Tai chi chuan: meditação em movimento

Reportagem e produção: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

25/01/2020

Alcançar o equilíbrio entre o binômio corpo e mente é um dos maiores desafios do homem na atualidade. E a prática do tai chi chuan surge como alternativa para auxiliar nessa busca, trabalhando a meditação e a suavidade de movimentos que ajudam na prevenção e cura de doenças, além do bem-estar ao organismo.

Instrutor de tai chi chuan há mais de 20 anos, Fernando Olímpio é um dos poucos que ministra aulas em Passos (veja Galeria de Fotos acima com alguns movimentos). Ele explica que a arte chinesa é praticada hoje por milhões de pessoas de todas idades, sexo e crenças em várias as partes do planeta.

A arte

O tai chi chuan é uma arte marcial criada pelo sábio chinês Chan San Fan há 700 anos. Resumidamente, seus princípios filosóficos remetem ao Taoísmo, que representa a força cósmica criadora do universo e de todas as coisas. O tai chi é o caminho que leva ao Tao. O tai chi chuan é a expressão do tai chi. O tai chi é a expressão do Tao.

“O tai chi chuan é meditação em movimento. Com leveza, consciência, harmonia e equilíbrio, usa a consciência corporal, as posturas, alongamentos, domínio da respiração e, principalmente, a energia chi, contida em todos os seres do universo, para ajudar na busca do autoconhecimento”, ensina Fernando.

Em Passos há 10 anos, ele percebeu uma maior procura pelo tai chi, pois quando chegou na cidade a prática não era tão difundida. “As pessoas estão entendendo a necessidade de se autoconhecer e procuram um maior significado da vida. E o tai chi é amor e vida”, afirma.  

O instrutor, entretanto, defende que o tai chi chuan é muito mais que os conhecidos movimentos lentos e sutis difundidos pela prática. “O tai chi ajuda a aceitar o que a vida traz, fazendo com que o corpo e mente se unam para ter consciência plena, de unidade. Não é competitiva, pois essa fluidez e leveza dos movimentos dão segurança interior”, diz.

Fernando garante que os benefícios são logo percebidos no primeiro dia de aula, mas se feitos ao longo prazo são mais evidentes. Confira vídeo ao lado em que o instrutor fez alguns movimentos do tai chi especialmente para o Noticiar.net. 

Dentre eles, incluem-se estimulação do sistema imunológico, maior flexibilidade e força, manutenção do foco, concentração, limpeza das toxinas, domínio dos pensamentos e liberação de hormônios benéficos ao organismo.

“Todos esses benefícios dão maior significado à vida e aumentam o sentimento de gratidão, além de trazer reequilíbrio da mente e corpo.Todas nossas preocupações podem ser amenizadas com a prática do tai chi”, completa o instrutor.

Por isso, é indicado para males emocionais, como estresse, depressão, ansiedade, medo, angústia, insônia, e na prevenção de doenças do coração e circulação, pois ajuda a regular a pressão sanguínea, e até nos problemas de postura.

O tai chi pode ser praticado em qualquer lugar e momento, como numa sala fechada ou ao ar livre. Atualmente, Fernando dá aulas particulares no Hostel Muarama com horários flexíveis e atende em dois espaços em Passos: o Revigora e o Pranayama.

 

Um autêntico pesquisador da alma humana, o pernambucano Fernando também é estudante de filosofia clássica e acropolitana. Desde criança, questiona a existência humana e na adolescência já imitava o kung fu de Bruce Lee. Ao mudar-se para São Paulo nos anos 1980, aprofundou-se  nas artes marciais chinesas até descobrir o tai chi com o mestre chinês Wong. Desde então, estuda de forma autodidata a prática chinesa.

VAI LÁ:

Aulas de tai-chi-chuan e meditação em Passos (MG). Instrutor: Fernando Olímpio. Aulas de 1 a 3 vezes na semana, com duração de até 1 hora, ministradas individualmente ou em grupos. Para crianças a partir de 5 anos, adultos e idosos. A primeira aula é experimental e gratuita. No Hostel Muarama: Rua Três Corações,180, Jardim Muarama. Whatsapp: (35) 99113-9624. Facebook: Fernando Olímpio / Instagram: @fernando_tai_chi

ANUNCIO

Alunos de escola pública de Passos dão novo olhar às telas da artista modernista

3 bibliotecas

Confira acervo das três maiores bibliotecas de Passos, que atendem vários públicos

Veja locais de Passos onde desabrochou a estação mais florida do ano

2019-2020  © Copyright Noticiar.net