GALERIA

DIA DA MULHER

Artista de Pratápolis no

festival “Vozes de Maria”

Texto: Keuly Vianney

08/03/2021

whats.png

No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, a edição brasileira do Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, inicia nesta segunda-feira a série de micro-documentários online “Vozes de Marias” , com participação de mulheres brasileiras e artistas. Dentre elas, uma artista do Sul de Minas, a cantora e compositora Consuelo de Paula, de Pratápolis.

Para a edição de 2021, foram convidadas outras 18 artistas, entre cantoras, compositoras, poetas, instrumentistas, atrizes, acrobatas, bailarinas, fotógrafas, etc (veja na Galeria acima datas e horários das apresentações; clique nas fotos para ler a legenda).

O evento online acontece entre os dias 8 e 12 de março com exibição pelos canais do projeto no Youtube, Instagram e Facebook. O Festival das Marias é palco para discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher, colocando suas criações sob os holofotes para incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino e provocar reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.

Para gravar os vídeos depoimentos, as artistas foram provocadas pelo ator e diretor teatral  Antonio Revez, curador artístico internacional do festival, em duas situações. Na primeira, uma reflexão sobre a sensibilidade feminina na criação artística (como transparece e como se destaca da masculina). Na segunda, um depoimento sobre possíveis discriminações ou tolhimentos em relação à suas artes ou manifestações artísticas em uma sociedade onde a criação é, na maioria das vezes, dominada pelos homens.

Os relatos gravados para o Vozes de Marias são fortes e, ao mesmo tempo, sensíveis para ambas as questões colocadas por Ravez. “É surpreendente e emocionante acompanhar os depoimentos dessas mulheres para entender como se dá o feminino na narrativa poética de seus trabalhos e como elas lidam com a própria sensibilidade em um mundo essencialmente masculino”, comenta Adriana Belic, diretora do Festival das Marias no Brasil.

 A primeira edição do Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino, ocorreu em novembro de 2019, em Portugal, quando contou também com a colaboração de Adriana Belic como curadora de música para a América Latina, arregimentando artistas do calibre de Adriana Calcanhotto, Francesca Ancarola e Marina de La Riva que representaram as mulheres atuantes na música latino-americana. No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2020 em formato online e gratuito, partir da cidade de São Paulo. (Com Assessoria de Imprensa)

SERVIÇO

Vozes de Marias - Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino. De 8 a 12 de março de 2021 - a partir de São Paulo/SP, Brasil. Gratuito. Duração: até 10 minutos cada. Classificação: Livre. Canais de transmissão:Facebook: @marias.festival / Instagram:  @marias.festival / YouTube: FestivaldasMarias

VEJA MAIS