DEGUSTE
Divulgação
Molho caseiro: faça com legumes e especiarias
Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
23/07/2022
Quem gosta de gastronomia, sabe que o molho é um dos principais complementos de pratos, deixando a comida mais saborosa e suculenta. E se for caseiro, então, o menu fica ainda mais gostoso. O universo dos molhos caseiros garante frescor, sabor e são mais saudáveis do que as versões de ultraprocessados, pois legumes e especiarias podem render ótimos molhos, como divulgou o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que comemora seus 35 anos de atuação no país.
O instituto divulgou material especial oferecendo dicas sobre os molhos, como prepará-los com poucos alimentos e de maneira super rápida e saudável para lanches, como um barbecue caseiro ou um ketchup de goiabada.
Se você gosta de cozinhar, veja abaixo as preciosas informações sobre os molhos e como prepará-los em casa, deixando de lado produtos ultraprocessados, que podem prejudicar a sua saúde.
O que é molho
Molho é a junção de algum líquido - água e/ou vinagre - com especiarias, legumes e ingredientes culinários, como açúcar, sal e óleo. Por definição, o molho é aquilo que cobre um preparo culinário, como por exemplo, uma porção de macarrão, mas funciona também como imersão, no caso das salmouras, e como acompanhamento, no caso do ketchup.
Especiarias são importantes para dar sabor aos molhos
Como preparar molho caseiro
Existem várias receitas de molho de tomates caseiros, sejam batidos no liquidificador com casca e semente para depois reduzi-los no fogo, ou assados no forno para depois amassá-los com o garfo. Fato é que tomate com azeite e ervas aromáticas perfumam qualquer ambiente. E o sabor do molho fresco é incomparável.
Ketchup de goiabada
Não existe um registro da autoria do ketchup de goiabada, mas é fato que ele caiu no gosto popular e se tornou tão querido quanto sua versão tradicional. A versão adocicada leva goiabada cascão, cominho, açúcar mascavo, tomate pelado, vinagre e fica pronto em 10 minutos.
Molho de mostarda e maionese caseira são fáceis de fazer
Semente de mostarda
A semente da mostarda rende uma infinidade de receitas. Ela serve para as salmouras, conservas caseiras e misturada com vinagre, água, sal açúcar e cúrcuma vira aquele molho amarelo de mostarda com sabor ácido, ligeiramente picante e salgadinho para servir por cima de carnes, legumes ou até mesmo direto no pão.
Maionese caseira
O limão e o óleo são base para duas versões de maionese caseira diferentes: a de abacate e a de ovo. Ficam super cremosas e a dica é produzir só a quantidade que vai comer pois não duram mais do que 2 dias sob refrigeração.
Vinagrete
O molho vinagrete é um clássico e pode acompanhar pratos além do óbvio. Acompanha pastel, feijoada, arroz e feijão e tantas outras receitas. Com tomate, cebola, pimentão, salsinha, vinagre, azeite e sal, tá pronto! Mas atenção com a conservação. A durabilidade é, em média, de 2 dias refrigerado.
Molho branco
O tradicional molho branco leva leite, farinha de trigo e manteiga. Super rápido de fazer, pode ser usado no recheio de panquecas, lasanhas ou em um prato de macarrão com molho branco e brócolis.
Barbecue
Já o barbecue caseiro reúne mais especiarias no seu preparo. Vai canela, anis estrelado, cravo, cominho, páprica e variedades de pimentas. Pesquise qual das versões caseiras combina mais com o seu paladar e já pra cozinha!
Pesto
Pesto significa “macerar” e por isso não é regra fazer apenas com o manjericão. Experimente fazer com abacate, com espinafre, azeitona, rúcula, tomate seco e o que mais a sua imaginação permitir.
Molho pesto pode ter variações de verduras, como espinafre e rúcula
Requeijão caseiro
O requeijão caseiro pode ser feito com legumes! O inhame deixa uma textura super cremosa e um sabor neutro. Você pode acrescentar ervas para deixar seu requeijão caseiro colorido e perfumado com salsinha e cebolinha.
Onde usar molhos
A aplicação prática do molho nos preparos culinários é bem ampla. Quando você quer temperar uma carne ou um legume com antecedência para que o sabor penetre no alimento, você pode fazer uma salmoura com louro, noz moscada, pouco sal e açúcar, e mergulhar o alimento na mistura.
Ah, e esse molho pode ser usado no preparo também. Serve para temperar o arroz durante o refogado e para manter as receitas que vão ao forno molhadas e suculentas.
Casal prepara refeições e lanches saudáveis em casa
Por que o molho caseiro é melhor do que ultraprocessado
Os produtos ultraprocessados possuem uma lista extensa de ingredientes na composição. São corantes, estabilizantes, conservantes e claro, muito sódio (sal).
Quando você prepara um requeijão em casa, vai experimentando a cada mistura se está ficando do seu agrado. Você pode seguir à risca uma receita, ou pode dar um toque exclusivo com os temperos que você tem em casa. É muito mais saudável montar um sanduíche caseiro para a lancheira das crianças e da família usando um requeijão feito em casa.