Como a música pode ajudar em tempos de isolamento

Reportagem e edição: Keuly Vianney

WebDesign: Hanna Teixeira

11/07/2020

Se existe uma forte aliada nesse momento de isolamento social e quarentena no combate ao novo coronavírus, esta é a música. A sublime arte de se exprimir por meio dos sons deixa a pandemia mais leve, seja ouvindo suas músicas preferidas pelo fone de ouvido ou assistindo lives pelas redes sociais. Para falar sobre música, o Noticiar.net ouviu quem entende do assunto: Marcelo Esper, músico há 42 anos em Passos, no Sul de Minas.

Experiente, Marcelo toca piano e violão e sabe muito bem do poder positivo da música na vida das pessoas. Há mais de três décadas, ele se apresenta em cerimônias de casamento e foi regente de coral por 22 anos. Ele gravou um trecho de música ao piano especialmente para o Noticiar.net (veja vídeo ao lado).

Já é comprovado cientificamente que a música diverte, acalma e faz refletir, sendo excelente exercício para o corpo e a mente. Para Marcelo, a música tornou-se uma das principais companheiras para as pessoas nesta atual fase vivida no mundo, independente de faixa etária.

“Com certeza, a música traz conforto neste momento que estamos vivendo, pois ela proporciona um afastamento com a intenção de ver através de outra perspectiva e de que maneira podemos criar uma versão melhorada de nós mesmos, nos tornando capazes de colaborar com todos os outros seres e isso significa dizer que a música é inevitavelmente socializante”, diz Marcelo.

Redução do estresse, combate à ansiedade, melhora do humor e da produtividade no trabalho ou home office são apenas alguns dos benefícios da música, com comprovação científica, para quem está sentindo insegurança, medo, solidão durante a pandemia. Marcelo explica como alcançar realmente estes auxílios.

 

“A música se mostrou capaz de beneficiar todos os seres desde sempre, mas entendo que os seus benefícios só acontecem, verdadeiramente, quando ouvimos aquelas que nos trazem conforto e tranquilidade. Por isso, não acredito que exista um padrão musical mais adequado, afinal só alcançamos os benefícios da música quando há uma conexão verdadeira e isso só é possível quando ela carrega algum significado afetivo ou positivo para o ouvinte”.

Conforme Marcelo, o ato de ouvir música é um processo naturalmente relaxante, pois ela tem o poder de alterar o comportamento humano. Por isso, a forma como as pessoas se conectam com a música é muito pessoal e os efeitos podem ser mais ou menos duradouros, principalmente quando se procura o relaxamento em situações estressantes.

 

“Há uma pulsação no universo e senti-la depende de um desligamento temporário do espaço físico que julgamos dominar e, principalmente, de reconexão com o todo. É nessa mudança de perspectiva que se pode encontrar relaxamento, pois neste espaço abstrato não é necessário demonstrar o que temos ou o quão poderosos podemos ser”, afirma.

Por isso, o músico não acredita num modelo musical padrão que garanta o bem-estar das pessoas, já que cada um tem sua experiência de vida e gosto próprios.

“Isso acontece pelo fato de sermos únicos. Entretanto, sugiro que ouçam os compositores clássicos e suas inúmeras obras primas, MPB de qualidade como o genial Nando Reis, Harry Styles, U2, Deadcan dance e incluiria também os sons binaurais, técnica utilizada na gravação do álbum The final Cut , do Pink Floyd, que é uma boa pedida para os amantes do rock. Enfim, qualquer música que faça sentido interiormente é válida”, finaliza.

Que tal incluir mais música na sua vida a partir de agora? Veja na Galeria abaixo alguns benefícios da música reconhecidos em pesquisas nos últimos anos (clique nas fotos para ler a legenda).

Lives

Os músicos continuam fazendo lives para amenizar o isolamento social em 2020. Confira algumas das apresentações programadas para este sábado, domingo e segunda-feira no Youtube e outros canais.

 

#ZiriguidumEmCasa

A partir das 19h30 de hoje, o Festival #ZiriguidumEmCasa continua em sua 12ª edição com apresentação da banda Samuca e Selva. No domingo, está agendado o cantor Mateus VK às 17h. A programação completa você acessa no ziriguidum.com.

 

Bossa Nova

A cantora Paula Morelenbaum e o violoncelista Jaques Morelenbaum se apresentam hoje às 20h na série Lives pela Arte, promovida pelo Blue Note (@bluenotesp), com repertório que inclui músicas de Tom Jobim, como Águas de março e Luiza.

Roupa Nova

Com 40 anos na estrada, a banda Roupa Nova faz sua live hoje relembrando seus maiores sucessos a partir das 21h (@roupanova) com show presencial num drive-in no Rio de Janeiro.

 

Zizi Possi

Cantora e banda se apresentam a partir das 18h (@zizipossi) com a live Italianíssima, incluindo músicas como Per amore e Passione.

 

Dia do Rock

Na próxima segunda-feira, 13 de julho, é comemorado o Dia do Mundial do Rock, que não passará em branco mesmo com o distanciamento social devido ao novo coronavírus. Vai ter lives de vários roqueiros a partir deste domingo no Super Live Nerd Rock a partir das 18h (@omleteve), com presença já confirmada de Titãs, Sepultura, Angra, Matanza e Massacration. Já Planet Hemp e Raimundos se apresentam a partir das 20h na segunda-feira no Festival Planeta Brasil (@festivalplanetabrasil).

2019-2020  © Copyright Noticiar.net