DEGUSTE

molho.jpg

Divulgação

Molho caseiro: faça com legumes e especiarias

Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
23/07/2022

whats-logo.png

Quem gosta de gastronomia, sabe que o molho é um dos principais complementos de pratos, deixando a comida mais saborosa e suculenta. E se for caseiro, então, o menu fica ainda mais gostoso. O universo dos molhos caseiros garante frescor, sabor e são mais saudáveis do que as versões de ultraprocessados, pois legumes e especiarias podem render ótimos molhos, como divulgou o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que comemora seus 35 anos de atuação no país. 


O instituto divulgou material especial oferecendo dicas sobre os molhos, como prepará-los com poucos alimentos e de maneira super rápida e saudável para lanches, como um barbecue caseiro ou um ketchup de goiabada.

Se você gosta de cozinhar, veja abaixo as preciosas informações sobre os molhos e como prepará-los em casa, deixando de lado produtos ultraprocessados, que podem prejudicar a sua saúde. 

O que é molho
Molho é a junção de algum líquido - água e/ou vinagre - com especiarias, legumes e ingredientes culinários, como açúcar, sal e óleo. Por definição, o molho é aquilo que cobre um preparo culinário, como por exemplo, uma porção de macarrão, mas funciona também como imersão, no caso das salmouras, e como acompanhamento, no caso do ketchup. 

ervas e especiarias

Especiarias são importantes para dar sabor aos molhos

Como preparar molho caseiro
Existem várias receitas de molho de tomates caseiros, sejam batidos no liquidificador com casca e semente para depois reduzi-los no fogo, ou assados no forno para depois amassá-los com o garfo. Fato é que tomate com azeite e ervas aromáticas perfumam qualquer ambiente. E o sabor do molho fresco é incomparável. 

Ketchup de goiabada
Não existe um registro da autoria do ketchup de goiabada, mas é fato que ele caiu no gosto popular e se tornou tão querido quanto sua versão tradicional. A versão adocicada leva goiabada cascão, cominho, açúcar mascavo, tomate pelado, vinagre e fica pronto em 10 minutos. 

Molho de mostarda e maionese caseira são fáceis de fazer

mustard-gee432a150_640.jpg

Semente de mostarda
A semente da mostarda rende uma infinidade de receitas. Ela serve para as salmouras, conservas caseiras e misturada com vinagre, água, sal açúcar e cúrcuma vira aquele molho amarelo de mostarda com sabor ácido, ligeiramente picante e salgadinho para servir por cima de carnes, legumes ou até mesmo direto no pão.

Maionese caseira
O limão e o óleo são base para duas versões de maionese caseira diferentes: a de abacate e a de ovo. Ficam super cremosas e a dica é produzir só a quantidade que vai comer pois não duram mais do que 2 dias sob refrigeração. 

Vinagrete
O molho vinagrete é um clássico e pode acompanhar pratos além do óbvio. Acompanha pastel, feijoada, arroz e feijão e tantas outras receitas. Com tomate, cebola, pimentão, salsinha, vinagre, azeite e sal, tá pronto! Mas atenção com a conservação. A durabilidade é, em média, de 2 dias refrigerado.

 

Molho branco
O tradicional molho branco leva leite, farinha de trigo e manteiga. Super rápido de fazer, pode ser usado no recheio de panquecas, lasanhas ou em um prato de macarrão com molho branco e brócolis. 

Barbecue
Já o barbecue caseiro reúne mais especiarias no seu preparo. Vai canela, anis estrelado, cravo, cominho, páprica e variedades de pimentas. Pesquise qual das versões caseiras combina mais com o seu paladar e já pra cozinha!

Pesto
Pesto significa “macerar” e por isso não é regra fazer apenas com o manjericão. Experimente fazer com abacate, com espinafre, azeitona, rúcula, tomate seco e o que mais a sua imaginação permitir.

Pesto Caseiro

Molho pesto pode ter variações de verduras, como espinafre e rúcula

Requeijão caseiro
O requeijão caseiro pode ser feito com legumes! O inhame deixa uma textura super cremosa e um sabor neutro. Você pode acrescentar ervas para deixar seu requeijão caseiro colorido e perfumado com salsinha e cebolinha.

Onde usar molhos
A aplicação prática do molho nos preparos culinários é bem ampla. Quando você quer temperar uma carne ou um legume com antecedência para que o sabor penetre no alimento, você pode fazer uma salmoura com louro, noz moscada, pouco sal e açúcar, e mergulhar o alimento na mistura. 


Ah, e esse molho pode ser usado no preparo também. Serve para temperar o arroz durante o refogado e para manter as receitas que vão ao forno molhadas e suculentas.

Casal prepara refeições e lanches saudáveis em casa

Casal Cozinhando Juntos

Por que o molho caseiro é melhor do que ultraprocessado
Os produtos ultraprocessados possuem uma lista extensa de ingredientes na composição. São corantes, estabilizantes, conservantes e claro, muito sódio (sal). 


Quando você prepara um requeijão em casa, vai experimentando a cada mistura se está ficando do seu agrado. Você pode seguir à risca uma receita, ou pode dar um toque exclusivo com os temperos que você tem em casa. É muito mais saudável montar um sanduíche caseiro para a lancheira das crianças e da família usando um requeijão feito em casa. 

VEJA MAIS