BEM-ESTAR
Fotos: Divulgação

Psicólogo de Passos ensina como fazer horta suspensa em casa

Que tal comer alimentos frescos cultivados em casa? Isso é possível com uma horta suspensa, que você pode aprender a fazer hoje de forma sustentável. Quem ensina é o psicólogo Dener Fraga Batista Leite, de Passos, no Sul de Minas, que alerta que a prática é uma ótima terapia para a saúde mental, principalmente durante a pandemia.
Ele desenvolve canteiros de hortaliças desde criança por uma tradição familiar e, como psicólogo, garante que a horta suspensa traz vários benefícios para crianças, jovens e adultos. O primeiro deles é oferecer alimentos frescos, saborosos e saudáveis plantados em casa.
“Montar e cultivar uma horta é um momento de desfocar de problemas e do estresse, além de florescer o sentimento de partilha com familiares e amigos”, diz Dener. “Também desperta o respeito às necessidades da vida/saúde, a responsabilidade, visão de processo, holística e sistêmica, ampliando nossa compreensão da vida, reduzindo o imediatismo e ainda atuando como psicoeducação para as crianças”, afirma.
Conforme ele, a horta suspensa tornou-se uma prática de cultivo muito versátil e pouco exigente, como você confere abaixo:
Montagem
Na montagem da estrutura, Dener costuma usar paletes, aqueles estrados de madeira descartados de vários tamanhos, fazendo três ou quatro bases para colocar os vasos de plantas. Depois, é só pregar na parede. Alguns modelos não dependem só da parede, utilizando cordas ou correntes presas no teto. É necessário um local que receba 3 horas de sol/dia.


Vasos
O psicólogo coloca vasos de plástico com três pequenos furos para drenar a água. Caso queira economizar, opte por garrafas pet ou latas de metal. Depois, coloque terra vegetal com uma parte de adubo e recipientes estão prontos para plantar.
Mudas
Atenção na escolha do tipo de mudas de hortaliças, dando preferência para plantas pequenas, como, rúcula, cebolinha, salsinha, alecrim, hortelã, cominho, orégano, minipimenta e alface. Dener explica que o tempo de cultivo varia por espécie levando, em média, um mês e meio para dar brotos e folhas. Também dá para cultivar flores.

O psicólogo diz que já orientou várias pessoas e empresas a fazerem a horta suspensa, como a Unimed Sudoeste de Minas, em Passos, que realizou um trabalho com os colaboradores e já vem colhendo frutos.
“Comecei desenvolvendo canteiros de hortaliças desde criança e mantive na vida adulta pela identificação com o tema. Na minha formação profissional, me identifiquei com propostas de promoção de saúde e nas oficinas operativas pude realizar alguns projetos deste tipo”, conta Dener.

Um modelo de jardim suspenso com flores feito por Dener; eles colorem o ambiente, deixando o local mais bonito
VEJA MAIS


