DEGUSTE

IMG-20210914-WA0027.jpg

Conheça os 2

queijos Canastra

Super Ouro na França

Reportagem e edição: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

15/09/2021

whats-logo.png

Dois queijeiros da Canastra estão entre os seis vencedores da categoria Super Ouro na 5ª edição da Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, Concurso Mundial de Queijos realizado na França entre os dias 12 e 14 de setembro, comprovando que a origem Canastra têm agradado paladares por todo mundo. O Noticiar.net foi atrás dos produtores para saber como é o sabor dessas iguarias que saíram da região e fizeram bonito na competição gastronômica na Europa.

 

Os queijos premiados com o prêmio mais cobiçado do concurso francês são dos produtores Ivair José de Oliveira, de São Roque de Minas, e Sérgio de Paula Alves, de Piumhi. As iguarias possuem algo em comum: os dois são de casca florida, o popular mofado, e precisam da ação de um fungo durante a maturação para garantir o sabor característico, o Geotrichum candidum, que já é usado na fabricação do camembert.

Confira abaixo características como sabor e textura de cada um dos queijos premiados pelos franceses, de acordo com a avaliação dos próprios produtores:

Queijo Canastra do Ivair – Reserva

A maturação média de 30 dias confere ao Queijo Canastra do Ivair um sabor mais encorpado, massa mais amanteigada, macia e crocante. Não apresenta acidez e nem é picante, como o tradicional Canastra. De acordo com a proprietária Lúcia Oliveira, esposa de Ivair, a queijaria não prepara queijos especiais para concursos, pois toda produção artesanal é voltada para venda ao consumidor, o qual aprecia o mesmo queijo enviado a concursos como este da França. Esta é a segunda vez que a iguaria ganhou o prêmio Super Ouro no concurso francês, sendo a primeira premiação em 2019. Cada queijo custa R$ 100,00, em média, e pesa pouco mais de 1kg.

IMG-20210914-WA0027.jpg

Lúcia e Ivair, produtores de queijos Canastra vencedores na França / Fotos: Divulgação

IMG-20210914-WA0031.jpg

Produtor Sérgio com os queijos exclusivos feitos em Piumhi e premiados na França / Fotos: Divulgação

IMG-20210914-WA0032.jpg

Queijo Canastra Serjão Maturado 100 Dias

O Queijo Canastra Serjão Maturado 100 dias é um Canastra de casca florida de sabor marcante e de consistência cremosa. A casca é mais durinha e não tão macia. O produtor Sergio Alves explica que, atualmente, somente produz esse tipo de queijo, pois a produção artesanal é pequena e, devido à boa aceitação no paladar dos consumidores, há uma fila de espera de 30 dias. Por isso, não consegue produzir outros tipos de queijos. A peça vale R$ 80,00 com peso médio de 1kg.

Medalhas

O Brasil se destacou na competição gastronômica, conquistando 57 medalhas, sendo que 40 delas foram para produtores mineiros. Além do prêmio Super Ouro, outros queijos produzidos na Canastra levaram medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Ao todo, o Brasil faturou 5 medalhas Super Ouro, 11 de Ouro, 24 de Prata e 17 de Bronze.

 

Esse total equivale a quase 20% de toda premiação, sendo que os queijos brasileiros perderam só para a França. Em 2021, participaram do concurso 183 queijos de Minas Gerais, São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A Associação SerTãoBras, que trabalha pela valorização do queijo artesanal brasileiro, organizou e enviou os 183 queijos de 57 produtores do país para o concurso na França. Ao todo, concorreram 940 queijos de 46 países. Veja no site Da Redação, do jornalista Daniel Polcaro, a lista completa dos brasileiros vencedores nesta edição do concurso.

COMO COMPRAR

Queijo do Ivair, em São Roque de Minas: encomendas pelo Wathsapp  (37) 99958-1369 / Instagram 

Queijo do Serjão, em Piumhi: encomendas pelo Whatsapp (37) 99998-9125 / Instagram 

VEJA MAIS