GALERIA

cemiterio-nilo1.jpg

Nilo Machado

Visite Cemitério de Passos em fotos artísticas

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

01/11/2021

whats-logo.png

Neste Dia de Finados, que tal visitar o Cemitério de Passos por meio de fotos artísticas? O Noticiar.net reuniu para você algumas imagens de pessoas que têm uma visão diferenciada e vêem o local como um cenário pronto para fotografias cheias de obras de arte.

Essa visão diferenciada tem nome: é a arte tumular ou arte funerária. O termo é usado para designar obras feitas exclusivamente para as sepulturas e túmulos em cemitérios ou igrejas, que são captadas pelos olhos de fotógrafos, sejam profissionais ou amadores apaixonados pela fotografia.

Na verdade, a arte tumular revela o contexto histórico, ideológico ou socioeconômico, interpretando a vida e a morte, dos milhares de jazigos construídos nos cemitérios.

O fotógrafo Nilo Machado, acostumado a clicar lindas mulheres em seus books fotográficos, já fez várias fotos no Cemitério de Passos, mas duas se destacam pela qualidade e sensibilidade artística. Uma delas é que abre esta reportagem (foto acima), na qual ele ficou horas esperando a melhor luz, mas fez somente um clique certeiro.

Outra foto é de uma sensibilidade ímpar. Nilo fotografou este senhor pensativo e emocionado próximo a um túmulo, retratando todo o respeito desse momento que é visitar um local como os cemitérios. Detalhe: o senhor é sogro de Nilo e faleceu em outubro de 2020.

cemiterio-nilo.jpg

Senhor deixou-se fotografar no Cemitério de Passos /  Foto: Nilo Machado

Já a aposentada Imaculada Neves também fez uma sessão de fotos no Cemitério de Passos durante uma visita com grupo de amigos antes da pandemia. Do dia, saíram várias imagens artísticas que Imaculada guarda com muito carinho e 13 delas são divulgadas na galeria abaixo (arraste as imagens).

O artista Maurício Ponsancini também já andou pelas ruas do cemitério e participou de visitas, fazendo cliques variados dos túmulos, detalhes decorativos e outras imagens de cunho artístico, que possibilitam uma nova visão do necrotério de Passos. Veja 8 fotos na Galeria abaixo (arraste as imagens).

O Cemitério Municipal de Passos funciona normalmente neste 2 de novembro, aberto para visitação das 7h às 18h.

VEJA MAIS