com recheio de azeitonas, palmito e mussarela, coberta com requeijão e batata palha. O tempero e o recheio são deliciosos. A carne macia do peixe combina muito bem com arroz verde e batata frita.  / Foto: Aluísio de Souza 

turvo-recheada.jpg

VAI LÁ
Restaurante do Turvo
, rodovia MG 050, km 306, Capitólio, no Sul de Minas. Funciona todos os dias da semana, das 10h30 às 16h30, com espaço pet friendly. Facebook Instagram

VEJA MAIS