Foto: Divulgação Vaticano

RELIGIÃO
Passense já esteve com padre Prevost, o Papa Leão XIV; saiba quem é
Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
11/05/2025

Um passense já teve o privilégio de conhecer o Papa Leão XIV, eleito no conclave da Igreja Católica nesta semana no Vaticano, na Itália. O advogado Cleyton Monteiro esteve com o então padre Robert Francis Prevost em 2012, quando o religioso norte-americano visitou o Brasil como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho (OSA).
Atualmente, Cleyton é servidor público do Tribunal de Justiça de São Paulo na cidade de Rio Claro, mas na época era seminarista da OSA. Ele ingressou no seminário em 2006 com os franciscanos, onde cursou filosofia até 2009. Em 2010, se transferiu para os agostinianos, onde estudou teologia no Instituto Teológico de Sao Paulo (SP), chegando a se tornar frade, mas desistiu de seguir a carreira eclesiástica em 2013.
Em dezembro de 2012, o passense teve a oportunidade de ir a Belo Horizonte para uma missa presidida pelo então padre Prevost em que três frades amigos iriam professar os votos perpétuos. O Prior veio diretamente do Vaticano para conhecer as comunidades brasileiras e celebrou missas na Grande BH.
Veja relato neste vídeo abaixo que Cleyton enviou com exclusividade ao Noticiar.net contando como foi a visita, o contato e as impressões dele sobre o atual Papa Leão XIV:
Arquivos da OSA de 2012 com foto da visita do padre Prevost, o Papa Leão XIV / Divulgação

Lembranças
Cleyton relembra que foi para Belo Horizonte para ajudar a receber o Prior Geral e preparar a celebração. "O padre Prevost ficou dois dias conosco. Me lembro bem, pois fui cerimonialista da celebração e consegui ter bastante contato com ele. Foi uma missa muito bonita e longa, de 2h30, com muitas cerimônias", conta Cleyton.
Depois do protocolo religioso, eles se reuniram num almoço para confraternizar com os padres. "Na época, Prevost não falava muito bem o português, mas entendia bem e foi ajudado nas traduções por um padre espanhol e outro peruano. Tivemos tempo de ficar próximo dele, de fazer perguntas. Ele sempre mostrou-se sorridente e agradável, de perfil sóbrio", lembra o advogado.
Conforme Cleyton, Prevost demonstrou grande interesse sobre a juventude brasileira, pois solicitou uma reunião após o almoço com todos estudantes, frades, seminaristas, postulantes e aspirantes que estavam na celebração. "Éramos de 20 a 30 jovens, de 17 , 18 anos, que ele quis ouvir. Isso mostra um homem aberto a novas ideias", avalia. "Estou muito esperançoso nesse Papado. É um Papa novo, inteligente , da linha Agostiniana e com olhar para o social, o trabalhador e direito das famílias, que pode continuar o trabalho de Papa Francisco".
Infelizmente, Cleyton não guardou fotos daquele dia e, nesta semana, 13 anos depois, correu atrás dos registros solicitando na OSA e aos amigos seminaristas, que hoje são padres e compartilharam a mesma experiência. Mas, como o advogado passense explicou, os religiosos estão muito eufóricos com a escolha de Leão XIV e atendendo a mídia nacional, pois aquela visita do então padre Prevost já foi divulgada em veículos como o Portal G1, Estado de Minas e CNN.
"Eu auxiliei muitos bispos, como dom Odilo Scherer, de São Paulo(SP), e dom Alberto Taveira, de Belém (PA), mas não guardei fotos de todos os momentos. Nem passava pela nossa cabeça que aquele padre americano simples, que nem bispo era em 2012, poderia se tornar o Papa Leão XIV", afirma, lembrando que para participar do conclave, é preciso que o religioso seja cardeal, posto alcançado só depois de se tornar bispo e ser indicado pelo papa, o líder da Igreja Católica que agrega mais de 1 bilhão de fiéis em todo mundo.
No caso, Prevost foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2022. Leia sobre a vida e a história do Papa Leão XIV no site oficial do Vaticano.


Fotos de Cleyton durante sua vida religiosa / Arquivo Pessoal