DEGUSTE

IMG-20220414-WA0018.jpg

Fotos: Divulgação

Aprenda receita de Arroz Bacalhau do chef Takay

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

15/04/2022

whats-logo.png

Ainda dá tempo de preparar um delicioso prato para o domingo de Páscoa. A pedido do Noticiar.net, o chef Takay Sousa, especialista em cozinha gourmet no Sul de Minas, divulgou uma receita de Arroz Bacalhau, fácil de fazer e que fica muito gostoso para saborear com a família neste dia especial. 

Ele escolheu o bacalhau saithe, que é bem mais em conta na comparação com outros de preço bem salgado, como no caso do porto ou norueguês. Mas você pode consumir o que achar melhor na receita. 

O chef Takay é conhecido na região por ter programas culinários em TVs regionais, incluindo em Passos, além de um perfil no Instagram onde promove lives com receitas, muitas delas com peixes. Veja abaixo como fazer Arroz Bacalhau: 

Ingredientes
200 gr de bacalhau saithe desfiado
50 gr de azeitona verde inteiras sem caroço
50 gr de azeitona preta inteiras sem caroço
1 colher de manteiga
2 dentes de alho picados
½ cebola de cabeça branca picadas em 4
½ copo de azeite 
8 tomates-cereja partidos ao meio
5 batatas brancas partidas ao meio
2 ovos cozidos
3 copos americanos de arroz branco
3 pimentões coloridos (vermelho, amarelo e verde) picados
Salsa e salsão à vontade

tomate

Preparo
Deixe o bacalhau em água dessalgando por 12 horas, trocando a água três vezes e reservando a última. Numa panela grande, coloque o azeite, junte o alho e a cebola até dourar. Em seguida, coloque os legumes na ordem: batata, pimentões, tomate, azeitonas e complemente com o bacalhau desfiado.

Em outra panela faça o arroz com tempero (alho, cebola e sal) e utilize a água reservada do bacalhau.  Depois de pronto, misture todo o arroz na panela com os outros ingredientes, e jogue a colher de manteiga para finalizar ao misturar. Decore com as rodelas de ovos cozidos, salpique a salsa e o salsão. Sirva com vinho tinto ou água.

IMG-20220414-WA0022.jpg

De bônus, o chef Takay ainda preparou uma sobremesa fácil, com bolacha maisena triturada recheada de frutas e calda de chocolate (veja foto).

VEJA MAIS