TURISMO

IMG_29581.jpg

Foto: Keuly Vianney

Noticiar vai divulgar turismo da região no programa da Abraji, ICFJ e Meta 

Da Redação
n.noticiar@gmail.com
18/04/2022

whats-logo.png

Uma série de reportagens sobre o turismo da região será divulgada pelo Noticiar.net, que teve um projeto selecionado dentro do programa "Acelerando a Transformação Digital", numa iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do International Center for Journalists (ICFJ) e do Meta Journalism Project. Para desenvolver as reportagens, a plataforma vai receber apoio financeiro e mentoria de três meses, a partir de maio. 

O Noticiar.net é uma plataforma de notícias sediada em Passos e região da Serra da Canastra lançada em 2019 e foi o único site do Sul de Minas selecionado para o programa, que tem apoio de organizações jornalísticas nacional, como a Abraji, e internacional, como o ICFJ e o Meta. A equipe do Noticiar.net enviou a proposta a fim de investigar qual o impacto no turismo da região após a queda de um  paredão nos cânions de Furnas, em Capitólio, no início do ano. 

Como o site Noticiar.net já trabalha com novas mídias, a editora Keuly Vianney já adiantou que serão utilizados recursos diferenciados para levar as informações aos leitores. Por isso, ela vai contar com ajuda de outros profissionais, como o repórter  fotógrafico Aluísio de Souza, e uma designer. 


"Ter um projeto selecionado por instituições de relevância nacional e internacional significa que estamos produzindo material jornalístico sério na região. Participar deste programa nos dá mais credibilidade para prosseguir na caminhada, pois nascemos com a proposta de fazer jornalismo diferenciado, além da oportunidade de obter mais conhecimento profissional com especialistas na mentoria de três meses", avalia a editora.   

No Brasil, somente 80 projetos participam desta primeira edição da iniciativa, que objetiva fortalecer o jornalismo local e sustentável no país e reduzir o número de municípios considerados desertos de notícias, que chega a 9,5% do total de cidades brasileiras.  


Para participar da seleção, o site deveria estar listado no Atlas da Notícia, elaborado pela Abraji, como organização de mídia local com foco em regiões deserto ou quase-deserto de notícias. As propostas foram avaliadas pelos representantes do ICFJ. 

Além disso, os projetos selecionados seguiram os critérios para inscrição, incluindo a participação do jornalista inscrito em pelo menos uma das três edições dos cursos de jornalismo local ministrados pela Abraji. Realizados entre 2019 e 2021, os treinamentos contaram com mais de 10 mil inscritos e abordaram temas como sustentabilidade e produção editorial.


Na divulgação dos selecionados no início de abril, a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, informou que o programa é fundamental para fomentar o jornalismo local no país. “Esperamos que, com as mentorias e o apoio financeiro, mais jornalistas possam produzir informações de qualidade sobre e para suas comunidades”, afirma.

VEJA MAIS