ARTE DE RUA

Artistas homenageiam 18

passenses em mural de 100m

Reportagem e edição: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

18/08/2021

whats-logo.png

Os artistas Helvin e Daiane, de Passos, estão grafitando um mural de 100m na E.E. Nazle Jabur para homenagear 18 passenses, que foram apontados numa pesquisa nas redes sociais. A arte de rua é mais um trabalho voluntário dos grafiteiros para a cidade, dentro do projeto Arte Livre, com previsão de término no final de setembro.

Eles começaram a pintar o mural em 24 de julho e quatro dos 18 retratados já estão prontos. Até o momento, foram 36h de trabalho, já que a dedicação ao projeto só ocorre aos sábados (veja no vídeo acima quais grafites já estão finalizados).

“De início, queríamos fazer uma homenagem ao Jerônimo Netto, pintor das obras do interior da Igreja Matriz Sr Bom Jesus dos Passos. Mas foram aparecendo outros nomes e resolvemos fazer uma homenagem para mais pessoas. Fomos atrás de um muro que suportasse a pintura e encontramos na escola Nazle Jabur, que já é nossa parceira”, contam os artistas, que já fizeram homenagens no muro da escola aos trabalhadores da saúde na pandemia e a Passos em 14 de maio, quando se comemora o Dia da Cidade.

Há três meses, eles lançaram uma enquete nas redes sociais para saber quais pessoas seriam lembradas por fazer algo importante por Passos. Por 15 dias, cerca de 400 pessoas participaram da pesquisa espontânea, com os participantes tendo liberdade de citar nomes.

Os mais citados saíram da indicação das redes diretamente para o grafite no mural. Confira na imagem ao lado, divulgada por Helvin e Daiane, os 18 selecionados em várias áreas. “Olhamos as qualidades das pessoas e o que de bom elas fizeram por onde passaram. Por nós, faríamos mais que os 18, mas neste momento é o recurso que temos para trabalhar. Além do espaço do mural, ganhamos todo material numa arrecadação entre amigos”, informam.

De início seriam os 10 mais votados, mas como apareceram muitos nomes, os artistas resolveram ampliar para 18. Desses, apenas quatro estão vivos e quatro são mulheres.

mural2.jpg

Os 18 mais citados nas redes sociais de Helvin e Daiane, do Barão de Passos ao ator Selton Mello / Foto: Reprodução

“Ainda estamos com outros  nomes que podemos pintar numa outra oportunidade do Arte Livre. Acreditamos que esta também seja uma forma de manter a memória da cidade viva e as pessoas buscarem mais informações sobre nossa história”, lembram os artistas.

Ao lado de cada homenageado aparece uma frase sobre arte ou motivação. Para este trabalho, eles tiveram apoio de empresas locais. Os interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo telefone (35) 99922-9490.

VEJA MAIS