BEM-ESTAR

IMG-20220413-WA0012.jpg

Fotos: Divulgação

IMG-20220413-WA0010.jpg

Arquiteto de Passos trabalha com arquitetura biofílica

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

23/04/2022

whats-logo.png

Você já ouviu falar em arquitetura biofílica? Em Passos, o arquiteto Renato Piantino Padua trabalha com esta forma inovadora que usa elementos da natureza, integrando-a em qualquer ambiente para garantir maior bem-estar às pessoas, sendo implantada numa simples residência até escritórios, consultórios, estabelecimentos comerciais e prédios.  
A integração com a natureza tornou-se uma busca constante do ser humano, principalmente nas últimas décadas em que muito se fala sobre a preservação do planeta e o meio ambiente. Renato Piantino, arquiteto e urbanista desde 1995, explica o que se pode fazer na arquitetura biofílica. 

"É uma forma inovadora no campo da arquitetura e design que utiliza elementos da natureza para criar ou transformar espaços, integrando exterior e interior que possam trazer benefícios à saúde e bem-estar. Essa forma já é tendência justamente por melhorar os ambientes em que as pessoas vivem, trabalham e descansam", diz. 


Essa conexão do ser humano com a natureza é incorporada aos espaços construídos por meio de elementos como a água, vegetação, luz natural e outros materias naturais, como pedras e madeira. Conforme o arquiteto, atualmente essa combinação tornou-se essencial à boa arquitetura para equilibrar a agitação e estresse da vida moderna. 

"Até mesmo a pandemia fomentou esse tipo de arquitetura, que proporciona conforto e sensaçoes agradáveis às pessoas. De modo geral, sempre tentei em meus trabalhos integrar ao máximo o ambiente natural com o projeto. Esse caminho favorece a iluminação e ventilacão naturais, que só proporcionam conforto e economia", explica. 


Como exemplo de arquitetura biofílica, ele cita que já a colocou presente num pequeno jardim, com a interação de elementos da água e vegetação, ou em hortas e pomares. Já nos projetos comerciais, ele ressalta que o ambiente biofílico proporciona sensações agradáveis para clientes e para quem trabalha no espaço. 

Além da organização natural do espaço, outra aplicação da arquitetura biofílica é usar e a abusar de cores alusivas ao meio ambiente, essencialmente os verdes, os tons terrosos e marrons.   


"Importante dizer que já existem bairros e cidades biofílicas que apresentam um desenho urbano que permite aos habitantes desenvolverem atividades e um estilo de vida que nos deixa em maior contato com a natureza, comprometendo com seu cuidado e preservação", lembra.

 

Veja 10 projetos do arquiteto Renato Piantino pensados como arquitetura biofílica na Galeria abaixo (arraste e clique nas fotos para ler a legenda): 

SERVIÇO
Arquitetura Renato Piantino Padua, em Passos (MG), arquiteto e urbanista. Travessa Monsenhor João Pedro, 93 - Sala 1004. Telefones (35) 3522-4676 / (35) 99106-1773. Instagram / Facebook

VEJA MAIS