top of page

DIVERSIDADE

trancista.jpg

Trancista vai representar Passos na Expo Favela Minas 2025

Reportagem e fotos: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
05/07/2025

whats-logo.png

Passos terá uma representante no Expo Favela Minas, que acontece nos dias 18 e 19 de julho em Belo Horizonte, evento que é considerado uma das maiores feiras de empreendedorismo do Brasil que conecta talentos da periferia. A jovem Jessica Araújo Barbosa, a Jéssica Yasmin, de 28 anos, é uma das homenageadas no Trofeu Trancista Referência 2025 e vai participar da Batalha de Tranças com outras profissionais de várias cidades mineiras. 
 

Conforme os organizadores, o troféu é a maior premiação para trancistas em Minas Gerais, mostrando o talento, a resistência, a beleza e potência das profissionais que estão transformando vidas pela arte das tranças e da cultura afro-brasileira. 

Jéssica vive a alegria de participar do evento. "Estou mais que preparada. Me inscrevi sem expectativas e ser selecionada foi uma grande surpresa. Será um momento de muito aprendizado e troca de conhecimentos", diz a trancista. 
 

Jéssica é de Pernambuco, mas mora em Passos desde 2021 com os três filhos e o marido que veio trabalhar na região. Autodidata, ela faz tranças desde os 9 anos, pois sempre se interessou em trançar os cabelos das amigas de infância. Entretanto, virou trancista profissional há 2 anos e meio (veja abaixo alguns trabalhos de divulgação da trancista, incluindo os estilos nagô, box braids e ghana braids): 

tranca1.jpg
tranca2.jpg
tranca3.jpg
tranca5.jpg
tranca7.jpg
tranca4.jpg

"Foi em Passos que comecei a me profissionalizar como trancista de verdade. Fiz um curso de cabeleireiro e fui me aprimorando na arte das tranças. Hoje, tenho meu próprio salão e atendo clientes de Passos, Itaú, Fortaleza de Minas e Franca (SP)", conta. "Há várias trancistas na cidade, pois é um setor em desenvolvimento e com muito serviço. Todas as trancistas são parceiras", complementa. 


Para ela, uma bela trança não se faz só de estética, mas de uma boa base junto às técnicas de trançado, que garantem a qualidade, a beleza e a durabilidade do trabalho no cabelo. "Muitas produções demoram para ser feitas, outras preciso de extensão. Já trabalhei 10 horas em pé para atender duas clientes", lembra, informando que já está elaborando o penteado que pretende apresentar na batalha das tranças. 

Ela está muito feliz em representar Passos num evento tão importante para o público da periferia. Como ela informou, os  tempos foram duros quando ela chegou na cidade com a família, mas ganhou apoio de várias pessoas. Veja abaixo vídeo que ela gravou para o Noticiar.net, explicando como a comunidade passense a recebeu e a ajudou por aqui: 

O líder da Central Única das Favelas (Cufa Passos),  Reinado Alves de Barros, vai acompanhar Jessica no evento. "A Jessica Yasmim é uma trancista referência na cultura afro-brasileira local e foi selecionada para participar do evento por meio de uma curadoria estadual voltada exclusivamente para mulheres que atuam com trançados e estética afro. Foram dezenas de candidatas de diversas cidades mineiras, tendo como critério a representatividade, a originalidade do trabalho e o impacto social de cada empreendedora em sua comunidade", explica Reinaldo. 


Para ele, participar de um evento deste porte fortalece o empreendedorismo local, amplia redes de contato e abre portas para novas oportunidades. "Levar uma mulher preta, periférica e empreendedora para um evento como a Expo Favela é mais do que representatividade. É garantir que o talento da nossa quebrada seja valorizado e colocado em destaque”, diz Reinaldo.

bottom of page