DEGUSTE

bacalhoada-841548_640.jpg
bacalhau.jpg

2 receitas práticas de 'falso bacalhau'

Texto: Keuly Vianney

01/04/2021

whats.png

De tradição, o bacalhau é o prato mais consumido na Semana Santa e na Páscoa. Mas, com o alto preço do produto devido às taxas de importação, muita gente procura alternativas na cozinha e uma delas é o falso bacalhau, com duas receitas que você aprende hoje no Noticiar.net.

 

Há outros peixes que você pode usar no lugar do bacalhau, como o linguado, a tilápia, a merluza e a pescada. Uma dica é escolher um peixe de filé grosso sem espinha, temperá-lo com sal e colocá-lo no forno para secar a água. Essa desidratação vai deixá-lo mais parecido com o bacalhau.

Para as receitas, foram escolhidos filés de merluza e pescada. Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo desse prato que fica delicioso para os próximos dias:

Falso bacalhau de pescada

Ingredientes

2,5 kg de filé de pescada

600 g de batata inglesa descascada e cortada em fatias redondas de 0,5 cm

1 cebola bem grande cortada em rodelas finas

2 tomates cortados em rodelas finas

1 pimentão verde grande cortado em rodelas finas

400 g de azeitonas  

1 lata pequena de azeite de oliva

Sal a gosto

bacalhau.jpg

Preparo

Salgue o peixe e durante 30 minutos. Deixe escorrer a água que vem com ele naturalmente, para que o prato não fique muito aguado. Numa travessa, coloque 1 camada de peixe cru, 1 camada de batata, 1 camada de cebola,1 camada de tomate e 1 camada de pimentão verde. Salpique azeitonas e regue com o azeite de oliva.

Repita as camadas até acabarem os ingredientes, sendo que a última camada é a de azeitonas e azeite de oliva. Cubra a travessa com um filme plástico e leve à geladeira por 12 horas. Retire o plástico e asse em forno moderado. Sirva com arroz e salada de rúcula.

Falso bacalhau de merluza

Ingredientes

1/2 kg de filé de merluza cortado em pedaços de 8 cm

Pimenta dedo-de-moça picada a gosto

14 dentes de alho

Sal para tempero a gosto

1 cebola em rodelas

1 pimentão verde pequeno cortado em rodelas

1 pimentão vermelho em rodelas

2 batatas descascadas cortadas em rodelas de 0,5 cm

2 tomates

12 unidades de azeitonas verdes ou pretas

1/2 xícara (chá) de azeite

1/2 xícara (chá) de vinho branco seco misturado com o azeite

Salsinha picada para polvilhar a gosto

2 ovos cozidos cortados em rodelas para decorar

Preparo

Primeiro, tempere os filés de merluza cortados com a pimenta, 2 dentes de alho amassados e sal. Depois, comece a montagem num refratário grande de 7cm de altura, fazendo as seguintes camadas: cebola em rodelas, 6 dentes de alho laminados, metade das rodelas de pimentões verde e vermelho, pimenta cortada em tiras finas. Metade das batatas em rodelas e dos tomates.

Coloque o restante da merluza cortada em pedaços e repita uma segunda camada de ingredientes como a feita anteriormente. Acrescente as azeitonas inteiras, 6 dentes de alho inteiros com casca e amassados ligeiramente com as mãos. Regue com ½ xícara (chá) de azeite e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco. Finalize com salsinha picada.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Cubra o refratário com papel alumínio e leve para assar por cerca de 50 minutos. Para decorar, use os ovos cozidos em rodelas. Sirva com arroz branco e salada verde.

VEJA MAIS