CONSUMO

Bulbo da idéia brilhante

O que fazer para economizar na conta de luz

Texto: Keuly Vianney

n.noticiar@gmail.com

08/07/2021

whats-logo.png

Com o anunciado aumento na conta de energia elétrica devido à seca e crise nas hidrelétricas, é preciso praticar o consumo consciente para que a conta de luz não te surpreenda no final do mês, principalmente durante a pandemia com as pessoas ficando mais em casa. Para orientar os consumidores, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) preparou dicas de economia dos principais produtos do lar, como geladeira, ferro elétrico, chuveiro, lâmpadas e máquina de lavar roupa.

De acordo com o Idec, um “fator que contribui bastante para o aumento na conta de luz é o desperdício de energia. É preciso, portanto, ficar atento e adotar novos hábitos que ajudem a economizar energia elétrica - que nada mais é que utilizá-la de forma a obter o máximo benefício com um menor consumo de energia, evitando os desperdícios ou o uso inadequado”.

Para isso, o Idec preparou dicas práticas para reduzir os gastos, sem diminuir a qualidade do serviço e a segurança de sua família. Confira abaixo as orientações de economia:

CONSUMO GERAL E GELADEIRA

Acompanhe a evolução mensal do consumo de energia elétrica em sua residência ou negócio.

Ao comprar um eletrodoméstico, considere, além do preço, se ele consome pouca energia. Os eletrodomésticos mais econômicos vêm identificados pelo selo Procel, no qual a nota A representa o menor consumo de energia e a letra E, o consumo maior.

Evite abrir a porta da geladeira por tempo prolongado. Deixe espaço entre os alimentos e guarde-os de forma que você possa encontrá-los facilmente.

Não guarde alimentos e/ou líquidos quentes, nem recipientes sem tampa na geladeira. Faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as instruções do manual.

 

Conserve limpas as serpentinas (as grades) que se encontram na parte de trás do aparelho e não as utilize para secar panos, roupas etc.

Quando você se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie o freezer e a geladeira e deixe-os desligados.

refrigerator-1809344_640.jpg

Não forre prateleiras com vidros ou plásticos, pois dificultam circulação interna de ar

Depois de desligar o ferro, você ainda pode aproveitar o calor para passar roupas leves

ELETRODOMÉSTICOS E FERRO

Quando ninguém estiver assistindo TV, desligue o aparelho e não durma com a televisão ligada. Se necessário, uma opção é recorrer ao timer (temporizador) para que o aparelho desligue automaticamente. 

 

Ao usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida. Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.

 

Se o ferro for automático, regule sua temperatura. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor.

Pintura com clores claras reflete melhor a luz e reduz consumo da iluminação artificial

ILUMINAÇÃO

Use lâmpadas fluorescentes nas dependências onde a luz fica acesa por mais tempo, como cozinha, copa e sala; não se esqueça de descartá-las e entregar as lâmpadas queimadas nos locais de venda.

 Mantenha desligados os aparelhos elétricos que não estiverem sendo usados e as lâmpadas nos ambientes onde não há ninguém.

·

Periodicamente, faça a manutenção das instalações elétricas já que fios mal encapados e mal isolados causam fuga de corrente.

CHUVEIRO E AQUECEDOR

Só ligue o chuveiro quando estiver pronto para o banho, feche a torneira enquanto estiver se ensaboando e seja breve. Tente tomar banho em cinco minutos. 

Quando o tempo não estiver frio, use o chuveiro com a chave na posição verão (morno); o consumo é 30% menor do que na posição inverno.

 

Se seu imóvel tiver aquecedor central, escolha um boiler com capacidade adequada às suas necessidades; prefira modelos que disponham de tanque com melhor isolamento e controle de temperatura.

 

Regule o aquecedor periodicamente e, ao usá-lo, ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente.

shower-653671_640.jpg

Chuveiro na possição verão economiza até 30% de energia

VEJA MAIS