2019  © Copyright Noticiar.net

Cérebro em ação

Reportagem e edição: Keuly Vianney

Arte: Hanna Teixeira

10/09/2019

Estimular atividades cerebrais é uma forma de manter a mente sempre ativa e prevenir doenças

Se existe um órgão que está sempre em ação, este é o cérebro. Funciona 24 horas/dia, sendo considerado uma fábrica de idéias e pensamentos que pululam a todo instante e à velocidade da luz.  

Com os avanços científicos e tecnológicos, deu-se a devida importância a este órgão. Afinal, ali está o centro do pensamento, da memória, do aprendizado, da inteligência, da emoção e o controle de vários processos orgânicos. 

Todo esse sistema cerebral é complexo e virou alvo de notórios estudiosos que pesquisaram suas diversas instâncias psíquicas. Dentre eles, Sigmund Freud (1856-1939), pai da psicanálise e descobridor do inconsciente, e Carl Gustav Jung (1875-1961), criador da psicologia analítica e dos conceitos de arquétipo e do inconsciente coletivo. 

Nos séculos 20 e 21, toda essa complexidade vem sendo comprovada com a neurociência, a física quântica e os estudos relativos à energia emitida pelo pensamento e o poder da mente. Nas últimas décadas, pesquisas sobre a inteligência artificial vivem grande avanço. 

Plasticidade

O grande problema é como aproveitar todo esse potencial, num mundo em que a rapidez das informações e o elevado número de escolhas levam a uma perda  considerável do que o cérebro humano seja realmente capaz de fazer.

Mas, estimulando corretamente o cérebro, pode-se obter bem-estar mental e físico, além de prevenir doenças que estão se tornando cada vez mais comuns no mundo moderno, como estresse, depressão e as demências.

Em Passos, você encontra trabalhos sérios que ajudam na plasticidade do cérebro, a qual é responsável pelo aprendizado constante, criação de novos hábitos e habilidades saudáveis em qualquer faixa etária.

Superação

Para a fonoaudióloga Joane Mara Maia Conte, o cérebro vai além do conjunto de órgãos que compõem o ser humano. “A neurociência se desenvolveu muito nos últimos anos e muitas pessoas imersas na tecnologia não percebem a importância do cérebro em suas vidas. É necessário estimular o cérebro sem limites e em qualquer idade”, diz.

Ela destaca que há três critérios para manter o cérebro sempre saudável: novidade, variedade e o grau de desafio crescente e constante. Desde julho de 2017, ela é a diretora em Passos do Supera – Ginástica para o cérebro, que possui método potencializador de habilidades para ampliar a criatividade, foco e concentração, tirando a pessoa da zona de conforto. 

Conforme Joane, a metodologia é baseada na neurociência e nos processos de aprendizagem e educação, trabalhando as competências cognitivas, socioemocionais e éticas (ouça áudio com dicas ao lado). A franquia existe há 13 anos, com sede em São José dos Campos (SP) e 400 unidades espalhadas no Brasil.

Joane Conte - O Cérebro
00:00 / 00:00

 

Ferramentas

“Nosso método previne doenças específicas e atua como parte essencial no tratamento de doenças neurofuncionais, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), depressão, ansiedade e estresse, e nas neurodegenerativas, como demências e mal de Alzheimer e de Parkinson”, conta.

O Supera se baliza em seis ferramentas (veja na Galeria abaixo e clique na foto para ler a legenda). “A estimulação cognitiva já é preconizada como item básico de saúde pública para garantir qualidade de vida e envelhecimento saudável”, afirma Joane, lembrando que Passos superou o recorde nacional de matrículas no primeiro mês de inauguração da franquia na cidade.

“Era uma demanda reprimida e uma carência de incentivos para estimulação do cérebro em todas as idades. Hoje, o perfil dos nossos alunos é 65% acima dos 60 anos, 30% infantil e 5% de adolescentes e adultos. Mas a busca deve ser em qualquer idade e em todo momento da vida”, frisa a diretora.

Método japonês dá autonomia de aprendizagem

Trabalhando há mais de 10 anos em Passos com o Kumon, método global japonês que melhora aprendizado de crianças e adultos, a orientadora Lilian Samoto afirma que o estudo funciona como alimento para o cérebro, mas atualmente muitos alunos têm preguiça de pensar.  

“O mundo está muito imediatista e muitos pais procuram o Kumon para tirar as crianças do celular. Posso dizer que 99% das crianças que chegam aqui têm problemas com a base da matemática, como a tabuada”, informa.  

Além da dificuldade escolar, outros apresentam falta de concentração e aprendizagem lenta. Na unidade de Passos, ela atende cerca de 200 alunos de variadas faixas etárias nas disciplinas de matemática, português e inglês. Crianças e adolescentes são maioria.

Reprodução Material Kumon

Com método próprio, o Kumon usa material didático autoinstrutivo e o aluno desenvolve habilidades que o auxiliam na resolução dos problemas (confira arte ao lado). “Todo mundo tem potencial para trabalhar o cérebro, mas alguns precisam de incentivo. E o Kumon incentiva a pessoa pensar por si mesma para que busque respostas em vários aspectos da vida e não apenas nas disciplinas”, explica Lilian.

O curso tem duração mínima de 1 ano, com duas aulas semanais. Os professores ensinam o método de forma individualizada, respeitando o ritmo de cada pessoa. Exercícios são feitos em casa e o grau de dificuldade aumenta conforme andamento do aprendizado.

“O Kumon ajuda muito na concentração e autoconfiança. Sempre falamos para nossos alunos que eles devem acreditar em sua capacidade de raciocínio. Tive uma aluna de 70 anos com estudo primário que conseguiu chegar nas expressões numéricas mais complexas usando somente nosso método”, conta Lilian.

Criado pelo japonês Toru Kumon em 1958 para ajudar o filho na escola, o método está presente em 50 países, com mais de 4 milhões de alunos atendidos. No Brasil, está há mais de 40 anos (veja vídeo abaixo).

Brinquedos para estimular o cérebro

Se você quer estimular seu cérebro, a diversão pode ser uma boa aposta. Em Passos, existe uma loja que trabalha exclusivamente com brinquedos, livros e material pedagógico que estimulam habilidades cerebrais em todas as idades: a Big Cérebro.

Os proprietários, a fisioterapeuta Natália Martins Perpétuo e o marido, o médico Cleuber Barbosa de Oliveira, pensaram num espaço que unisse o lúdico e o desenvolvimento cognitivo.

“Nosso objetivo é ajudar a desenvolver a inteligência de crianças e jovens para que tenham um futuro promissor e de sucesso, tornando-os adultos diferenciados e melhor preparados para a vida”, diz Natalia.

 

A Big Cérebro nasceu online em 2017, mas há 8 meses eles abriram o estabelecimento físico no centro de Passos. Hoje, atendem todo Brasil pela internet. No estoque, são cerca de 1.100 tipos de brinquedos diferentes escolhidos criteriosamente para estimular o desenvolvimento neurológico, psíquico, motor, social e religioso (veja na Galeria acima brinquedos selecionados para a reportagem; clique na foto para ler a legenda).

Conforme Natália, os produtos da loja estimulam as seguintes capacidades: raciocínio lógico, coordenação motora, atenção, concentração, memória, desenvolvimento cognitivo e afetivo, criatividade, imaginação, percepção visual, emoções, alfabetização e habilidades sociais.

“O diferencial não está no brinquedo em si, mas como é utilizado. Num jogo de tabuleiro, por exemplo, você usa raciocínio lógico, mas também estimula a socialização, a disciplina, o respeito e melhora vários aspectos que vão além do objetivo inicial proposto pelo brinquedo”, explica Natália. “Assim, há benefícios para a vida, como na resolução de problemas de ordem emocional, em situação de estresse e nas questões éticas”.

SERVIÇO

 

Supera Passos – Ginástica para o Cérebro. Avenida Arouca, 90. Passos (MG). Fone (35) 3522-6602 / whatsapp: 98401-2057. www.metodosupera.com.br. Facebook: Supera Passos. Instagram: @superapassos

 

Kumon Passos. Rua Três Corações, 670. Passos (MG). Funciona segunda, terça, quinta e sexta-feira a partir das 8h. Fone: (35) 3522-4224 / whatsapp: 99861-6473. www.kumon.com.br. Facebook: Kumon Passos. Instagram: @kumonpassos  

 

Big Cérebro. Rua Etiópia, 359. Passos (MG). Funciona das 8h às 18h. Fones: (35) 3413-0203 / whatsapp: 98851-9993. www.bigcerebro.com.br. Facebook: bigcerebro. Instagram: @bigcerebro

Restauração

Criminalidade

Jerônimo Netto

Profissionais afirmam que muitas famílias mineiras estão restaurando peças antigas

Os 125 anos de nascimento do pintor trazem à tona sua importância artística e cultural

Pela primeira vez, é produzido um Mapa Virtual da Criminalidade em Passos