Reportagem: Keuly Vianney  Fotos: André Luiz Souza   Webdesign: Hanna Teixeira  07/12/2019

Definitivamente, Passos se inseriu no mercado turístico global ao oferecer um tipo de acomodação cada vez mais presente nas cidades mais descoladas e visitadas do mundo: o hostel. Atualmente, há pelo menos seis hostels abertos em Passos e com atendimento freqüente a hóspedes de todo Brasil e até do exterior.

A implantação do hostel como alternativa de hospedagem é um fenômeno recente na cidade, de 2017 para cá. O fato é que esse tipo de acomodação ganha terreno no mundo todo e conquista muitos clientes que vêem no conceito de compartilhamento um novo modo de viajar, conhecer novas culturas e pessoas.

O QUE É HOSTEL?

A plataforma internacional Hostelworld explica que o

hostel é um tipo de acomodação mais econômica que se concentra numa experiência social compartilhada. A ideia, iniciada na Alemanha como albergue em 1909, foi do professor Richard Schirrmann, espalhando-se pela Europa nos anos seguintes. No Brasil, a proposta chegou nos anos 1960.  

Pelo mundo, há desde os hostels mais simples até os de luxo, com quarto e banheiro privativo, compartilhando somente áreas comuns. O Noticiar.net visitou quatro hostels na cidade e constatou que estes estabelecimentos atendem público variado, mas a grande maioria hospeda turistas que vêm visitar a região do Mar de Minas e Serra da Canastra. Somente um hostel nasceu com vocação diferenciada, atendendo muitos viajantes que procuram a área de saúde.

Nos quatro hostels visitados, foi observado que todos têm boa demanda de reservas e cada um tem sua peculiaridade de atendimento, mas há algo em comum: a simpatia em atender os visitantes e proporcionar boa estadia. Todos os estabelecimentos disponibilizam wi-fi gratuita e oferecem café manhã no estilo mineiro, com muita fartura, incluindo queijos, bolos, frutas, sucos, etc. Algo raro em hostels pelo mundo afora.

IMPORTÂNCIA

Órgãos do setor já reconhecem a importância e o crescimento dos hostels no turismo mundial. O Brasil está entre os 15 países com maior quantidade de albergue/hostels em todo mundo, liderando na América Latina, conforme dados da Hostelling International.

O estudo “Evolução do Viajante do Hostel”, apresentado pela Hostelword na Equipotel 2019, realizada em setembro em São Paulo, revela que 81% dos turistas que viajaram recentemente, por três ou mais semanas, escolheram ficar em hostels.

A pesquisa ouviu mais de 5 mil pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha, Índia e Brasil. A conclusão foi de que os hostels passaram de uma opção simplesmente barata para uma oportunidade de conhecer novas pessoas de todo mundo.

Outro ponto positivo é sobre os hostels que oferecem diretamente passeios para os destinos turísticos na região. Eles possuem veículos próprios, guias e condutores credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma exigência do governo brasileiro para atuar no turismo.

Confira abaixo informações sobre os hostels visitados pela reportagem em Passos (em ordem alfabética):

Hostel Bem Estar

Um hostel em Passos atende um público que vem a Passos não só para turismo, mas sim para tratamentos de saúde. No Hostel Bem Estar, 90% dos hóspedes procuram o estabelecimento porque vão fazer algum tipo de procedimento médico, seja uma simples consulta ou exame até cirurgias mais complexas.

O hostel do casal Cássio Tadeu Cunha e Vivian Natália Aparecida Mizael se diferencia dos demais na cidade por estar próximo do maior hospital da região, a Santa Casa de Misericórdia de Passos, e do Hospital Regional do Câncer. Inaugurado em maio deste ano, tem lotação máxima quase todos os dias. Veja Galeria de Fotos abaixo.

Hostel Bem Estar

Capacidade: 15 pessoas

N º de quartos: 4 (2 compartilhados (1 masculino e 1 feminino) e 2 quartos conjugados para famílias. Maioria dos hóspedes é de MG, mas já vieram de MS, AC, DF, SP, RJ, GO e RO

N º de banheiros: 4, sendo 1 compartilhado

Área compartilhada: cozinha equipada, refeitório, sala de TV, sala de leitura e área de lazer

Café da manhã: estilo mineiro e completo

Garagem: 2 carros

O casal pensou em investir numa pensão, mas o conceito moderno de hostel falou mais alto. Para eles, a ideia de compartilhamento traz um certo consolo para quem enfrenta problemas de saúde.

“Acredito que o hostel é uma hospedagem que proporciona convívio com outras culturas e uma troca de experiência que não se tem em hotéis. Como o ambiente é compartilhado, todos podem conviver e falar de seus problemas comuns”, diz Cássio, que já trabalhou na rede hoteleira por 22 anos.

“É um novo conceito de hospedagem e as pessoas ainda estão se adaptando na cidade, pois muitos perguntam sobre o que é e como se trabalha no hostel”, explica Vivian.

O casal administra tudo, desde reservas ao atendimento. Porém, a assistência moral dada aos hóspedes é um grande diferencial do Bem Estar. “Dar acolhimento a essas pessoas que chegam de vários locais do Brasil com problemas de saúde é muito importante, pois elas vivem um momento difícil em suas vidas. Dizemos que nosso atendimento é 24h, porque estamos sempre prontos a ajudar quem nos procura a qualquer horário”, afirmam, pensando na ampliação do hostel nos próximos meses.

Hostel Caminho das Águas

Capacidade: 42 pessoas

N º de quartos: 9 (2 compartilhados (1 masculino e 1 feminino), 2 para famílias, 2 para casais, 2 duplos e 1 individual). Já recebeu hóspedes da África, Espanha, Venezuela e Brasil, principalmente CE, SP, RJ, MG, GO, PR, RS

N º de banheiros: 7, sendo 2 compartilhados

Área compartilhada: cozinha equipada, refeitório, sala de TV, sala de jogos e de leitura

Café da manhã: estilo mineiro e completo

Passeios: oferece na região da Serra da Canastra com 1 veículo 4x4 e guia credenciado pelo ICMBio, incluindo off-road e trilha pesada, pois integra o Jeep Clube Lameiros de Passos. Tem parcerias para passeios de lancha e catamarã

Garagem: 6 carros

Hostel Caminho das Águas

Em atuação desde março deste ano, o Hostel Caminho das Águas se instalou numa casa bem no centro de Passos, comandado pelas sócias Fernanda Ribeiro de Oliveira Leite e Shirley Ferreira Kirchner.

Até 2018, a gerente Fernanda não sabia o que era hostel, mas hoje já tem um conceito bem definido desse estilo de hospedagem. “Hostel significa ambiente familiar, onde você conhece pessoas, divide experiências de vida e de viagens com bom custo-benefício. Hostel é família”, avalia. Veja Galeria de Fotos abaixo. 

Ela descobriu o que era hostel depois que os sobrinhos de Brasília contaram que passearam pela Europa e ficaram nestes estabelecimentos. “Fui entender o que era e vi que poderia funcionar em Passos”, conta.

O público que procura o hostel é 70% formado por turistas, enquanto o restante se divide entre estudantes e viajantes a trabalho. Conforme ela, a grande maioria dos hóspedes já vem sabendo da proposta do local, pois já está acostumado a viajar e gosta de compartilhar.

A casa é grande, com dois pavimentos, e a gerente Fernanda está sempre atrás de melhorias no atendimento. “Acho que nosso hostel é o único no centro da cidade, nossas roupas de cama são padronizadas, temos ar condicionado em todos quartos e cada cama tem três tomadas para celulares”.  

Nos últimos meses, ela hospeda dois hóspedes fixos que trabalham em Passos. “Eles preferem ficar no hostel do que alugar ou ir para outra hospedagem. Todos nossos hóspedes comentam que se sentem em casa, porque estamos sempre dando assistência, desde problemas de saúde até conselhos pessoais. Nestes oito meses, já passei por muita experiência que só o hostel proporciona”, lembra Fernanda.

Hostel Muarama

Oferecer uma hospedagem familiar também é a proposta do Hostel Muarama, que abriu as portas em novembro de 2018. Localizado num dos bairros mais nobres da cidade, o hostel têm à frente o casal Itaniara Ferreira da Fonseca e Fernando Olímpio.

“Para nós, o conceito de hostel é hospedagem em família, para que a pessoa se sinta em casa. É um viajar quase sem sair de casa. Quem fica aqui, vira nosso amigo”, explica Itaniara, a responsável por investir no hostel. Veja Galeria de fotos abaixo. 

Hostel Muarama

Capacidade: 21 pessoas

N º de quartos: 4 (2 compartilhados (1 masculino e 1 feminino), 2 para casal com cama extra, sendo 1 deles com suíte). Já recebeu hóspedes da Alemanha e Brasil, principalmente SP, RJ, MG, SC, MT, DF e PA

N º de banheiros: 3, sendo 2 compartilhados

Área compartilhada: 2 cozinhas equipadas, refeitório, sala de TV, escritório com computador, 1 piscina, área de lazer com churrasqueira

Café da manhã: estilo mineiro e completo

Passeios: oferece serviço adicional de traslado rodoviária-hostel e city tour em Passos. Tem parcerias para passeios na região Serra da Canastra

Garagem: 3 carros

Conforme ela, o amplo espaço da casa, com dois pavimentos, atende às necessidades de cada pessoa ou grupo que se hospeda no hostel a fim de garantir maior satisfação da clientela. O público é variado, mas a grande maioria, 70%, vem em busca de turismo.

“Também hospedamos muitas pessoas que vem a trabalho, estudantes e concurseiros. Até esportistas vencedores já ficaram em nosso hostel”, conta Itaniara.

Além disso, o hostel abre possibilidade para serviços adicionais únicos em Passos, como tai-chi-chuan, meditação e Tarô do Osho. O gerente Fernando é quem ministra as atividades, pois é instrutor com experiência nas práticas orientais que trazem equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

“Nos preocupamos muito com a qualidade do atendimento para que a pessoa se sinta confortável. O hostel também propicia essa interação cultural que acaba por criar laços de amizade”, afirma o casal.

Pousada Hostel Passos

Capacidade: 52 pessoas

N º de quartos: 9 (2 compartilhados (1 masculino e 1 feminino), quartos para casais, quádruplos e sêxtuplos). Já recebeu hóspedes da Irlanda, América do Sul e Brasil, principalmente de SP, RJ, MG, MT

N º de banheiros: 9, sendo 4 compartilhados

Área compartilhada: cozinha equipada, refeitório, sala de TV, sala de jogos, 2 piscinas, 2 varandas

Café da manhã: estilo mineiro e completo

Passeios: oferece na região Serra da Canastra e Mar de Minas, com 2 veículos 4x4 e condutores habilitados pelo ICMBio

Garagem: 10 carros

Pousada Hostel Passos

A Pousada Hostel Passos tem grande área física para atender grupos de hóspedes e foi o primeiro a atuar no estilo hostel na cidade. Em 2017, o condutor de visitantes Júlio Cézar Lima abriu sua casa de modo compartilhado, alugando quartos pelo Airbnb, serviço online e global para reservas de acomodação e meio de hospedagem.

Devido à demanda, alugou uma casa maior e hoje mantém o hostel associado à pousada. “Hostel é receber amigos e não hóspedes, pois abrimos todo nosso espaço para quem fica conosco. Só o hostel pode proporcionar a convivência compartilhada”, diz. Veja Galeria de Fotos abaixo. 

Ele administra o hostel com a esposa e gerente, Tereza Batista de Santos Lima, que também é condutora de visitantes. “Hoje, trabalhamos em família e o nosso diferencial é a dedicação e o carisma”, conta Júlio.

Em dois pisos, o hostel possui amplos cômodos, com vários espaços de compartilhamento. A fachada é uma atração à parte, pois foi pintada toda colorida com desenhos sobre a flora e fauna da região.   

Conforme Júlio, 60% dos hóspedes ficam no hostel para turismo, seguido de trabalho, saúde e estudantes. Como Júlio e Tereza são habilitados como condutores, o hostel oferece toda assessoria para os turistas, orientando sobre os melhores destinos da região. 

Para Júlio, as perspectivas para o turismo em 2020 são muito boas. “Passos tem todo potencial para absorver turistas e em várias acomodações. Já estamos com reservas com mais de 50% de lotação para os feriados do  próximo ano”, afirma.

SERVIÇO

Hostel Bem Estar. Rua Saldanha da Gama, 97, bairro Santa Casa. Passos (MG). Whatsapp: (35) 99881-4764 / 98851-2946. Funciona das 6h às 23h. Facebook: Hostel Bem Estar / Instagram: @hostelbemestar. Reservas: Booking, Hotel Urbano e Airbnb.  

 

Hostel Caminho das Águas. Rua Sete de Setembro, 98, centro. Passos (MG). Whatsapp: (35) 99768-3200. Funciona das 7h às 23h. Facebook: Hostel Caminho das Águas / Instagram: @hostelcaminhodaságuas. Reservas: Booking e Airbnb.

 

Hostel Muarama. Rua Três Corações, 180, bairro Muarama. Passos (MG). Funciona das 7h às 21h. Telefone: (35) 3521-5786 / Whatsapp: (35) 99749-1001 / 99113-9624. Facebook: Hostel Muarama / Instagram: @hostelmuarama. Reservas: Booking e Airbnb.

 

Pousada Hostel Passos. Rua Pensilvânia, 103, bairro Eldorado. Passos (MG). Funciona 24h.Whatsapp: (35) 99731-1500. Facebook: Pousada e Hostel Passos / Instagram: @pousadaehostelpassos . Reservas pelo site www.hostelpassos.com.br e outros sites de hospedagem.

ANUNCIO

2019-2020  © Copyright Noticiar.net