DEGUSTE

gin-tonic-gaed4380a3_640.jpg
queen-g45cb9599a_640.jpg

Gin: a bebida preferida da rainha Elizabeth II

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

11/09/2022

whats-logo.png

Muito se fala que os hábitos de vida da rainha Elizabeth II  a levaram a viver longo tempo, pois ela faleceu aos 96 anos no último dia 8 de setembro. Um deles, muito propagado pela mídia, era o consumo moderado de álcool, sendo que havia uma bebida em particular adorada pela soberana: o gin. 


E não é só a família real inglesa que ama a bebida, pois o gin tornou-se o queridinho dos bartenders e de quem gosta de um drink sofisticado. Sem falar que o gin é ingrediente para o drink mais famoso do mundo, o dry martini, o preferido de James Bond, o espião 007. 

A mídia internacional sempre noticiou que a rainha Elizabeth consumia gin todos os dias. Mas como é feito? O gin é uma mistura da fermentação de cereais e alguns produtos destilados. A fórmula engarrafada e distribuída em todo mundo leva zimbro, algumas ervas e temperos, como o milho, cevada, canela, centeio, coentro e cardamomo, porém cada fabricante tem suas próprias combinações e receitas. 


Essa variação permite que a bebida seja criada com estilos completamente diferentes, dependendo da quantidade de ingredientes adicionados à receita do fabricante. Veja alguns sabores conhecidos do gin, os quais você pode experimentar e começar a incorporar nos seus hábitos como a rainha.

Clássico: é seco e com sabor predominante do zimbro, apresentando toques cítricos e picantes


Cítrico: o sabor tem notas de laranja, tangerina, limão ou grapefruit


Aromático: a presença das especiarias é bem forte e pode ter notas de canela, coentro, cardamomo e noz-moscada

 

Herbal: o forte dessa receita é o sabor de ervas como o tomilho, a hortelã, o alecrim e o manjericão


Floral: desenvolvido com aromas de flores e frutos como a flor de uva verde, o cassis, a violeta e o jasmin

cocktail-g7a048d5f6_640.jpg

O gin é uma bebida original da Holanda do século 17, mas ganhou popularidade depois de chegar à Inglaterra, onde obteve maior qualidade de produção. Os ingleses criaram as melhores formulações da bebida conhecidas até hoje e conquistaram o gosto da família real e do mundo. 


O amor ao gin pela família real inglesa fez com que a realeza produzisse o seu próprio rótulo, devido ao hábitos diários de consumir o drink. O chamado Buckingham Palace Gin é feito com 12 botânicos secretos colhidos nos próprios jardins do palácio.  

O "gin real", conforme a imprensa internacional, possui particularidades para atender a realeza britânica, com 42% de teor alcóolico, notas cítricas e herbais. A garrafa pode ser comprada no site oficial da Coroa por 40 libras (cerca de R$ 240,00 na cotação de hoje), mas só é entregue no Reino Unido. 


Hoje, o gin pode ser adquirido nos supermercados, empórios e lojas especializadas com kits para você preparar o drink à sua maneira e gosto, incluindo especiarias, receitas e medidores. Uma das receitas mais fáceis é de gin tônica, que você pode fazer aromatizada. Confira abaixo: 

gin-g9212b70c1_640.jpg

Gin tônica com limão e alecrim
Ingredientes

50 ml de gin
2 doses de água tônica
1 limão
Alecrim
Gelo

Preparo
Numa taça ou copo, despeje o gelo e passe um pedacinho de limão nas bordas. Em seguida, adicione o gin, a água tônica e o limão espremido. Para aromatizar, finalize com rodelas de limão e raminhos de alecrim.

VEJA MAIS