top of page

CURIOSIDADES

passos-rua2.jpg

Maria, José e Ana são os nomes mais populares em Passos

Reportagem e fotos: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
03/03/2024

whats-logo.png

Sabe quais são os cinco nomes mais populares em Passos, cidade do Sul de Minas Gerais com cerca de 115 mil habitantes? Para matar sua curiosidade, veja o resultado: Maria é o primeiro deles, seguido de José (2º), Ana (3º), João (4º) e Antonio (5º). A popularidade desses nomes está no site Nomes no Brasil, ligado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e baseado no Censo Demográfico de 2010, quando o país possuía 200 milhões de habitantes com mais de 130 mil nomes diferentes. 


O site oferece a frequência e a popularidade dos nomes no país, assim como em cada Estado da federação e suas respectivas cidades. O Noticiar.net levantou a lista dos 10 nomes mais populares em Passos, obtendo os seguintes números de pessoas com o referido nome: 
1º: Maria: 6.878 pessoas
2º: José: 3.197 pessoas
3º: Ana: 2.105 pessoas
4º: João: 1.947 pessoas
5º: Antonio: 1.788 pessoas
6º: Paulo: 924 pessoas
7º: Pedro: 846 pessoas
8º: Carlos: 841 pessoas
9º: Luiz: 781 pessoas
10º: Lucas: 731 pessoas

passos-rua1.jpg

Nome feminino Maria é o mais frequente em Passos, conforme IBGE

O IBGE pode trazer, em breve, alguma novidade sobre este tema quando finalizar o Censo Demográfico de 2022, cujos números estão sendo divulgados aos poucos.  Mas, pela análise da reportagem e os dados apresentados no site Nomes do Brasil, ficará difícil uma grande alteração no caso dos nomes, que já estão consolidados entre os mais populares no país. 
 

Caso se some os três nomes mais populares em Passos, o resultado é 12.090 pessoas, que equivale a 10,5% de toda população da cidade no Censo Demográfico de 2022. Passos teve um crescimento de 5,31% na população entre 2010 e 2022. Só o nome Maria corresponde a 5,9% dos habitantes que vivem no município passense e seria impossível superá-lo no prazo de 10 anos. 

No Brasil, 11,7 milhões de mulheres possuem Maria como nome, conforme o site, contra 5,7 milhões de José - uma diferença de 6 milhões de pessoas. O terceiro e quarto lugares têm margem mais apertada: Ana aparece com 3 milhões de nomes, enquanto João, 2,9 milhões. 

 

Variáveis
O levantamento do IBGE leva em consideração algumas variáveis na coleta de informações realizada entre recenseador e o morador, como as grafias dos nomes (exemplo: Ana ou Anna e Luis ou Luiz), que são contabilizados como diferentes, e o descarte de sinais diacríticos em nomes (acentos agudo e circunflexo, grave, cedilha e til). 

Sobre a frequência dos nomes, também houve uma regra específica: foram apresentados somente aqueles cuja repetição seja maior ou igual a 20 em todo o Brasil, enquanto para as unidades da federação, deveria ter 15 nomes iguais, ao menos. Para os municípios, a frequência exigida foi de 10 nomes, pelo menos. 


Para entender melhor essas diretrizes, um nome diferente como a da repórter que produziu esta reportagem, Keuly, aparece no site com uma frequência de 319 pessoas com o mesmo nome no Brasil e com uma popularidade de 18.731º lugar. 
 

Já quando se pesquisa esse mesmo nome em Passos, aparece a mensagem: "nenhum resultado encontrado ou frequência inferior à especificada". 

Campeões
Uma curiosidade da pesquisa no site do IBGE mostra que Passos segue a tendência dos nomes mais populares no país, pois Maria, José, Ana, João e Antonio aparecem na mesma frequência e colocação de 1º ao 5º lugares, tanto no Brasil como na cidade sulmineira. Portanto, estes nomes são os campeões na hora dos pais escolherem os nomes de seus filhos em solo brasileiro. 


A lista de Passos muda um pouco de figura quando se compara os nomes do 6º ao 10º lugares em relação ao Brasil. Enquanto em Passos Paulo aparece na sexta colocação, no Brasil ele passa para 8º. 

Pedro se posicionou como o 7º nome mais popular entre os passenses, mas no Brasil ele só aparece no 9º lugar. Já Carlos ficou no 8º lugar contra 7º no país. 


Luiz garantiu a 9ª posição entre os nomes mais populares em Passos, enquanto no Brasil ele está na 11ª colocação. Lucas permaneceu no 10º lugar no Brasil e em Passos. Francisco, um nome muito popular entre os brasileiros, ficou na 6ª posição no país. Em Passos, ele conseguiu só a 21ª colocação. 


Outra curiosidade é sobre a preferência dos passenses na hora de batizar os filhos, optando por nomes de origem bíblica e cristã, muito frequentes em todo país, como no caso de Maria, Ana, José, João, Antonio, Paulo, Lucas. 

Gráficos
O site do IBGE também traz gráficos de nascimentos por décadas, mostrando quando o nome foi mais aceito entre a população brasileira. No caso de Maria em Passos, o nome  teve sua ascensão entre 1930 e 1950, observando uma queda até 1980 e uma constante até 1990, ano que voltou a ser mais procurado. 


Praticamente, José teve a mesma trajetória em Passos, registrando quedas sucessivas a partir dos anos 1960, quando iniciou uma constante. Ao contrário de João, que apresentou desinteresse na década de 1960, mas voltou a ser escolhido a partir dos anos 1970 com tendência de aumento considerável nas décadas seguintes, principalmente entre 1990 e 2000.   Clique aqui para pesquisar sobre o seu nome. 

bottom of page