BEM-ESTAR
Dengue em Passos: 4 repelentes caseiros para espantar o mosquito
Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
06/02/2024
Os números da dengue têm assustado os brasileiros neste início de ano, incluindo Passos, no Sul de Minas, onde já foram detectados vários casos da doença. Está valendo tudo para tentar espantar o mosquito Aedes aegypti e, por isso, o Noticiar.net te ajuda ensinando quatro receitas fáceis de repelente, que você pode fazer em casa.
Como a disseminação da dengue é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, que também causa zika e febre chikungunya, o repelente caseiro pode ser uma boa forma de deixar o inseto bem longe. Os caseiros podem ser usados no corpo, como os naturais de cravo da índia ou citronela, ou nos ambientes, como no caso do vinagre.
Embora os repelentes caseiros sejam indicados e fáceis de fazer, é aconselhável tomar cuidado evitando contato com os olhos e as mucosas a fim de evitar irritação na pele. E vale sempre as indicações dos órgãos de saúde de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada, e manter os quintais, caixa d'água, piscina e vasos de plantas sempre limpos e sem acúmulo de água.
Outra informação importante é que os repelentes caseiros têm uma eficácia relativamente baixa, sendo necessário reaplicar com maior frequência que os repelentes comprados em farmácias. Veja abaixo as 4 receitas caseiras do repelente, que você pode usar em toda família:
Repelente com cravo da índia
Por ser rico em eugenol, o cravo da índia atua como óleo essencial inseticida, afastando o mosquito Aedes aegypti e também moscas e formigas. Pode ser usado por adultos, crianças e até grávidas. Tempo de duração na pele: 3 horas.
Ingredientes
500 ml de álcool de cereais
100 ml de óleo de amêndoas ou mineral
10g de cravo-da-índia
Preparo
Colocar o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por quatro dias. Você deve mexer a mistura duas vezes por dia, de manhã e à noite. Depois, coe e junte o óleo corporal. Para melhor ação, coloque o repelente num recipiente com spray.
Repelente de óleo de eucalipto
Já o eucalipto possui uma substância chamada mentoglicol, considerada repelente natural de vários mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, além de carrapatos. Pode ser usado por adultos, grávidas e crianças maiores de 3 anos. Tempo de duração na pele: 6 horas.
Ingredientes
15 gotas de óleo de de eucalipto
3 a 4 colheres (de sopa) de óleo de amêndoas ou mineral
¼ de xícara de água
Preparo
Misture todos os ingredientes e coloque num frasco de spray. Borrife essa solução sobre a pele ou no ambiente.
Repelente de citronela
A citronela possui as substâncias citronelal, citronelol e geraniol, que têm propriedades inseticidas contra o mosquito da dengue, malária e febre amarela, além do pernilongo e da muriçoca. Não é indicado para grávidas, crianças e pessoas com pressão alta. Tempo de duração na pele: 2 horas.
Ingredientes
5 gotas de óleo essencial de citronela
1 colher (de sopa) de óleo de côco ou óleo de semente de girassol
Preparo
Misture os óleos e coloque num recipiente spray para borrifar nas áreas expostas ao mosquito, principalmente braços e pernas. Evite o rosto e lave as mãos após a aplicação. Na forma de velas ou difusores, a citronela limpa o ambiente e afasta os mosquitos.
Repelente com vinagre
Só pode ser usado no ambiente, sendo muito fácil de fazer. É uma boa opção para afastar o mosquito da dengue, zika e chikungunya.
Ingredientes
1 xícara de vinagre
1 xícara de água
Preparo
Misture o vinagre e a água num borrifador para espalhar a solução nas janelas e portas.
VEJA MAIS
Fuja dos 8 golpes mais comuns na net