ESPECIAIS
Biscuit: arte da
porcelana fria
Reportagem e fotos: Keuly Vianney
WebDesign: Hanna Teixeira
27/02/2020
O biscuit é um tipo de arte muito popular. Mas, é preciso técnica para modelar as delicadas peças trabalhadas na massa que é um tipo de porcelana fria, mas resistente. Em Passos, poucas artesãs produzem em biscuit, mas elas mantêm boa produção para venda e participação em eventos e feiras que valorizam essa expressão artística manual e muito artesanal.
A artesã Raquel Pereira de Paula Oliveira é uma das poucas que trabalha com biscuit em Passos. Há mais de 10 anos, ela descobriu a arte, especializando-se na produção de peças de vários temas e tamanhos, imprimindo um estilo próprio em suas produções.
“O biscuit nada mais é que uma porcelana fria que você modela artisticamente como quiser. É uma arte muito artesanal, feita totalmente à mão, da modelagem à pintura final”, explica a artesã.
No início, fazia sua própria massa de biscuit. Hoje, ela tem seu próprio ateliê, onde faz toda sua produção e ainda dá aulas para aprendizes do biscuit. “É uma arte para todos os públicos e que cabe em todos os ambientes, sendo peça de decoração em escritórios, na cozinha, consultórios e também em eventos”, garante Raquel.
Ela se especializou na produção de biscuits colecionáveis, como os bonequinhos e topinhos de vários tamanhos, e peças utilitárias para cozinha (veja Galeria abaixo; clique na foto para ler a legenda).
Raquel tem uma boa produção dos biscuits, pois hoje utiliza massa pré-fabricada, o que agiliza o tempo e o trabalho. Em média, as peças demoram de três dias a uma semana para ficarem prontas, pois o biscuit depende dos fatores clima, tamanho e acabamento. A pintura final mostra todo talento da artista com o biscuit.
Artesã Raquel com suas peças em biscuit, incluindo uma grande Minie de 30cm de altura
Alguns dos biscuits colecionáveis modeladas por Raquel: personagens de desenho animado, de televisão e cinema, como Harry Potter, Goku e Mario Bros
Personagens da famosa Turma do Chaves em biscuit produzidos por Raquel ao longo do tempo (tem até a Dona Florinda); ao fundo, ela fez um Chaves gigante de cerca de 30cm de altura
Peças de biscuit para cozinha, como porta-temperos, potes, porta-chaves, porta-papel toalha, etc
Alguns dos biscuits colecionáveis modeladas por Raquel: personagens de desenho animado, de televisão e cinema, como Harry Potter, Goku e Mario Bros
“As peças maiores demoram mais tempo para secar, mas os detalhes do acabamento também interferem na finalização”, conta Raquel. “O biscuit é uma arte muito manual. Dá trabalho para fazer, mas faço com carinho. Me identifiquei com o biscuit, mas falta valorização, porque muitas pessoas não entendem que é arte”, completa.
Para chegar nesse nível de conhecimento do biscuit, Raquel já fez vários cursos em São Paulo e Minas Gerais. Hoje, é convidada para participar de grandes eventos e feiras de artesanato, onde mostra e vende sua arte para pessoas de várias partes do país.
Biscuit e cabaça
Outra artesã em Passos que trabalha com biscuit é Vânia Lúcia Crispim. Nos últimos anos, ela se especializou na produção de imagens de santos e ficou famosa nas feiras de artesanato com seus biscuits de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, só para citar algumas criações da artista.
Depois de enfrentar um período difícil de estresse, ela encontrou na arte um novo rumo na vida ao começar a produzir o biscuit há 12 anos. Nos estudos iniciais da técnica artesanal, produzia a própria massa, mas atualmente já compra a pré-fabricada.
Até a peça ficar pronta, demora de três dias a uma semana. “O biscuit tem o processo de secar a massa, que demanda tempo. Mas a modelagem é toda manual e artesanal, assim como a finalização para pintar as características de cada peça, como olhos e sobrancelha, e outros detalhes”, explica.
No começo, ela fazia peças utilitárias e de decoração, mas há 4 anos especializou-se na produção das imagens em biscuit. Os primeiros santos a serem modelados foram Santa Rita de Cássia, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, os quais ainda hoje são os mais vendidos (veja Galeria abaixo; clique na foto para ler a legenda).
As imagens de santos em biscuit mais vendidas: Santa Terezinha, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida e duas peças diferentes de São Francisco de Assis, um feito com biscuit e cabaça e o último só em biscuit
Outras imagens de santos produzidas por Vânia: Santo Agostinho, São Cristovão, Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019 pelo Papa Francisco, São Judas e Padre Donizete
Santas em biscuit modeladas pela artesã Vânia: Santa Bárbara, Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia
As imagens de santos em biscuit mais vendidas: Santa Terezinha, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida e duas peças diferentes de São Francisco de Assis, um feito com biscuit e cabaça e o último só em biscuit
“São Francisco de Assis é o campeão de vendas. As pessoas são muito devotas dele, mas já fiz outros santos para atender encomendas, como a Santa Dulce dos Pobres e o Padre Vitor”, conta.
Ao evoluir no trabalho, Vânia juntou ao biscuit uma matéria-prima natural, a cabaça, elaborando peças originais e coloridas de variadas temáticas. “A cabaça foi novidade na minha produção artística. O nosso artesanato é muito valorizado, principalmente pelos turistas. A arte deu um novo sentido à minha vida, foi um remédio”, afirma Vânia, que ministra aulas de biscuit voluntariamente na Cantina Dona Bernadete, em Passos.
VAI LÁ:
Raquel D’ Paula Ateliê, em Passos (MG). Rua Sardinha, 83, bairro Vila Rica. Funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Oferece cursos, aceita encomenda e tem pronta-entrega de produtos. Telefone: (35) 3526-9172 / Whatsapp: (35) 98441-6198. Facebook: Raquel D’Paula / Instagram: @raquel_dpaula
Vip Artesanato: artesã Vãnia Crispim, em Passos (MG). Avenida dos Expedicionários, 1245, centro. Tem pronta-entrega e aceita encomenda de peças. Whatsapp: (35) 99164-4270. Facebook: Vip Artesanato em Biscuit / Instagram: @vanialuciacrispim
ANUNCIO