2019  © Copyright Noticiar.net

Reportagem e Fotos: Keuly Vianney

13/05/2019

Nesta terça-feira, 14 de maio, Passos (MG) está completando 161 anos. A cidade de cerca de 115 mil habitantes é focalizada por moradores e visitantes de várias formas, principalmente por fotos. Entretanto, poucas pessoas conhecem a visão de artistas que retratam o município de uma maneira mais cultural.

O Noticiar.net reuniu obras de alguns artistas sobre Passos em telas, cerâmica e até velas. Veja na Galeria de fotos a sensibilidade desses artistas que atuam na cidade e trabalham com as belas-artes.

TELA DO SANTUÁRIO 

O Santuário de Nossa Senhora da Penha foi pintada nos estilos acadêmico e impressionista na versão do artista plástico Junio Francisco de Oliveira. Ele usou óleo sobre tela e acrílico para retratar uma das igrejas mais emblemáticas de Passos. Com cerca de 20 anos na profissão, é a primeira vez que Junio retrata o Santuário e conseguiu a vista num dos pontos mais altos da cidade. Para ele, foi um desafio fazer este estudo de paisagem urbana.

Serviço: Ateliê Passarte – Aulas de pintura. Rua Deputado Lourenço de Andrade, 687 - centro de Passos. Contato/whatsapp: (35) 99964-9754

PASSOS EM PORCELANA

A artista plástica Rosely Barbon homenageia Passos com seu fino trabalho em quatro pratos em porcelana pintada à mão nos estilos barroco, impressionista e moderno. Prato 1: Capela Centenária da Penha com adorno em estilo barroco mineiro da época da construção da igreja no século 19. Prato 2: Representação de Passos, com gado, milho, cana-de-açúcar, café, festas folclóricas e a Capela da Penha. Prato 3: Orquestra de anjos, detalhe da pintura de Jerônimo Netto na Igreja Matriz Sr. Bom Jesus dos Passos. Prato 4: Riquezas de Passos, destacando moda, canto da viola, agropecuária, festas juninas, culinária e o Rio Grande.

Serviço: Ateliê Rosely Barbon. Rua Jacuí 42, bairro São Francisco. Contato/whatsapp: (35) 3521-8163/ 98844-8163. Instagram: @roselybarbon

VELAS ESTILIZADAS

Inovando, a artista plástica Cal Fajardo mostra Passos por meio de velas decorativas e estilizadas. Usando a técnica de decoupage, a artista transferiu imagens da igreja Matriz Sr Bom Jesus dos Passos, como o padroeiro, o piso, a fachada e o vitral da igreja, para velas de vários tamanhos e formatos. A ideia é disponibilizar lembranças bem elaboradas que caracterizem a cidade. Ela vem desenvolvendo este trabalho com peças personalizadas em velas há cerca de 3 anos.

Serviço: Artista plástica Cal Fajardo. Contato/whatsapp: (35) 99828-9538. Instagram: @calfajardo_artepersonal

ALEGORIA DE PASSOS

Em sua homenagem a Passos, a artista plástica Roseymar Zaroni seleciona um quadro em que ela mescla fotos, pintura e intervenções passando por várias fases históricas da cidade, desde a época rural até o crescimento urbano. Um trabalho engenhoso e, ao mesmo tempo, divertido, numa explosão criativa em que a artista mostra o que sente e pensa sobre Passos. Na produção, são vistos a Igreja Matriz e a Capela Centenária da Penha, festas folclóricas e pipas em miniaturas e fitas. Foram usadas técnicas de pintura contemporânea e assemblage.

Serviço: Ateliê Roseymar Zaroni . Rua São Sebastião, 31, centro. Contato/whatsapp: (35) 98882-4550. Facebook: Artista Plástica Roseymar Zaroni

PRAÇA IMPRESSIONISTA

A artista plástica Reinilda Barbosa pintou a praça Monsenhor Messias Bragança, a conhecida praça da Matriz, no estilo impressionista. Ela dá uma visão mais acadêmica para este quadro em óleo sobre tela, tendo como ponto central o chafariz central e a igreja Matriz Sr Bom Jesus dos Passos ao fundo. Além disso, a artista ressalta o verde dominante na praça por meio de suas pinceladas pictóricas.

Momentos

100 anos

Muitas casas de Passos são centenárias e mantêm fachada original do início do século 20

Confira a coleção Outono/Inverno 2019

da Limiar