A originalidade do

mosaico picassiette

Reportagem e fotos: Keuly Vianney    |  WebDesign: Hanna Teixeira   |  14/03/2020

Especialista em mosaicos, Cristiane Gasparoto é uma das únicas artistas na região de Passos a desenvolver trabalhos com a técnica do picassiette, que produz obras a partir de pedaços de louças. Ela cria peças originais e de beleza única, com relevos, texturas e uma combinação de desenhos de harmonia perfeita.

Atualmente, Cristiane pode fazer todo tipo de mosaico com a técnica francesa do picassiette. Quadros, mandalas, cubas, detalhes de decoração para interior e exteriores, como em mesas, no hall de entradas, placas, totens, paredes e até em calçadas. Conforme ela, uma arte que cabe em qualquer lugar e espaço.

“No meu conceito como artista, considero que minha arte é contemporânea, que reinventa e reutiliza. Gosto de trabalhar com várias peças, de louças delicadas à madeira de demolição”, explica a artista.

Para dar vida às suas criações, no entanto, Cristiane garimpa matéria-prima em lojas de decoração. No ateliê, há uma infinidade de louças e porcelanas, desde xícaras coloridas até pratos e travessas estampadas, as quais se transformam em pura obra de arte (veja Galeria abaixo; clique na foto para ler a legenda). O tempo de produção varia de uma semana até meses, dependendo da complexidade da peça. 

A artista só atingiu esse nível depois de muita pesquisa e estudo sobre o picassiette. Com uma ferramenta específica e muito domínio, ela corta as peças que se encaixam para montar o trabalho artístico, como manda a técnica do picassiette. “Estudei muito para aperfeiçoar os cortes, assim como fiz cursos sobre luz e sombra e de pintura de rosto, que também faço no mosaico”, conta.

Como o mosaico faz o encaixe e incrusta peças variadas, Cristiane avalia que realiza um tipo de patchwork ao combinar cores, estampas e tamanhos variados. No mosaico há 13 anos, ela se apaixonou pelo estilo depois de visitar a Maison Picassiette, em Chartres, na França. Como já tinha formação e pós-graduação em Artes, foi um passo para se estabelecer nos mosaicos.

Natural de Maringá (PR), desde criança está ligada às artes, pois vem de uma família de artistas. Começou cedo com a pintura, principalmente no acadêmico e abstrato, mas também fez um pouco de artesanato. Ao se dedicar aos mosaicos, desenvolveu vários trabalhos e tem em casa um bom acervo de suas obras, incluindo quadros de uma santa jovem e releituras singulares de Frida Kahlo, a qual admira pela sua personalidade forte.

Em Passos, realizou vários projetos sociais, trabalhando gratuitamente para levar sua arte mais perto da população. Seus dois trabalhos mais conhecidos são o mosaico na rodoviária e o cortejo dionísico na calçada do Teatro Rotary. Veja estes trabalhos no Roteiro da Street Art em Passos.

VAI LÁ:

Atelier Cristiane Gasparoto, em Passos (MG). Aceita encomendas e tem peças de pronta-entrega. Whatsapp: (35) 99125-6288. Facebook: Cristiane Gasparoto / Instagram: @cristianegasparotomosaicos

VEJA MAIS

Roteiro da street art

Confira um roteiro de lugares em Passos onde há obras de street art ou arte urbana

VEJA MAIS

#organico e #sustentável

Algumas pessoas já pensam no meio ambiente e produzem de modo  mais consciente

VEJA MAIS

Saboaria artesanal

Os sabonetes artesanais têm conquistado um público fiel em Passos

VEJA MAIS

Siga-nos!

facebook-logo-button.png
instagram.png

2019-2020  © Copyright Noticiar.net