TURISMO

300 ANOS

Ouro Preto é a cidade

que mais representa MG

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

01/12/2020

A histórica Ouro Preto foi a cidade mais citada na enquete realizada pelo Noticiar.net para comemorar os 300 anos de Minas Gerais amanhã, 2 de dezembro. Outras nove localidades foram lembradas nesta pequena sondagem realizada nas redes oficias da plataforma no Facebook, Instagram e Whatsapp entre os dias 11 de novembro e 1 de dezembro.

Participaram da votação online 32 pessoas, que foram estimuladas a responder espontaneamente em posts e story. Durante o período, o Noticiar.net perguntou: qual cidade mais representa Minas Gerais? Ouro Preto obteve maior numero de votos: doze, seguida de Belo Horizonte, com quatro e Tiradentes, com três menções.

Ainda foram lembradas Passos, São José da Barra, com referência à Furnas Centrais Elétricas, São João Del Rey, Capitólio, São Roque de Minas, São Lourenço, Uberaba e Capetinga.

Confira informações das três cidades que mais representam Minas Gerais, de acordo com a votação dos leitores do Noticiar.net:

Ouro Preto

Ouro Preto foi descoberta no final do século 17  ficando conhecida como Vila Rica, pois seu solo era farto em ouro. Hoje, Ouro Preto é rica em cultura, arte e no desejo de liberdade, pois foi palco da Inconfidência Mineira. Conforme pesquisadores, possui o maior conjunto barroco do mundo, com suas inúmeras igrejas e capelas no estilo barroco, incluindo a Igreja São Francisco de Assis, considerada obra prima de Aleijadinho, e a Matriz Nossa Senhora do Pilar, além de museus e seus casarios coloniais. A arquitetura é marca registrada de Ouro Preto que, associada à sua história, é um dos principais destinos turísticos de Minas e do Brasil. Atualmente, possui cerca de 74 mil habitantes e integra o Circuito Estrada Real, a maior rota turística do Brasil passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Belo Horizonte

Com seus 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte é uma capital cheia de encantos mineiros. A começar do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e considerado uma das primeiras construções modernistas do Brasil, principalmente a igrejinha São Francisco de Assis (foto). Passear pelo centro na Praça Sete, na Praça da Liberdade e na Savassi revela como é o dia a dia de quem mora na grande cidade. Belo Horizonte também é conhecida pela hospitalidade, boa comida e os bares, garantindo uma boa vida noturna.

Tiradentes

Cidade tranqüila, com cerca de 8 mil habitantes, Tiradentes é roteiro obrigatório em Minas Gerais. O centro histórico é cheio de casarões seculares e possui circuito religioso com visitas a belas igrejas, como a Matriz de Santo Antonio, Nossa Senhora do Rosário e Santíssima Trindade. Outra atração é o chafariz São José, construído no século 18 para fornecer águas aos moradores. Dentre os muitos museus, um não pode ficar de fora: o de Sant’Ana, dedicado à Mãe Maria. A cidade reserva outras aventuras, como boa gastronomia e o povoado Bichinho, onde ficam as famosas casas tortas. Também integra a rota Estrada Real.

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2021  © Copyright Noticiar.net