ESPECIAIS

#fiqueemcasa: 10 plantas que purificam o ar

Reportagem e edição: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  12/08/2020

Com a pandemia do novo coronavírus, a preocupação se voltou para os problemas da respiração, pois muitos infectados desenvolveram casos respiratórios mais graves da doença. Em casa, as plantas podem ajudar, pois são consideradas grandes aliadas na purificação e limpeza do ambiente, removendo toxinas e renovando a qualidade do ar. O Noticiar.net pesquisou e traz para você 10 plantas que purificam e limpam o ar e podem ser facilmente cultivadas nas residências ou locais de trabalho.

O professor de Ecologia do curso de Biologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos, Hipólito Ferreira Paulino Neto, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), informou que não existe uma espécie de planta campeã de purificação do ar, pois todas cumprem esta função purificante por causa da fotossíntese, processo que absorve gás carbônico e libera oxigênio.

Professor doutor Hipólito Neto destaca que todas as plantas têm ação purificante

Essa maior liberação de oxigênio ocorre, principalmente, nas plantas que possuem mais folhas e menor raiz ou caule. Hipólito destaca a importância das plantas nessa limpeza natural dos ambientes.

“Quanto mais plantas tiver em casa, melhor é o ar que respiramos, principalmente nessa época da pandemia. Essa renovação do ar é realizada durante a fotossíntese, que libera oxigênio e água, umidificando o local no tempo seco. Isso impacta diretamente na saúde das pessoas, pois o ar da casa e da família torna-se mais puro, mais oxigenado, menos poluído e mais úmido, melhorando a respiração”, explica o docente.

Confira abaixo a seleção de plantas para quem procura limpar e purificar o ar em casa (clique nas fotos para ler a legenda):

De acordo com o professor doutor, é indicado plantar árvores e plantas não só dentro de casa, mas também no jardim, no quintal e nas calçadas. “Em cidades menores como Passos, isso faz uma grande diferença. Encher a cidade de árvores absorve a poluição dos veículos e das queimadas, que também são comuns nessa época. Sem falar que influencia diretamente na temperatura das casas e na produção de sombras, que deixam o local mais fresco e arejado”, conta Hipólito, que possui um projeto de arborização para Passos com uso de plantas nativas da região, com espécies da Mata Atlântica e do Cerrado.

Além das plantas, o pesquisador lembra que há outra forma de renovar o ar do ambiente por meio das algas. Elas são organismos fotossintetizantes e também são consideradas fundamentais para manutenção da vida na terra, pois liberam grande quantidade de oxigênio na atmosfera. Você pode ter em casa algas no aquário, por exemplo.

“Muitas pessoas não sabem, mas já existem pesquisas científicas comprovando que as algas são o pulmão do mundo devido à grande liberação de oxigênio e água, tanto a alga de mar como de água doce. Elas são responsáveis por 98% da renovação do oxigênio”, informa Hipólito.

Aquário pode ter algas, que renovam o oxigênio do ambiente

Arquiteto Renato avalia que plantas dentro de casa trazem bem-estar

Ambientes

Outro profissional defensor das plantas como limpadoras do ar é o arquiteto Renato Piantino Padua. Para ele, as plantas cultivadas em casa têm papel importante nos ambientes externos e internos.

“Hoje em dia com a pandemia, espaços como quintais e jardins são importantes para o bem-estar das pessoas. Um simples vaso no quarto ou na sala, principalmente nos apartamentos, são importantíssimos, pois os moradores passam seu tempo cuidando das plantas e, em troca, elas fornecem um ar mais puro, tornando os ambientes mais leves e agradáveis”, avalia o arquiteto.

Queimadas

Nas últimas semanas, muito tem se discutido sobre o aumento no número de queimadas no Brasil. No Sul de Minas Gerais, onde se encontra o Parque da Serra da Canastra e outros lugares dentro do Cerrado e Mata Atlântica, a preocupação não é diferente. O professor doutor Hipólito Neto explica como esse processo de queima pode prejudicar e poluir diretamente o ar respirado pelos moradores próximos à essa prática considerada crime ambiental.

“Todas as plantas, especialmente as árvores de porte arbóreo, sequestram o carbono do ar para produzir açúcar e também o usam para constituição de seu corpo, ou seja, raiz, tronco e galhos. Madeira é basicamente carbono da atmosfera que faz parte do corpo das árvores. À medida que as árvores crescem, vão capturando gás carbônico (CO2) do ar, purificando-o, que via fotossíntese produzem açúcares, como a glicose por exemplo”.

Essa quebra da glicose gera energia para manutenção do metabolismo das plantas, enquanto o carbono passa a constituir o corpo delas. “Quando queimamos as plantas, principalmente árvores, liberamos de volta para atmosfera todo carbono que estava no corpo delas. Cidades com muitas árvores certamente têm ar mais puro e as plantas funcionam como filtro ecológico. Algo que sonho para Passos”, explica o docente.

As plantas eleitas pelo estudo da Nasa

As plantas são tão importantes para a renovação do ar no ambiente que até a agência espacial americana, a Nasa, patrocinou uma pesquisa ao longo de 15 anos para identificar quais delas seriam mais eficazes na filtragem da poluição.  O levantamento contribuiu para se encontrar alternativas de desintoxicar o ar nas estações espaciais, reduzindo absorção de gases tóxicos. Confira na Galeria abaixo mais algumas plantas eleitas pela Nasa para limpar o ar, além daquelas já divulgadas acima na reportagem (clique nas fotos para ler a legenda):

VEJA MAIS

Lockdown Inteligente

No lockdown inteligente, passense conta como está flexibilização na Holanda

VEJA MAIS

Pandemia em NY

Direto de NY, passense relata como vida mudou com o

novo coronavírus

VEJA MAIS

Mosaico picassiette

Especialista é uma das únicas artistas na região a desenvolver técnica

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2021  © Copyright Noticiar.net

Todos Direitos Reservados